Cidades da Inglaterra: BATH  – Cidade que ainda conserva o ar romano

O próprio nome diz: Bath era uma espécie de “spa” durante o Império Romano na atual região de Somerset a cerca de 150 km de Londres. Nada que se compare às monumentais ruínas do Foro Romano, nem aos seculares sítios de águas termais pela Itália, mas vale a pena visitar a cidade e curtir sua atmosfera.

O QUE FAZER EM BATH

Por ser uma cidade universitária e turística, a vibe de Bath é intensa, mas você pode fazer praticamente tudo a pé. Passear ao longo do rio e fazer um piquenique, se o tempo estiver bom, é uma boa pedida. Se você gostar de trekking, ao redor de Bath existem reservas florestais ou você pode alugar um guia para explorar melhor os pontos turísticos.
Veja aqui o que te apetece mais: Curiosidades sobre Bath (em inglês).

Alguns pontos são imperdíveis. Se você gosta de literatura, saiba que Bath foi muito retratada por Jane Austen. O Royal Crescent  é um exemplo de arquitetura singular da época. Passe pelo Jane Austen Centre. O bilhete varia de 4,50 a 8,00 libras e está aberto todos os dias das 9h45 às 17h30, no verão. Nas outras estações, pode fechar mais cedo.
Informe-se pelo telefone: 44 01225 443000.

Royal Crescent em Bath, Inglaterra.
Royal Crescent em Bath, Inglaterra.

Não perca, é claro, os Roman Baths . É a maior atração da cidade. Explore sua coleção, veja as fontes e se o bolso permitir vá ao restaurante. Os bilhetes variam de 9 a 14 libras.

Roman Baths em Bath, Inglaterra
Roman Baths em Bath, Inglaterra

Seguindo a linha de “relaxar num spa”, visite as Thermae Bath Spa, no centro histórico da cidade. Você pode escolher entre diversos tratamentos, de massagens a duchas que imitam as cachoeiras da Floresta Amazônica (Vichy Rainforest shower). Confira pelo telefone: 0844 888 0844.

Vichy Rainforest shower simula a sensação das cascatas da Floresta Amazônica.
Vichy Rainforest shower simula a sensação das cascatas da Floresta Amazônica.

Como Bath tem uma vida cultural intensa, vale a pena se informar sobre os festivais de música e de teatro que ocorrem principalmente no verão. Pessoalmente, indico a banda de folk Rivers of England. Ouça “Selfless people”.
Quem sabe você os pega em alguma venue de Bath?

Site oficial da cidade de Bath na Inglaterra: www.visitbath.co.uk

COMO CHEGAR EM BATH

De Londres, o modo mais simples de chegar é por trem, da estação Paddington (direto) ou Waterloo (com parada) pela First Great Western ou pela South West Trains. Você vai gastar pelo menos 1h30, e os preços do trem variam conforme a antecedência que se compra. Cheque a disponibilidade e preços no site: www.thetrainline.com. Há descontos para mais de 4 passageiros. Você também pode ir de ônibus. Veja as tarifas e horários aqui: www.nationalexpress.com

ONDE FICAR

Seja um fim de semana romântico que esteja planejando, ou uma escapada com os amigos, caso deseje pernoitar, verifique as opções de estadias em Bath.

Vamos viajar?