Você, que se mudou para Londres, já conhece Camden Town? Se sim, você sabe o quanto essa região é maravilhosa, mas, se não, não perca tempo e venha descobrir uma nova realidade bem pertinho de você!

Quando nos mudamos para uma nova cidade, é comum deixarmos para conhecê-la melhor depois, afinal de contas, teremos todo o tempo do mundo para fazermos isso, certo? O problema é que, uma vez estabelecida a rotina, raramente separamos um tempo livre para fazer esse tour e acaba que ficamos anos morando em um lugar, sem conhecê-lo plenamente.

Pensando nisso, resolvi dar uma forcinha para você colocar em prática esse projeto de conhecer melhor o lugar onde você mora. No post de hoje, falarei sobre um dos cantinhos mais alternativos e fascinantes da cidade. Conheça mais sobre Camden Town!

Passeios

Arte e cultura

Se a arte tiver lugar em sua visita, você tem que conhecer o Camden Arts Centre. É uma construção magnífica, que mistura a arquitetura gótica com a contemporânea, para valorizar o espaço e a iluminação dentro das galerias. O centro que conta com recursos tecnológicos avançados, possibilitando exposições modernas de artistas atuais, além, claro, de ter espaço também para exposições daqueles que os inspiraram. E, sabe o que mais? A entrada é gratuita! Não dá pra perder.

O Jewish Museum é também um grande passeio para que gosta da cultura, herança e identidade judaica. Ele conta a história da vida judaica em Londres, por meio de coleções, exposições temporárias, eventos e programas educacionais — mais que um museu apenas com peças antigas, ele também promove a arte judaica atual.

Ao ar livre

O Regent’s Park é um dos espaços abertos mais populares em Londres, famoso por abrigar o London Zoo — o zoológico científico mais antigo do mundo, com mais de 720 espécies de animais, além da flora —, um jardim bastante extenso de rosas e, também, o Open Air Theater, palco de muitas atrações entre maio e setembro. Além disso, o parque conta com um lago com barcos, onde você consegue apreciar a vista tanto de dentro quanto de fora deles. O Regent’s Park se localiza entre Westminster e Camden Town, tendo vários outros pontos turísticos em seu entorno.

Se sua visita for durante o verão, você não pode perder a Camden Beach, na Roundhouse, onde eles enchem o terraço de areia e reproduzem o ambiente praiano, bem no meio do centro urbano, com direito a cadeiras, barraquinhas de sorvete, jogos como ping pong e muito mais.

Compras

Nos mercados de Camden Town é possível encontrar de roupas vintage a alucinógenos. O melhor disso é que tudo se concentra no Camden Market, onde você encontra mais variedades ainda aos sábados. Mas, prepare-se, nesse dia, a multidão toma conta das ruas, afinal, lá você encontra tudo o que você deseja comprar e mais um pouco — e com preços inacreditavelmente baixos. Conheça nosso guia de compras.

Mas não só de multidão se faz o mercado de Camden. Lá você encontra lojas que vendem artigos tão alternativos quanto no Market, por exemplo, a Cyberdog, que é uma das lojas mais intrigantes de Londres. Já na entrada ela tem dois robôs gigantes, antecipando o tom futurista e dinâmico da loja. A iluminação é de luz negra ou neon, e as roupas e acessórios brilham lá dentro. Com vários andares, cada um tem um setor diferente, de roupas a acessórios de decoração e o último é um sex shop. Ela funciona também como boate, com direito a DJ e tudo. Não pra dá perder, dá?

Comidas

Nesse único bairro é possível encontrar a gastronomia de todas os cantos do mundo. Seja em vendas nas ruas ou em restaurantes físicos, o que não falta é opção.

Tem o aconchegante e simpático Two Doors Down, especialmente para lanches; os fantásticos hambúrgueres do Haché; o divertido Shaka Zulu, para você imergir na cultura e cozinha da África do Sul; mas se você procura algo clássico, mas diferente, confira os pratos de frutos do mar no temático Hook Camden Town, que sai completamente da cozinha marítima tradicional e impressiona com a qualidade e originalidade gastronômica.

Baladas

Pubs e Bares

A vida noturna em Camden Town é famosa e muito variada. Pubs e bares é o que não falta e algumas opções imperdíveis são The Black Heart, onde há uma mistura entre os bares descolados americanos e o clássico britânico, o Crown & Groose, um ambiente agradável e mais calmo, perfeito para happy hour com os amigos ou o mais moderno, agitado e perfeito para jovens, Lock Tavern.

Boates

Se sua intenção é dançar em um lugar maravilhoso e diferente, Koko é o seu lugar. Lá é enorme, já que, antes de ser uma boate, era um teatro. Mais tímido um pouco, mas não menos interessante, é o Electric Ballroom, apostando em um ambiente mais underground, assim como o UnderSolo, que tem a mesma pegada, mas o preço mais em conta.

Música ao vivo

A tradição musical de Camden Town é sua maior característica. Com isso, música é o que não falta no cenário desse bairro. Seja ao ar livre, em shows nos parques e praças, ou em casas de show fechadas, como o eletrizante Jazz Café, o versátil Proud Camden e o Cecil Sharp House e sua cultura folk, você encontra de tudo por lá.

Curiosidades

No primeiro filme da saga Harry Potter, quando uma cobra foge de seu aquário num zoológico, eles estão passeando no Regent’s Park (onde a cena também foi gravada). Quem não quer conhecer cada canto de gravação desses filmes maravilhosos, não é mesmo?

Camden Town é também onde morou o escritor Charles Dinckens e muitos de seus personagens, o cantor Morrissey também, nos anos de 1990, além de varios outros artistas (pintores e dramaturgos, principalmente).

Além disso, a cantora Amy Winehouse cresceu na região e a visitava com frequência, principalmente para aproveitar as atrações noturnas. Falando nela, Amy já foi, até mesmo, tema de uma exposição temporária no Jewish Museum.

As pessoas costumam ir para Camden por causa da fama de sua atmosfera alternativa, mas gostam e permanecem no bairro depois que conhecem os restaurantes bons e baratos, além de se encantarem com o cenário musical em evidência e ao vivo no ambiente. Se você já está planejando sua ida à Camden Town, e eu espero que esteja, considere o mês de Agosto, quando o clima fica ótimo e a região, cheia de possibilidades e atrações extras.

Camden Town é mesmo apaixonante, não é? Mas não é o único lugar assim da região! Assine nossa newsletter e fique por dentro de várias outras dicas e informações sobre a nossa querida Londres!