Para comemorar o Halloween (31 de outubro), festividade celebrada com “pompa e circunstância” aqui no Reino Unido, selecionamos 10 lugares assombrados na Grã-Bretanha, com muitas lendas e histórias folclóricas relacionadas com monstros, bruxas, fantasmas e vampiros. Eles estão por toda parte: em vilarejos, cidades costeiras, montanhas geladas e até mesmo no centro de cidades grandes como Londres e Liverpool. Prepare a mochila, a lanterna e todos os apetrechos para caçar bruxas e enfrentar fantasmas durante o Halloween.

 

1. London Dungeon

elondres-TheLondonDungeons
O London Dungeon é um museu dos horrores, localizado em South Bank, bem na frente da London Eye. Lá você poder ter experiências arrepiantes, como passear à luz de velas na escuridão de uma masmorra ou ser perseguido em um labirinto pelo Jack, o Estripador. Para além de ouvir histórias de bruxas, assassinos e crimes hediondos.
Saiba mais aqui: www.thedungeons.com/london/en

 

2. Caminhada por Tenby (País de Gales)

elondres-Tenby

No sudoeste do País de Gales está a cidade costeira de Tenby. Lá, histórias envoltas em mitos e uma pitada de humor atraem turistas para uma caminhada de 90 minutos pela cidade. Durante o passeio guiado, você vai ouvir relatos de pubs assombrados e fantasmas que habitam as ruelas. A caminhada passa também na orla do mar, de onde se tem uma bela vista! A cidade fica a aproximadamente duas horas de distância de Cardiff. Você pode ir de carro ou de trem.
Saiba mais aqui: www.guidedtourswales.co.uk

 

3. Castelo de Glamis (Escócia)

elondres-Glamis-Castle
O Castelo de Glamis fica na cidade de Angus, na Escócia, e foi lá que a Lady Elizabeth Bowes-Lyon, conhecida como Rainha Mãe, passou sua infância. A cidade nutri a fama do castelo de ser amaldiçoado, depois que um cálice ancestral foi retirado de lá. Conta a lenda que o fantasma de um jovem criado permanece escondido no quarto da rainha e que o terreno é assombrado pelo fantasma de uma mulher mutilada. E tem mais: o fantasma do conde de Crawford desafia o diabo em um cômodo secreto do castelo. Se quer conferir tudo isto de perto, vá até Glamis, que fica a 90 minutos de carro tanto de Edimburgo como de Glasgow. A partir da estação de Dundee poderá chegar ao castelo de táxi (meia hora).
Saiba mais aqui: www.glamis-castle.co.uk

 

 

4. Presídio Crumlin Road (Irlanda do Norte)

elondres-Crumlin-Road-Gaol

Em 1996, a cadeia Crumlin Road foi fechada, após 151 anos funcionando na cidade de Belfast (Irlanda do Norte). Depois de ter passado por uma restauração, a prisão é hoje uma atração turística, onde é possível visitar a cela dos condenados à morte e atravessar o túnel que liga a cadeia ao tribunal. Existe também a excursão paranormal com direito a equipamentos e tudo mais.
Saiba mais aqui: www.crumlinroadgaol.com

 

5. Bruxas de Pendle Hill (Inglaterra)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

No norte da Inglaterra, mais precisamente em Lancashire, está um vilarejo rural chamado Pendle Hill. Ali aconteceram caças às bruxas em 1612, onde pessoas ligadas a bruxaria foram enforcadas. Os moradores dali dizem que este lugar é assombrado e que não se deve caminhar pela montanha depois que o sol se põe. Pendle Hill fica perto de Manchester, a distância de uma hora de carro, sendo que o acesso via transporte público não é fácil.
Saiba mais aqui: www.pendlewitchexperience.com

 

 

6. Assombrações de Whitby (Inglaterra)

elondres-WhitbyGothic

Para os fãs do Conde Drácula, a cidade de Whitby, em Yorkshire, era onde morava Bram Stoker, criador do famoso vampiro. As excursões noturnas passam pelos mesmos becos e ruas que aparecem nas histórias do Drácula. O próprio guia se veste a caráter para que tudo fique mais emocionante. Mas existe também uma excursão exclusiva sobre o conde Drácula, para os fãs mais fervorosos. A cidade de Whitby fica a 20 minutos de carro de York. Se preferir ir de ônibus, a viagem é um pouco mais comprida, cerca de 90 minutos.
Saiba mais aqui: www.whitbywalks.co.uk

 

7.  Hope Street (em Liverpool)

elondres-the-hope-street

Hope Street fica bem no centro de Liverpool e ali ficam as casas onde morou John Lennon (dos Beatles) e onde o irmão de Hitler se escondeu, para além de histórias relacionadas com a peste negra e fantasmas. A caminhada dura 75 minutos e termina bem no cemitério da catedral anglicana gótica. A partir de Londres, você chega de carro em Liverpool em quatro horas, ou poderá pegar um trem na estação London Euston e chegar lá em duas horas.
Saiba mais aqui: www.shiverpool.co.uk/our-tours/hope-st-shivers.aspx

 

8. Passeio assombrado em York (Yorkshire)

elondres-the-york-ghost-walk

Histórias do Conde sem Cabeça e da Grey Lady (uma freira que foi enterrada viva) são algumas das histórias assustadoras contadas ao longo deste passeio de 75 minutos, por York. Passando pelas ruelas e galerias antigas,você também aproveita para conhecer a cidade de uma forma diferente. Dizem que durante o passeio também costumam acontecer encenações de surpresa. A cidade de York fica à 4 horas de carro de Londres ou poderá pegar um trem, a partir da estação Kings Cross, numa viagem que dura cerca de duas horas.
Saiba mais: www.ghostwalkyork.co.uk

 

9. The Falstaff Experience (Stratford-upon-Avon)

elondres-shakespeare

Conhecida por ser a terra natal de Shakespeare, Stratford-upon-Avon (Inglaterra) tem uma casa mal-assombrada do século XIV. Lá você poderá vivenciar a “Falstaff Experience”, por ter sido o lar de William Rogers, no qual Shakespeare se baseou para criar o personagem Falstaff. Nesta casa existem 40 fantasmas e a visita pode ser feita com lanternas durante o dia, ou em sessões paranormais à noite. Indo de carro de Londres ou de trem a partir da estação London Marylebone, você chega em Stratford-upon-Avon em duas horas.
Saiba mais aqui: www.falstaffexperience.co.uk
10. Excursão em Sheffield (Inglaterra)

elondres-sheffield

Em Sheffield as excursões acontecem às 19h30 e as temáticas variam consoante o dia da semana. De segunda-feira o passeio é sobre histórias clássicas de fantasmas. De quarta-feira é o dia mais assustador e de quinta-feira é uma msitura de contos de fantasmas e histórias assustadoras. Tudo isto caminhando através do Campo Lane. Para chegar em Sheffield poderá ir de trem, a partir da estação London St Pancras e chegar lá em três horas.
Saiba mais aqui: www.steelcityghosttours.co.uk

 

Saiba também como é a Bonfire Night em Londres.