O número de casos de abusos sexuais no metrô de Londres aumentou 36% no último ano, de acordo com a polícia britânica. Foram registrados 1.603 relatos entre abril e dezembro de 2015, contra 1.117 no mesmo período do ano anterior. O aumento das denúncias resultou num consequente aumento de detenções por crimes relacionados ao caso, chegando a 40%.

A campanha do Transport for London (TfL) em parceria com a Polícia Metropolitana “Report it to Stop it” (Denuncie para Parar) foi citada como um dos motivos que incentivou os passageiros a denunciar o comportamento sexual indesejado (Veja o vídeo abaixo).

Em entrevista ao jornal The Evening Standard, Chris Horton, superintendente da Polícia de Transportes afirmou que a “luta contra todas as formas de comportamento sexual indesejado no transporte público é uma prioridade absoluta para Polícia, e temos trabalhado duro nos últimos anos para enviar uma mensagem clara para as vítimas que elas vão ser levadas a sério e vamos investigar todos os crimes”.

“Se você é uma vítima de um crime, ligue para o Polícia de Transportes no 0800 40 50 40 ou mande uma mensagem de texto para o 61016. Em caso de emergência, sempre chame o 999”, completou.