O que as ilhas Filipinas, o Canadá, a Rússia, a Nigéria, a Áustria e Emirados Árabes tem em comum? Não muito. E é exatamente esse o motivo que tem levado o jornalista e consultor em Marketing de Relacionamento brasileiro Márcio Rodrigo Delgado (na foto, à esquerda) a coordenar a produção de campanhas em países tão diferentes.

‘A diversidade é o que as empresas estão buscando mostrar em suas campanhas hoje em dia porque o cliente mudou. Com tanta gente indo e vindo das grandes capitais e a imigração sendo algo comum a grandes centros que geram emprego, não é possível mais apenas pensar no consumidor de forma unilateral. Algumas companhias estão bem a frente quando o assunto é trazer o cliente para o centro de suas atividades’, comenta Márcio referindo-se a Western Union, multinacional americana com mais de um século atuando no mercado de envio de dinheiro e que, através de uma competição online gratuita usando o site Facebook, tem encontrado talento local em diversos países para ser parte de campanhas já sendo veiculadas em todo o mundo. O projeto intitulado ‘Face of My WU’ tem descoberto novos rostos para trabalhar à frente das câmeras, mas também dado oportunidade a equipes inteiras de se envolver com a produção da sessão fotográfica gerando imagens que são a base de futuras campanhas. E o desafio tem mantido o brasileiro na estrada.

‘É ótimo conhecer novos profissionais da área de comunicação e ver que, apesar da distância geográfica e das diferenças culturais, no fim vence o talento. Fotógrafos, cinegrafistas, maquiadores, cabeleireiros, produtores de TV e cinema… não importa a língua ou a nacionalidade, todos adoram o que fazem e estão sempre encontrando formas inovadoras de tornar o seu trabalho mais prazeroso e eficiente. É uma categoria diferente de profisionais, muitos inclusive optam por trabalhar como autônomos, sem patrão, sem escritório fixo e com rotinas bem diferentes das pessoas que trabalham o mesmo expediente todos os dias’, revela o profisional brasileiro com passagens bem sucedidas pelo SBT, TV Record e radicado em Londres desde 2000.

Com a últimas sessões de fotos do ano realizadas no início de dezembro em Manila e Dubai, a campanha agora pára por algumas semanas devido ao período festivo e retorna no início de 2015 com novos países sendo visitados já no primeiro semestre do ano.

‘São longos dias de trabalho, muitas horas de viagem e o tempo nas cidades nem sempre colabora. Também nunca sei o que vou encontrar pela frente. Mas aprendemos com tudo, mesmo com as diversidades, e não reclamo. Acho inclusive que esse frio na barriga do inusitado, de começar do zero em cada cidade que visitamos, é o que mantém o projeto excitante porque nenhuma sessão de fotos é igual a outra devido a ter que trabalhar com uma equipe completamente nova a cada país. Tomara que o Brasil não demore muito a entrar na lista dos locais a serem visitados. Tem tanta gente talentosa no país e o clima certamente vai ser um bônus’, comemora Márcio Delgado, que entre uma viagem e outra assina a coluna Acontece, publicada semanalmente no Brazilian News, é correspondente internacional da Revista GLAM e presta consultoria na área de marketing e mídias sociais para empresas da Europa e América Latina.

Fotos: Walterlan Papetti / Nayab Tahira

Conheça também a coluna “Chá das Cinco” do eLondres.com, escrita por Márcio Delgado.