Para quem vem morar em Londres na cara e na coragem, sem o auxílio de uma agência de intercâmbio ou acomodação, procurar um quarto pode ser algo bem desafiador, principalmente para os marinheiros de primeira viagem. Muitas pessoas recorrem a dicas de amigos, conhecidos e dos inúmeros blogs da internet para entender como funciona o sistema de acomodação inglês, conhecido como Flatshare.

Apesar de ser relativamente fácil e rápido achar um quarto em Londres para alugar, existe um processo pelo qual se deve passar até achar uma casa que atenda seus requisitos. Geralmente as pessoas buscam quartos nos sites de acomodação que  filtram a sua pesquisa de acordo com suas necessidades. Por mais que esses sites sejam confiáveis, é preciso tomar alguns cuidados, pois já houve casos de pessoas que caíram em ciladas ao tentar alugar um quarto em Londres.

Em sites como o spareroom / flatshare, é preciso que você crie uma conta e, para alguns “ads” (anúncios em inglês) , é necessário pagar para contactar o anunciante.  As vezes vale mais a pena fazer um plano, mesmo que seja pago, pois dessa forma as suas chances de encontrar a casa ideal aumenta bastante. Os anúncios chamados de “early bird” são aqueles mais recentes, que acabaram de entrar. Existem também os “free to contact”, que podem ser contactados sem nenhum custo, pois o anunciante já pagou por isso. Você ainda tem a opção de fazer seu próprio ad e nele descrever o tipo de quarto que procura, a zona, o bairro, média de preço e um resumo sobre você, com opção de incluir uma foto sua.

quarto londonO site gumtree não cobra nada para divulgar os dados do anunciante e não é necessário ter uma conta de usuário para entrar em contato com ele. Por conta dessa facilidade, alguns anúncios não são verdadeiros. Por isso nunca passe informações bancárias ou faça qualquer depósito, mesmo que seja para “segurar” a sua vaga. É comum pessoas fecharem quartos ainda não estando em Londres. A não ser que você o faça por uma agência de acomodação confiável, com boas referências, ou através de agências de intercâmbio, o aconselhável é chegar em Londres e fechar o quarto uma vez que esteja aqui, depois de marcar as “viewings” (visitas em inglês).

O Facebook também é uma boa ferramenta para procurar por casas, já que existem vários grupos de acomodação em Londres. O bom é que você pode tirar suas dúvidas com outras pessoas que já passaram por essa primeira experiência.

É importante que você leia com atenção a descrição do anúncio, pois as vezes eles exigem que uma série de requisitos sejam cumpridos como idade, sexo, profissão, hábitos alimentares e horário de trabalho. Existem casas que só aceitam pessoas até uma certa idade ou então que sejam “professionals”, que quer dizer trabalhadores com profissões em horário comercial (geralmente formados).  Você também pode ter acesso às informações dos flatmates que moram na casa. Alguns descrevem o ambiente do lugar, o que gostam de fazer, de onde são e no que trabalham. Em alguns casos extremos, veganos só moram com veganos ou com pessoas da mesma orientação sexual.

Uma vez encontrado o anúncio ideal, você faz o contato, fala um pouco sobre você e marca a viewing. Chegue no horário e se for atrasar, avise com antecedência. Se não puder ir porque teve um imprevisto, tente remarcar. Se achou um quarto, não custa nada avisar e agradecer pelo tempo que a pessoa prestou. Ao ver a casa e o quarto, geralmente você fala um pouco mais sobre você e diz logo em seguida se gostou ou não do que viu. Se tiver interesse em mudar, deve falar imediatamente. Pode ser que a pessoa queira ver mais interessados no quarto para só depois decidir quem vai mudar. Se eles gostarem de você de cara, pode ser que peçam por um “holding deposit” que é um sinal para segurar a sua vaga. Essa prática é comum, mas assegure-se de pedir um recibo como forma de comprovar o pagamento. Depois de tudo acertado, é só levar as malas! Boa Sorte!

Quer saber mais sobre ajuda de imobiliárias e agências em Londres? Leia mais aqui: Como Alugar Casas e Quartos em Londres

Encontrar casas em Londres é uma das etapas mais importantes para você se estabelecer na cidade onde você irá trilhar uma nova etapa da sua vida. Baseado nisso criamos o formulário abaixo para te ajudar!

Envie sua pergunta ou solicitação de orçamento sem compromisso para as agências brasileiras de acomodação em Londres preenchendo o formulário abaixo.

Minhas dicas foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Telefone

Assunto

Escreva abaixo exatamente o tipo de acomodação que você está procurando e informe o máximo de detalhes.