A rainha Elizabeth II completa nesta quinta-feira 90 anos de vida. Mais popular do que nunca, a rainha terá não só o dia para comemorar, mas uma agenda de festividades que vai durar por meses. Apesar das homenagens no dia que completa a nona década de vida, os principais festejos acontecerão em maio e junho, como já é tradição. No entanto, a quinta-feira não passará despercebida, e nem poderia.

Celebrações acontecerão em todo o Reino Unido e nos países da Comunidade Britânica de Nações. A rainha fará um passeio pelos arredores do Castelo de Windsor, nas proximidades de Londres. A noite, um jantar será organizado pelo príncipe Charles. No mesmo local, no dia seguinte, a monarca receberá o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Os 90 anos da rainha acontecem num período em que a popularidade é alta. De acordo com pesquisa da Ipsos-Mori para o King’s College, a monarquia tem 76% de apoio da população, enquanto 70% acreditam que Elizabeth II deve reinar o maior tempo possível, maior nível desde 1981. Em setembro do ano passado a rainha se tornou a monarca mais longeva no cargo, batendo o recorde de 63 anos e 216 dias da rainha Victoria.

Em comemoração dos 90 anos da rainha, a monarquia britânica divulgou nas redes sociais uma foto das quatro gerações da família real (veja abaixo). Na imagem, o filho Charles, o neto William e o bisneto George aparecem ao lado de Elizabeth II. A foto será usada em uma série de quatro selos, a primeira na história da monarquia britânica com quatro gerações.

(Foto: Royal Mail/Reprodução)

(Foto: Royal Mail/Reprodução)

Festividades

No dia 21 de abril a rainha estará no Castelo de Windsor, onde acenderá o primeiro de mil pequenos faróis que iluminarão o Reino Unido e alguns países onde ela é chefe de Estado. Ela vai estar acompanhada de seu filho Charles e sua esposa Camila.

No mesmo local, mas entre os dias 12 e 15 de maio, diversas apresentações ocorrerão para contar a história de vida da rainha. O evento contará com 900 cavalos e 1.500 participantes, incluindo músicos, dançarinos e corais, atores e artistas

Já em junho, no dia 10, acontecerá uma missa de ação de graças na St Paul’s Cathedral, em comemoração dos 95 anos do Príncipe Philip. No dia seguinte os membros da família real participarão da Trooping the Colour, cerimônia que é tradição britânica desde o século 17. Mais de 1.400 soldados desfilam com 200 cavalos e 400 músicos em uma grande exibição militar para marcar o aniversário oficial da rainha.

No domingo, dia 12, haverá um almoço ao ar livre na The Mall, avenida que vai da Trafalgar Square até o palácio, com 10 mil convidados incluindo 600 organizações beneficentes que a rainha preside de forma honorária tanto no Reino Unido como na comunidade britânica. Além do almoço, outras festas populares acontecerão no Green Park e no St. James Park. Ainda por conta das comemorações, nos dias 10 e 11 os pubs do Reino Unido fecharão à 1h, e não às 23h, como exige a lei.