A Embaixada do Brasil em Londres recebeu nos dias 9 e 10 de maio de 2016 a primeira edição do Brazilian Taste Gastro Show. Idealizado pelos Chefs Flávio Amaral e Júnior Menezes, o evento teve a participação de aproximadamente 500 pessoas durante os dois dias. Os presentes participaram de diversos workshops sobre diferentes ingredientes, pratos e regiões do Brasil.

“A resposta do público foi muito positiva. A gente trabalhou forte nos últimos meses exatamente para ter esta resposta. Isso com certeza nos anima para já projetar mais eventos e seguir divulgando cada vez mais a gastronomia brasileira na Europa. É a prova que a gente está no caminho certo”, afirmou Júnior Menezes.

Chef Eudes Assis apresentou a cozinha caiçara (Foto: Fernando BA)

Chef Eudes Assis apresentou a cozinha caiçara (Foto: Fernando BA)

Durante o workshop, ingredientes pouco conhecidos pelos ingleses e pelo público europeu, como a Taioba e o Cupuaçu, foram trazidos e apresentados pelos Chefs Eudes Assis e Fred Tibau, respectivamente.  Os renomados profissionais que marcaram presença contaram um pouco sobre diferentes aspectos e peculiaridades dos estados do Brasil, representados nos pratos. Ao final das apresentações, eram servidas porções para que o público saboreasse as iguarias.

A chef Lucianne Fraga abriu o primeiro dia do evento falando um pouco da história de Minas Gerais e a riqueza de sua culinária local. Feijão Tropeiro e Frango com Quiabo foram os pratos apresentados. Na sequência, o Chef Fred Tibau contou um pouco da culinária paraense. Aos presentes, serviu tapiocas doces e salgadas, com a adição do Cupuaçu.

A chef Luciana Berry falou sobre a influência da culinária africana na gastronomia brasileira, enquanto Gabriel Gaya apresentou o Açaí aos presentes. Finalizando o primeiro dia, José Honorato contou sobre a produção artesanal de cerveja no Brasil e sua expansão nos dias atuais.

O segundo dia começou adocicado, com a história e detalhes sobre alguns doces brasileiros, apresentado pelo chef Julio Ketteley. Mais tarde, um pouco da história do Rio Grande do Sul e sua cultura, com a chef Aline Quina preparando a tradicional picanha aos presentes. Na sequência, o chef Flávio Amaral falou sobre a Feijoada. O chef Júnior Menezes, natural do Ceará, cozinhou o Baião de Dois, tradicional prato local. Já o Chef Eudes Assis falou sobre a culinária Caiçara e a Taioba. Rui Teixeira encerrou o evento falando sobre uma das bebidas mais populares do país, a cachaça.

Day 2-45

Da esquerda para direita: Julio Ketteley, Luciana Berry, Eudes Assis, Flávio Amaral, Aline Quina e Junior Menezes (Foto: Fernando BA)

Empresas participantes

Além das apresentações dos profissionais da culinária, o Brazilian Taste Gastro Show contou com a participação de diversas empresas que expuseram suas marcas e produtos na embaixada brasileira em Londres. Além do eLondres, fizeram parte do projeto Cake and Care, Fino Taste, Balaio Restaurant, Produtos Brasileiros, Café Cereja NyB’s, Gaya Foods, Go Brazil Wine, entre outras.