Além das incontáveis atrações culturais de Londres, a capital britânica reserva também irresistíveis atrações para quem quer ir às compras. Há lojas para todo tipo de gosto e de bolso: luxuosas lojas de departamentos instaladas em magníficos prédios antigos, passando pelas famosas lojas de griffe até chegar nas mais populares que oferecem preços atraentes para os simples mortais. Em Londres, você pode comprar roupas estilosas até nos mercados de rua! Então, quando vier a Londres, não traga muitas roupas. Deixe para comprar aqui, você não vai se arrepender!

Quer saber quais são e onde estão as melhores lojas para comprar roupas em Londres? É só continuar lendo o nosso artigo e se preparar para fazer a festa nas lojas.

1 – Harrods

Considerada por muitos como a mais luxuosa loja de departamentos do mundo, a Harrods é muito mais que uma loja: é um monumento ao luxo que já se tornou uma das maiores atrações turísticas de Londres. São nove andares onde você encontra desde confecção feminina, masculina e infantil, incluindo acessórios, cosméticos e presentes, até produtos para a casa. As griffes mais famosas do mundo da moda estão lá, e os preços estão no mesmo nível da loja, ou seja, altíssimos, mas as liquidações chegam a oferecer 90% de desconto! Antes de ser vendida para a família real do Qatar, a Harrods pertenceu ao bilionário egípcio Mohamed Al-Fayed, pai de Dodi Al-Fayed, o namorado da princesa Diana, que morreu com ela no desastre de carro em Paris. Veja a escultura em homenagem a Diana e Dodi dentro da loja, batizada de “Innocent Victims”.

Mesmo que seja só para comprar chocolates no Foods Hall, não deixe de visitar e se deslumbrar com a loja. Repare na magnífica escadaria egípcia cercada por balcões onde cantores de ópera se apresentam às sextas e sábados. Fica em Knightsbridge, na Brompton Road. Nem é preciso dizer o número, pois o belíssimo prédio é visto de longe, não dá para não reconhecer. Estação de metrô Knightsbridge, na Picadilly Line.

2 – Harvey Nichols

Enquanto os turistas, principalmente árabes milionários, invadem a vizinha Harrods, a Harvey Nichols atrai mais o público local. Mais intimista, também oferece artigos de todas as griffes famosas, mas com menos ostentação, apesar de ainda luxuosa. Fica na esquina de Knightsbridge com Sloane Square, a 3 minutos a pé da estação de metrô Knightsbridge.

3 – Selfridges

Outra loja-monumento de Londres, a Selfridges disputa com a Harrods o título de melhor loja de departamentos da cidade. A decoração de suas vitrines, às vezes exótica, outras vezes polêmica, sempre chama a atenção de quem passa pela Oxford Street. A tradicional Selfridges é tão importante que inspirou a série da Netfix “Mr Selfridges”, que conta a história de Harry Gordon Selfridge, o milionário americano seu fundador. Todas as griffes mais famosas estão lá, no número 400 da Oxford Street. Os preços variam de acessíveis a  muito altos, mas as liquidações são ótimas! A estação de metrô mais próxima é a Bond Street, na Central Line e Jubilee Line.

4 – Liberty

A Liberty é outra loja que já começa linda por fora. Não deixe de fazer belas fotos da fachada do charmoso prédio em estilo medieval, trabalhado em alvenaria e madeira aparente. Depois, entre para se encantar também com o interior da loja de departamentos que oferece um pouco de tudo, inclusive uma linha de tecidos com estampas exclusivas. Os lenços são lindos! Na seção de roupas, você vai encontrar peças assinadas por Stella McCartney, Vivianne Westwood, Alexander McQueen e Christian Lacroix, entre muitos outros nomes famosos.

A Liberty fica na Regent Street, não muito longe da Selfridges. A estação de metrô mais próxima é a Oxford Circus, pelas linhas Bakerloo, Central ou Victoria. Dá para chegar tambem pela linha Picadilly, descendo na estação Picadilly Circus.

