Você, que já mora em Londres há um tempo, está cansado de saber que as atrações tradicionais da cidade são mesmo imperdíveis. Mesmo cercadas de turistas de todo canto do mundo, atrações como o Parlamento, o Palácio de Buckingham, a Trafalgar Square, o Hyde Park, a Torre de Londres e tantas outras, nunca perdem seu fascínio e você sempre terá prazer em visitar de novo.

Agora é hora de descobrir tesouros que Londres esconde do turista apressado que só tem poucos dias para a visita. Muitas atrações da cidade são reservadas só para os privilegiados que têm mais tempo para descobrir seus segredos. Então, aceite o meu convite: venha descobrir alguns pontos turísticos de Londres que ficam fora da rota do turismo de massa!

Hampstead Hill Garden e Pérgola, em Hampstead Heath

Hampstead Heath é uma das áreas com o metro quadrado mais caro de Londres. Os escritores Charles Dickens, Agatha Christie e George Orwell moraram nessa bela região, onde você pode caminhar pelo parque, apreciar uma bela vista da cidade, nadar nos lagos e tomar uma pint nos pubs frequentados pelos locais, longe dos turistas.

Procure os jardins e a pérgola no lado oeste do parque, com a passagem elevada cercada de plantas que pendem das colunas. O industrial e político inglês Lord Leverhulme construiu o lugar no começo do séc. XX, para ser cenário de suas festas extravagantes. De acordo com a revista TimeOut: “Uma pequena janela para o mundo dos super ricos da era eduardiana”. A região fica no distrito de Camden. Para chegar lá, pegue a Northern Line e desça na estação Hampstead.

Kew Gardens, o jardim botânico real

Os magníficos jardins se espalham por uma área de 300 acres e abrigam 30.000 espécies de plantas. A realeza não economiza em beleza e exuberância em seu jardim botânico! O lugar oferece inúmeras atrações para crianças — como aquário, casa na árvore, pontes de corda — e também para adultos — como as duas galerias permanentes de arte botânica. A Temperate House, a gigantesca estufa de vidro vitoriana, está fechada para renovação até 2018. O jardim botânico está na zona 3. É possível chegar lá pela District Line ou London Overground, ou por trens saindo de Waterloo. Evite ir de carro, pois não é fácil estacionar na região.

Visita ao interior do Parlamento

Você nunca se cansa de admirar o Palácio de Westminster por fora, não é? Talvez você já tenha feito o tour para visitar o magnífico palácio também por dentro, mas sabia que é possível assistir a um debate entre os parlamentares na Câmara dos Comuns? E de graça! Para as sessões de quarta-feira, quando o Primeiro Ministro é questionado, os ingressos são exclusivamente para residentes. Então, tenha paciência para esperar na fila da entrada da Cromwell Green pois, se sobrarem lugares, você pode entrar. Para as outras sessões, não é preciso ingresso.

Highgate Cemetery

Entre os pontos turísticos de Londres que ficam fora do circuito tradicional, esse cemitério é impressionante. Não espere por um funeral para admirar as tumbas vitorianas e apresentar seus respeitos aos que se foram. Você pode percorrer livremente o lado leste, onde se encontram os memoriais de Karl Marx, da romancista George Eliot (pseudônimo de Mary Ann Evans) e do escritor e comediante britânicoDouglas Adams. Já o lado oeste, o mais característico da era vitoriana, só é acessível por tour organizado e agendado com antecedência. As passagens sombrias escondem catacumbas e grandes tumbas vitorianas, além do túmulo do cientista Michael Faraday e do dissidente russo Alexander Litvinenko. O cemitério fica em Swain’s Lane, metrô Archway, Northern Line.

Pub in the loo

Que tal tomar uma pint em um autêntico banheiro público da era vitoriana transformado em pub? Os antigos WC públicos de Londres, fechados há anos, estão sendo restaurados e transformados em charmosos pubs e restaurantes, disputados pela galera londrina. Antes de entrar correndo no WC e descer as escadas já desabotoando as calças, preste atenção: o WC da placa pode significar Wine & Charcuterie!

Tour Jack the Ripper

Gosta de histórias de mistério? Siga os passos de Jack, o Estripador, o assassino londrino mais famoso da história e que nunca foi descoberto pela polícia. Imagine uma pobre mulher percorrendo as ruas sombrias do East End, sob a luz difusa dos lampiões nas noites de fog, sem saber que Jack espreitava na próxima esquina. Sinistro! Faça esse arrepiante tour pelo território do assassino, conheça os lugares dos assassinatos e o pub onde suas vítimas costumavam beber. E não precisa ter medo: no final do tour, o guia te acompanha até a estação do metrô!  O passeio sai toda noite, às 7h30, de frente da estação Tower Hill.

Espero que você tenha apreciado as sugestões de pontos turísticos incomuns de Londres. Visite todos e deixe seus comentários sobre o que mais gostou!