A Embaixada do Brasil em Londres, em parceria com a Rich Mix, vai apresentar uma seleção de 4 filmes brasileiros, neste fim de semana e no próximo. As sessões são gratuitas, por fazerem parte do programa do Festival de Cultura Brasileira  “JOGA BOLA”, que vai acontecer no Rich Mix.

Sábado, 5 de julho, às 12h00
Filme “Estômago”, dirigido por Marcos Jorge

Descrita como uma “fábula para adultos, sobre poder, sexo e culinária”, esta é a história da ascensão e queda de Raimundo Nonato, um cozinheiro com talentos muito especiais. O filme aborda dois temas principais: comida e poder, em que a comida é uma forma de conseguir poder. A trama foi filmada em Curitiba e São Paulo e venceu quatro prémios no Festival de Filmes do Rio de Janeiro.

Domingo, 6 de julho, às 12h00
Filme “O Mistério do Samba”, dirigido por Carolina Jabor e Lula Buarque de Hollanda

Este documentário mostra o dia-a-dia de alguns membros da Velha Guarda da Portela, o lendário grupo de músicos de escola de samba que detém o recorde de maior número de títulos conquistados no carnaval do Rio de Janeiro. A cantora e compositora brasileira Marisa Monte entrevista muitos desses músicos e interpreta músicas da Velha Guarda, algumas das quais nunca foram gravadas.  Paulinho da Viola e Zeca Pagadinha também aparecem no filme.

Sábado, dia 12 de julho, às 12h00
Filme “Ginga”,
dirigido por Hank Levine, Marcelo Machado e Tocha Alves

O documentário foca na questão do Brasil ser um  dos países mais fortes no futebol, devido à sua “ginga” única de ritmos e movimentos. Produzido por Fernando Meitelles (“Cidade de Deus”, “O fiel jardineiro”) e dirigido por três talentosos jovens cineastas, “Ginga” conta a história de sete jogadores com diferentes origens sociais e culturais, de onde saem os melhores jogadores de futebol do mundo.

Domingo, 13 de julho, às 12h00
Filme “1958 – O ano em que o mundo descobriu o Brasil”, dirigido por José Carlos Asbeg
Sessão de perguntas e respostas após a exibição do filme.
No dia 29 de junho de 1958, o  Brasil venceu a seleção da Suécia por 5-2 e conquistou a primeira Taça na Copa do Mundo de Futebol. A vitória ajudou o mundo a conhecer a seleção de Pelé, Garrincha e Didi e o título foi um marco importante para a nação brasileira. O filme faz uma homenagem às grandes personalidades do mundo do futebol.

Veja aqui mais informações.