Bandeira da Inglaterra: História, representações e implicações atuais

bandeira da inglaterra

A bandeira da Inglaterra

A bandeira da Inglaterra leva em sua estrutura uma cruz vermelha centralizada em um fundo branco.

Essa cruz se estende da direita para esquerda e de cima para baixo, sua interseção ocorre no centro do retângulo, e ela é bastante conhecida como Cruz de São Jorge (St George, em inglês).

 

QUER RECEBER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE POR E-MAIL?

Então junte-se a mais de 150 mil apaixonados pela terra da rainha que assim
como você querem visitar Londres seja para turistar, morar ou trabalhar. 

 

Fotos da bandeira da inglaterra
Fotos da bandeira da inglaterra

 

 

A cruz assumiu a representação da Most Noble Order of the Garter, que é o sistema de cavalarias mas antigo da Inglaterra e do Sistema Honorífico Britânico (honras, condecorações e medalhas).

Já o fundo branco representa a roupa branca vestida pelos soldados em suas batalhas.

 

História da bandeira da Inglaterra

 

São Jorge e o Dragão, de Paolo Uccello, 1470
São Jorge e o Dragão, de Paolo Uccello, 1470

 

São Jorge foi um santo padroeiro do país durante o século XIII. Haviam várias lendas deste corajoso santo que defendeu uma princesa matando um cruel dragão, e com seu sangue desenhou uma cruz em seu escudo.

Durante as cruzadas, os soldados usavam túnicas brancas, assim gerando o nascimento do fundo branco. A cruz no fundo branco foi usada para representar o santo durante seus anos de batalhas.

São Jorge é considerado um santo na igreja católica, anglicana, ortodoxa e ortodoxa oriental.

 

Qual a relação entre as cruzadas e a bandeira inglesa?

 

O Papa havia decidido que todos os cruzados ingleses usassem túnicas vermelhas com cruzes brancas, enquanto os franceses optaram pelo vermelho no branco.

Os ingleses então queriam recuperar o emblema de uma cruz vermelha sobre uma túnica branca e, em 1188, os reis de cada país decidiram trocar suas bandeiras.

No entanto, alguns dos soldados franceses continuaram a usar suas velhas túnicas, semelhante aos ingleses. Por esta razão, a cruz vermelha sobre o fundo branco eventualmente se tornou o símbolo para os cruzados, independentemente da sua nacionalidade.

Reino Unido, Inglaterra ou Grã-Bretanha ?

 

Essa pergunta costuma trazer dúvidas para a maioria das pessoas. Às vezes se referem à Inglaterra, outras a Grã Bretanha, mas raramente é explicado a diferença entre as palavras. Afinal, o que diferencia um lugar do outro?  Descubra de uma vez por todas a diferença entre Inglaterra, Grã Bretanha e Reino unido!

 

  • O que é a Inglaterra?

 

Dos três, esse ponto talvez seja o que menos gera dúvidas. Situada na ilha de Grã Bretanha e parte do Reino Unido, é o país que tem como capital Londres.

Responsável por parte considerável da economia do Reino Unido, A Inglaterra conta ainda com a sua enorme contribuição à música, arte, turismo, futebol e cultura de maneira geral.

 

Big Ben, London Eye, Parlamento e Palácio de  Buckingham, residência oficial da rainha Elizabeth II, são apenas alguns dos lugares marcantes situados em Londres.

 

  • O que é a Grã-Bretanha?

 

É uma ilha da Europa, a maior dentre as mais de 6 mil ilhas situadas no Reino Unido, que compreende três países pertencentes ao Reino Unido. São eles: Inglaterra, Escócia e País de Gales.

 

  • O que é o Reino Unido?

 

O Reino Unido é um agrupamento político que compreende os três países pertencente a Grã Bretanha mais a Irlanda do Norte. Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte são os países que formam esse grupo.

Esses países possuem certa autonomia e leis próprias, mas compartilham de uma mesma legislação.

As principais decisões políticas desse bloco são tomadas pelo parlamento central, localizado em Londres, sendo este eleito pelo povo. A rainha Elizabeth II é a chefe de estado.

Veja essa imagem:

Diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha
Diferença entre Inglaterra, Reino Unido e Grã-Bretanha

 

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre a diferença entre Inglaterra, Reino Unido ou Grã-Bretanha, assista esse vídeo “The Difference between the United Kingdom, Great Britain and England Explained”. De forma visual e animada o autor faz uma belíssima explanação sobre esse tema.

 

Separação do Reino Unido da União Europeia (Brexit)

 

Brexit é uma palavra abreviada  como forma de dizer que o Reino Unido deixou de fazer parte da União Europeia (UE). Da mesma forma que a saída da Grécia foi apelidada de Grexit no passado.

Um referendo – uma votação em que todos (ou quase todos) de idade de votar pode participar – foi realizada na quinta-feira, 23 de junho de 2016, para decidir se o Reino Unido deveria sair ou permanecer na União Europeia. O Brexit venceu por 51,9% a 48,1%. A participação do referendo foi de 71,8%, com mais de 30 milhões de votantes.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em saber mais sobre como morar, trabalhar, estudar, passear e as melhores ofertas de empresas brasileiras em Londres?
Baixe o nosso eBook: 17 Dicas sobre Londres.