O Certificado de proficiência em Inglês TOEFL não será mais aceito para vistos de estudante para o Reino Unido, uma vez que a ETS – entidade que aplicava o certificado de língua inglesa TOEFL no Brasil – foi removida da lista aprovada de provedores de testes de proficiência em língua inglesa, no dia primeiro de julho de 2014.

Dessa forma, os certificados TOEFL deixam de ser aceitos no caso de visto de estudante (Tier 4), exceto nas circunstâncias limitadas descritas abaixo, por um breve período de transição. Estudantes que já tiveram o visto emitido não devem ser afetados.

Quem desejar estudar em um dos seguintes cursos listados abaixo podem solicitar o visto Tier 4, com base em um certificado da ETS, desde que o pedido seja feito e a taxa do visto paga antes de 1 de outubro de 2014:

1. Curso de inglês com duração máxima de 3 meses;
2. Foundation course com, no mínimo, 3 no Quadro Nacional de Qualificações, ou equivalente na Escócia, País de Gales ou Irlanda do Norte; ou
3. Foundation degree em instituição reconhecida pelo Reino Unido como Instituição de Ensino Superior ou organização beneficiária de financiamento público para ensino superior.

Após estas datas, não serão aceitos pedidos de visto com um certificado ETS.

Esta mudança não afeta pedidos de visto para quem deseja realizar cursos de graduação e pós-graduação em Instituições de Ensino Superior, pois estas podem escolher seu próprio método de avaliar a proficiência dos alunos na língua. Cabe às Instituições de Ensino Superior decidir se aceitam ou não um certificado ETS como prova da capacidade de um aluno em potencial de falar Inglês no nível requerido.

Estudantes brasileiros interessados em solicitar o visto Tier 4 – incluindo aqueles que já marcaram, mas ainda não fizeram a prova da ETS – devem procurar certificações alternativas ao TOEFL. Os exames IELTS, Cambridge e Pearson são aceitos e estão disponíveis em diversas cidades brasileiras.

Informações gerais sobre exames de proeficiência

IELTS
Exame aplicado pelo British Council e pode ser feito em 27 localidades no Brasil. O IELTS é aceito pela maior parte das instituições de ensino superior britânicas

  • IELTS oferece 10 horas de acesso gratuito para qualquer pessoa ao e-learning IELTS e avaliação prática on-line.
  • Após inscrição no IELTS com o British Council, há ainda 20 horas extras de acesso ao e-learning, totalizando 30 horas gratuitas de aprendizado online para o IELTS.

Cambridge
Exame aplicado pela Cultura Inglesa e pode ser feito em 22 estados e no Distrito Federal. Os exames de Cambridge são aceitos pela maior parte das instituições de ensino superior britânicas.

Pearson
Pode ser feito em São Paulo e no Rio de Janeiro e aceito pela maior parte das instituições de ensino superior britânicas, exceto Oxford, Cambridge e Imperial College London.

Leia também sobre Seguro de Viagem para Inglaterra.