Início Intercâmbio Como se candidatar para as universidades britânicas

Como se candidatar para as universidades britânicas

receba no seu email

eBook Grátis

17 dicas Indispensáveis sobre Londres

Super Dicas Valiosas para quem AMA a Terra da Rainha!

Depois de descobrir como funciona o Foudation Year chegou a hora de aplicar para uma universidade britânica. Para afazer a aplicação é necessário seguir algumas etapas importantes e ficar atento aos prazos de inscrição.

Confira a seguir como funciona este processo de aplicação.

Plataforma de aplicação

O UCAS é uma organização sem fins lucrativos responsável por gerenciar as aplicações para a grande maioria das universidades do Reino Unido. Praticamente todas as aplicações para cursos de graduação na Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia são realizados neste site.

Escolha do curso e da universidade

Pelo site, o aluno pode ter acesso a mais de 50 mil cursos em aproximadamente 395 instituições, porém, a inscrição só possibilita 5 escolhas. Assim, é possível se candidatar para 5 cursos diferentes na mesma universidade, ou para o mesmo curso em 5 instituições diferentes.

Na hora da escolha, os conselheiros geralmente sugerem que o candidato analise suas opções como um todo, considerando o curso, a localização e as atividades sociais que a faculdade oferece, ao invés de focar somente no tópico de ensino.

Outro aspecto importante são os “níveis” de sua escolha. Normalmente, o aluno escolhe 1 curso “sonho” (onde as chances de entrar dado aos requerimentos são menores), 2 cursos que o aluno tem 70% de chance de entrar, 2 cursos com 90%, e um garantido.

Registro no UCAS

Uma vez que o aluno escolheu os cursos que deseja aplicar, está na hora de preencher o formulário de inscrição, que por sua vez tem oito passos. O registro pode ser feito  pelo aluno de forma independente, ou pode ser feito por uma agência ou escola.

  1. Detalhes pessoais
  2. Informações adicionais

Esta parte da aplicação só é necessária para aqueles que têm passaporte/nacionalidade britânica.

  1. Escolhas  

Aqui, o aluno deve preencher os detalhes dos cursos que deseja se candidatar.

  1. Educação

Detalhes das instituições, cursos e resultados do candidato (notas de boletim por ex.)

  1. Emprego

Detalhes de emprego registrado.

  1. “Declaração pessoal” / Personal Statement

O personal statement é a chance de mostrar o que o torna único e por que a universidade deve aceitá-lo, descrevendo sua qualidades que o faz ser o candidato perfeito, além das suas notas. O PS deve ser feito com no máximo 4 mil caracteres. Lembre-se de que você só terá espaço para um personal statement, e este deve servir para os 5 cursos que você está aplicando.

  1. Carta de recomendação  

A carta de recomendação é uma etapa importante que deve conter de uma a duas páginas, destacando a história acadêmica, o caráter e os objetivos acadêmicos e/ou profissionais do aluno. Esta deve ser feita por professores, coordenadores ou empregador, de preferência que tenham acompanhado o candidato.  

Se a aplicação estiver sendo feita por meio de uma agência ou escola, esta parte da aplicação não aparecerá para o aluno. Caso contrário, é responsabilidade do aplicante certificar-se de que a carta foi enviada.

  1. Taxa

A taxa para se candidatar a um curso é de £ 13 e para 5, £ 24.

  1. Entrega da candidatura

Uma vez que a candidatura está completa, o UCAS a envia às universidades para análise. Assim, se a universidade quiser uma entrevista, ou portfólio ou  mesmo quando tomar uma decisão, o candidato receberá um aviso por email.

Prazo de entrega

As datas de entrega das aplicações dependem muito do curso e da universidade escolhida. Por isso, é importante pesquisar com antecedência para conseguir todos os documentos a tempo. É recomendado que a aplicação seja entregue com no mínimo 5 dias de antecedência do prazo final.

  • Qualquer curso nas universidades de Oxford e Cambridge, ou para a maioria dos cursos de medicina, medicina veterinária / ciência e odontologia → 15 de outubro do ano anterior da entrada à universidade
  • Para a maioria dos cursos → 15 de janeiro do ano da entrada à universidade
  • Para alguns cursos de arte e design → 24 de março do ano da entrada à universidade

(As datas podem mudar a cada ano, por isso, verifique no ucas.com as datas para o seu ano de estudo.)

Texto de Nina Schmidt
InstagramTwitter e Youtube – Les Choses De Nina