Londres, como vocês sabem, é uma cidade cheia de opções de restaurantes, pubs e bares. Em uma rápida caminhada pela cidade, podem ser encontrados restaurantes japoneses, brasileiros, italianos, chineses, turcos… ou seja, uma culinária com influência do mundo todo! Porém, dizem que para conhecer um lugar por inteiro, nada melhor do que provar algum prato local, não é mesmo? Portanto, elegemos seis pratos típicos de Londres que você não pode deixar de experimentar. Confira a seguir!

Fish and chips

elondres-pratos-tipicos-fish-chips2


É talvez a maior marca da comida inglesa. O prato é simples e consiste em: peixe empanado frito e batatas fritas (chips) acompanhados de sal e vinagre de malte. O peixe utilizado é normalmente o bacalhau (ou outro de carne branca) e as batatas fritas inglesas são cortadas de uma forma um pouco mais grossa que as americanas. Consumida no passado pelo proletariado londrino, ela costumava ser embalada em jornais e era somente encontrada pelas ruas. Hoje, ela adquiriu novas roupagens e pode ser degustada em qualquer estabelecimento, do mais simples ao mais sofisticado.

Full English Breakfast
Ao acordar, você está acostumado a comer leite, pão, iogurte e frutas, certo? Os britânicos nem tanto. Em datas especiais eles começam o dia com o tradicional English Breakfast que é, com certeza, um pouco mais pesado (e gorduroso) que isso! Ovos, bacon, baked beans (feijão ao molho de tomate), pão frito, cogumelos e salsichas fazem parte do prato que pode ser encontrado a preços convidativos em toda Londres. Experimente!

Puddings
Os puddings são bolinhos fritos em forma de copinho feitos de ovos e farinhas. Eles vêm como acompanhamento de bife, vegetais e purê. Tipo um pãozinho para acompanhar, sabem? Muito gostoso! Ah, e para não haver confusão, a palavra pudding também é designada para os doces (do tipo dos nossos pudins mesmo) e para uma variedade de salsicha feita de sangue de boi ou cordeiro, chamada black pudding.

Jacket Potato

elondres-pratos-tipicos-jacket potato

Não, não são batatas de jaqueta! São batatas assadas, muito parecidas com as nossas batatas recheadas. O termo jacket se refere à casca crocante da batata depois que sai do forno. Este prato é muito comum nos menus dos restaurantes e pubs ingleses. Também é muito fácil de fazer em casa (e rápido, se for no micro-ondas). O recheio é a parte mais divertida, porque pode ser o que você quiser. Os restaurantes normalmente servem jacket potato com recheio de queijo ou de feijão ao molho de tomate. Parece uma combinação estranha, mas o sabor é gostoso e vale a pena experimentar!

Pie and mash
Os britânicos adoram tortas salgadas. E, diferente do Brasil, a massa da torta só fica por cima, como se fosse uma tampinha. O recheio tradicional é de carne e rim (sim, rim!), mas há milhares de outros recheios oferecidos nas torterias da cidade. O prato tradicional é composto pela pie e algum tipo de purê – é bem comum ser de batata! Muito londrino e delicioso.

English Tea
Pode ser às 14 horas, às 15 horas, ou às 17 horas, o chá é um elemento básico na vida de qualquer britânico. Ele pode ser misturado com leite, e os acompanhamentos mais tradicionais são bolos com creme de manteiga e torradas com geleia. Vale a pausa para degustar essa experiência tipicamente britânica.

Se animou com essas comidas? O tempero e a forma de preparo são bastante diferentes das que estamos acostumados no Brasil, então pode ser que você estranhe um pouco de início. Mas, como já dissemos, experimentar comidas típicas é uma das experiências mais reais que você pode ter de um país. Aproveite e bom apetite!

Minhas dicas foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.