5 – Marks & Spencer

Com cerca de 800 lojas espalhadas no Reino Unido e em vários países, você provavelmente vai encontrar uma loja Marks & Spencer (M&S) em cada canto do país. A expansão internacional dessa impressionante cadeia de lojas agora alcança países como as Filipinas e a Índia. Ainda não há loja física no Brasil, mas você pode comprar online enquanto espera pela viagem a Londres. As roupas são bonitas, de boa qualidade e o preço é justo: uma blusa linda, de cashemere legítimo, que é um tecido bem caro, sai por 75 libras esterlinas. A maior loja da imensa cadeia M&S é a da Oxford Street. Pegue a Central Line e desça na estação Marble Arch.

6 – H&M

Outra cadeia de lojas que se espalha pelo mundo todo é a sueca H&M, uma das favoritas dos brasileiros para comprar roupas em Londres. E com razão: são roupas com muito estilo, de boa qualidade e os preços são ótimos! A H&M já fez parcerias com estilistas como Karl Lagerfeld, Lanvin, Donatela Versace e muitos nomes famosos no mundo fashion. Até Madonna já desenhou uma coleção para a H&M! Em 2011, Michelle Obama apareceu em um programa de TV usando um vestido da loja que custava só 34 dólares. Caminhando pelas ruas de Londres você sempre encontrará uma H&M: são 26 lojas só na capital londrina, uma delas em Oxford Circus. É só sair da estação de metrô Oxford Circus que você já vai estar de frente para a loja.

7 – TK Maxx

Esta loja é outra das que caíram no gosto dos brasileiros em Londres. É uma outlet que vende roupas de marca a ótimos preços. Geralmente, são peças de coleções passadas, por isso o preço é baixo. Garimpando bem nas araras, você pode achar jeans da marca Diesel até por 20 libras! Lá você vai encontrar peças com a assinatura Calvin Klein, Moschino, Valentino, French Connection, Dolce & Gabbana e outros nomes famosos. Além de roupas femininas, masculinas e infantis, os óculos e as bolsas são uma tentação. E tudo até 80% mais barato do que o preço de lançamento das coleções. Em Londres, você vai encontrar a TK Maxx em Charing Cross, Covent Garden, Kensington e outros bairros não muito centrais. Para ir à loja de Kensington, pegue a Circle line ou a District line do metrô e desça na estação High Street Kensington. Saindo da estação, vire à direita e siga a Hight Street Kensington. Menos de cinco minutos caminhando e você já verá a loja.

8 – Primark

Chegamos ao incrível paraíso dos preços populares. Não dá para explicar a Primark (pronuncia-se Práimark), você vai ter que ir lá para acreditar. Roupas, calçados, acessórios, lingerie, cosméticos, bijouterias, artigos para casa… tudo a preços muito baixos. Você não precisa de muitas libras para sair da loja carregada de sacolas, mas de uma coisa você vai precisar, e muito: paciência. A loja irlandesa está sempre superlotada e as filas dos caixas e dos provadores são quilométricas, por isso você vair ver o pessoal experimentando as roupas sobre a que está vestindo, no meio da loja mesmo. E você acredita que ainda tem liquidação? Mas nessa época pode sair até briga dentro da loja, então vá com muita calma e mais paciência ainda. Há várias lojas da Primark em Londres, duas só na Oxford Street. A maior e mais lotada fica perto da estação de metrô Marble Arch e a outra fica bem perto da estação Tottenham Court Road.

Vai ser difícil encontrar preços mais baixos do que na Primark, mas mesmo assim é possível, se você garimpar as araras dos mercados de rua, como os do exótico bairro de Camden Town, por exemplo. Ou ainda, nas charity shops que ganham roupas usadas e revendem os produtos para doar o dinheiro para a caridade.

Minhas dicas foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.