O que está acontecendo no varejo britânico nas últimas semanas aponta para um futuro mais promissor. Muitos diziam até então que o Brexit era o “Lobo Mau” que derrubaria a economia do Reino Unido. Mas os dados de vendas do varejo não concordam com essa ‘historinha’. Entenda o porque.

 

Crise política não costuma impulsionar o varejo

Não só para os brasileiros como também para os cidadãos de qualquer nação é fácil entender que um período de crise afeta o consumo de sua população, e isso se reflete diretamente nos dados de vendas do varejo.

A princípio, o risco econômico que o Brexit trouxe deixou o futuro incerto. Mas os resultados foram surpreendentes. Com a expectativa dos analistas em torno de um aumento de 0,2% no resultado de julho, divulgado na última quinta-feira (18/8), as vendas no varejo avançaram 1,4%. No comparativo anual, a alta é de 5,9%, de acordo com dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido. O resultado está fazendo a libra esterlina subir forte contra o dólar. Como crises políticas não costumam impulsionar o varejo, o que está ocorrendo deixa muitos surpresos, mas não os especialistas.

 

varejo

As vendas no varejo britânico avançaram 1,4% no último trimestre

 

Opinião de uma especialista

Ruth Gregory, economista da Capital Economics, expressou sua opinião sobre esse resultado. Nada surpresa com isso, dadas as baixas taxas de juros, inflação e um mercado de trabalho ainda forte, ela disse em nota à CNBC: “Nós ainda estamos cautelosos sobre o salto nos números de julho. Os dados mês a mês tendem a ser bastante volúveis e fatores temporários, como o clima quente de julho parecem ter impulsionado os gastos.”

“Enquanto isso, provavelmente vai demorar algum tempo antes de haver o pleno efeito sobre o consumidor de um mercado de trabalho mais fraco e um aumento nos preços. Portanto, seria bastante surpreendente se o crescimento das despesas das famílias não diminuir. No entanto, os números de hoje nos dão a garantia de que não vamos ver um colapso material no futuro.”

Fique sabendo mais sobre Londres baixando agora mesmo o e-book grátis “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso”.