7 personalidades inglesas que você tem que conhecer

O Reino Unido é berço de muitas das maiores personalidades da história da humanidade. Aqui nasceram alguns dos nomes de maior destaque nos mais variados campos do conhecimento humano, como a ciência, a política, a literatura, a música e muitos outros. Neste post, queremos convidar você a conhecer algumas das personalidades inglesas que deixaram seus nomes gravados na história deste fascinante país.

Winston Churchill

Anos atrás, a rede de televisão britânica BBC fez uma pesquisa pública para eleger os 100 maiores britânicos de todos os tempos. Sabe quem ficou em primeiro lugar? Sir Winston Churchill. Como jovem correspondente de guerra, ele foi feito prisioneiro na África do Sul, escapou da prisão e voltou à Inglaterra, onde iniciou sua brilhante carreira política que durou 60 anos. Foi duas vezes primeiro ministro e esteve à frente do governo durante as duas grandes guerras mundiais. Não fosse pela atuação dele na Segunda Guerra Mundial, a história ocidental seria bem diferente hoje. Veja a estátua de Churchill inaugurada pela rainha Elizabeth II, em 1955, na Parliament Square, perto da Abadia de Westminster.

Vitória e Alberto

O reinado da rainha Vitória tinha sido, até agora, o mais longo da história da Inglaterra, com 63 anos e 216 dias, mas a atual rainha Elizabeth II acaba de bater o recorde no dia 9 de setembro de 2015. A jovem rainha Vitória, coroada aos 18 anos casou-se com o primo Alberto de Saxe-Coburgo, com quem teve nove filhos. Ele morreu jovem, ela se vestiu de luto para o resto da vida. Ela não teve grande participação política, mas reinou durante o apogeu do Império Britânico até sua morte em 1901. Seu reinado é conhecido como a “era vitoriana”, uma época fascinante da história da Inglaterra. Veja o impressionanteVictoria Memorial, em frente ao Palácio de Buckingham, e o belíssimo Albert Memorial em Kensington Gardens, no Hyde Park, encomendado por ela para homenagear o amado.

Stephen Hawking

Entre as personalidades inglesas da atualidade, o brilhante físico, cosmólogo e matemático inglês, nascido em Oxford, em 1942, se destaca como um dos maiores cientistas de todos os tempos. Vítima de Esclerose Lateral Amiotrópica (ELA), ele continua usando seu cérebro brilhante, aprisionado em um corpo totalmente paralisado, para brindar o mundo com seus conhecimentos e estudos. Ele se comunica com o movimento dos olhos! Veja sua estátua de cera no Museu Madame Tussaud e assista o filme “A teoria de tudo” para saber mais sobre essa mente brilhante.

William Shakespeare

O autor de “Romeu e Julieta”, “Hamlet” e tantas outras obras consagradas, é considerado o maior dramaturgo de todos os tempos. Shakespeare introduziu mais de 3 mil novas palavras na língua inglesa com sua poesia e peças de teatro. Você, certamente, usa muitas palavras inglesas criadas por ele e não sabe disso. Na margem sul do Rio Tâmisa, há uma réplica perfeita do Globe Theatre, onde o escritor e sua trupe encenavam suas peças, e que tem hoje uma programação toda voltada para o grande escritor inglês. Reserve as entradas para o belo teatro elisabetano e aprecie uma peça de Shakespeare!

Os Beatles

Este quarteto dispensa apresentações, não é? Os rapazes de Liverpool chegaram a Londres em 1960, ainda desconhecidos, e de lá partiram para revolucionar a história do rock-and-roll e se tornarem umas das personalidades inglesas mais conhecidas no mundo. Convide seus amigos e vá até a faixa de pedestres da Abbey Road para reproduzir aquela famosa foto da capa do álbum “Abbey Road”.

Almirante Nelson

Se você conhece Londres, certamente já conhece Nelson. Se ainda não foi a Londres, vá até a Trafalgar Square quando chegar à cidade e olhe para o alto. Lá está ele, no topo da coluna de granito de 52 metros de altura. Preste atenção que a estátua não tem o braço direito. O herói das Guerras Napoleônicas perdeu o braço na batalha de Tenerife, mas continuou sua brilhante carreira na marinha britânica até ser morto ao enfrentar os franceses e espanhóis na batalha de Trafalgar, que hoje dá nome à praça onde fica a impressionante coluna de Nelson.

Jack, o estripador

Só para ninguém dizer que só citamos os heróis, vamos falar de uma personalidade inglesa tristemente famosa. Jack, o estripador, foi um serial killer que pode ter sido o assassino de, pelo menos, onze prostitutas londrinas. Esfaqueava as vítimas e retirava órgãos internos, daí o apelido de estripador. Obviamente, você não vai encontrar nenhuma estátua de “Jack the ripper” em Londres, mesmo porque a identidade dele nunca foi descoberta. O sangrento Jack viveu no século XIX, mas, por via das dúvidas, é melhor ficar atento ao andar à noite pela região de Whitechapel, onde ele agia. Pode ser que ele ainda esteja por lá, nunca se sabe!

A lista de personalidades inglesas é imensa, venha contribuir com sugestões e comentários! E assine a nossa newsletter para ficar por dentro de tudo o que Londres tem a oferecer.