Custo de vida em Londres

Londres é conhecida por ser uma cidade extremamente cara. Independente do motivo que o trouxe ou irá trazer até aqui, passeio, estudo ou trabalho, é bom estar preparado para gastar. Ainda mais porque geralmente tudo é pago por semana, inclusive o salário. Sem contar que a libra custa quatro vezes mais que o real. Uma dica que sempre damos é não ficar convertendo as moedas pois, por conta disso, muita gente acaba não aproveitando certos programas que só Londres oferece.

É difícil estipular um valor fixo para os seus gastos, já que tudo dependerá do seu estilo de vida e necessidades. Por exemplo, para aqueles que não se importam com conforto e hábitos alimentares é possível morar aqui gastando pouco. Podemos dizer que o mais caro de Londres são: acomodação e transporte. Por incrível que pareça, comida e roupas são coisas bastante acessíveis.

Abaixo, descrevemos em detalhes quanto, em média, você gastará nos seguintes itens: acomodação, transporte, alimentação e lazer.

 

ACOMODAÇÃO EM LONDRES

casasemlondres

Londres está dividida entre as zonas: 1 – 6. Apesar de que o aluguel sai mais barato morando mais longe, o transporte, em contrapartida, sai bem mais caro. Por isso, as pessoas preferem morar entre as zonas 1-3. Outro ponto que vai determinar se seu aluguel vai ser mais barato ou mais caro é o tipo de quarto que você escolher. Confira como funciona e os valores cobrados, em média, por semana, já com as contas incluídas:

–  Quarto triple: para três pessoas – £80 – £90 ;

– Quarto  twin: duas pessoas – £85 – £115 ;

– Quarto single: uma pessoa, com cama de solteiro – a partir de £115*;

– Quarto double: uma pessoa, com cama de casal – a partir de £125*;

– Quarto double for couples: para casal – a partir de £180*

*note que esses preços podem variar para mais ou para menos.

Vale a pena checar com algumas imobiliárias brasileira.

 

Sites para procurar QUARTOS EM LONDRES:

Spareroom – www.spareroom.co.uk

Flatshare – www.flatshare.co.uk

Gumtree – www.gumtree.com
Os anúncios das casas e quartos vêm acompanhados das siglas “PPW – Per week” (por semana) e PCM – Per calendar month (por mês).

 

TRANSPORTE EM LONDRES

OYSTER

A melhor maneira de se locomover em Londres é através do Oyster Card. Esse cartão recarregável vai ajudá-lo a economizar alguns pounds em seus trajetos. Se você tem que ir à escola, trabalho ou usa o transporte público todo dia, a melhor opção é recarregar por semana ou até mesmo por mês (ainda existe a opção anual). Se você é estudante, com um curso acima de 3 meses, você ainda tem desconto de 30%. No caso de usar o transporte apenas esporadicamente, o melhor é utilizar o pay as you go, pois mesmo que você passe o dia inteiro de lá para cá, você vai se beneficiar do capping, que é a tarifa máxima por dia que é cobrada. Confira os valores:

 

Oyster Card semanal

Zona 1-2: £32.10

Zona 1-3: £37.70

Zona 1-4: £46.10

Zona 1-5: £54.70

Zona 1-6: £58.60

 

Oyster Card mensal

Zona 1-2: £123.30

Zona 1-3: £144.80

Zona 1-4: £177.10

Zona 1-5: £210.10

Zona 1-6: £225.10
Capping (pay as you go por dia)

Zona 1-2: £6.40

Zona 1-3: £7.50

Zona 1-4: £9.20

Zona 1-5: £10.90

Zona 1-6: £11.70

 

Uma dica é registrar seu Oyster Card, pois em caso de perda é possível recuperar e transferir seu saldo para um novo cartão. Para os turistas que vêm passar poucos dias, o ideal é solicitar nas estações de metrô um Oyster Visitor Card.

 

ALIMENTAÇÃO EM LONDRES

comida_londres

 

Você pode gastar muito ou bem pouco com alimentação. Tudo vai depender dos seus hábitos alimentares. Os ingleses costumam ser bastante práticos em relação a comida, por isso é muito comum que nas lojas perguntem se você quer eating in, que significa comer no local, ou take away, levar para casa. Comer no local, inclusive, sai um pouco mais caro. Para os que têm preguiça de cozinhar, os supermercados oferecem as ready meals, comidas prontas para colocar no microondas. Para os mais saudáveis, existem diversas opções de vegetais, saladas e frutas frescas.

Comer na rua só mesmo para quem não tem problema de dinheiro ou então quem não se importa em comer junky food. É difícil para quem trabalha ou estuda em tempo integral cozinhar em casa e levar sua marmitinha, mas se você está cansado de sempre comer a mesma coisa, alguns estabelecimentos brasileiros oferecem a opção de marmita.

Veja abaixo algumas dicas e média de preços.

Ready Meal – a partir de £2.50

Marmita brasileira – £5 – £6

Combo meal* (sanduíche, refrigerante / suco / snack) – a partir de £3

Mc Donald’s / Subway / Burger King meal – a partir de £3

*meal significa combo

 

SUPERMERCADOS BARATOS EM LONDRES

poundland

 

Poundland – www.poundland.co.uk

Iceland – www.iceland.co.uk

Lidl – www.lidl.co.uk

Asda – www.asda.co.uk

Tesco – www.tesco.com

Sansbury’s –  www.sainsburys.co.uk
Uma boa dica é comprar os alimentos que tenham um adesivo com a palavra “reduce”, que são os produtos que estão por vencer.

Bateu saudade dos produtos brasileiros? Calma, não se desespere, aqui em Londres você vai se sentir no Brasil. Conheça algumas mercearias e açougues que vendem vários produtos brasileiros.

 

LAZER EM LONDRES

londresnoite

 

Não tem como estar em Londres sem incluir o lazer em seu orçamento, pois a cidade conta com uma vasta gama de programações diárias, que podem ser pagas ou não. As entradas nos museus são gratuitas, mas para as exposições é necessário pagar entrada. A maioria das boates tem entrada livre até um certo horário, a não ser que seja uma muito famosa, os preços são bastante acessíveis. Já os pubs não cobram para entrar. Muitos têm promoções de happy hour até uma determinada hora.

Para aqueles que querem economizar no lazer, existem infinitas opções de explorar Londres sem pagar nada. Passear pelos mercados de rua, parques, museus ou até mesmo bater um papo em um dos aproximadamente 7.000 pubs de Londres não vai custar nada, pois mesmo água (tap water) os pubs não cobram.

E para você que quer economizar, confiram algumas atrações com desconto, aqui neste link.

 

Média de preços

Musicais – a partir de £20

Shows de cantores ou bandas famosas – a partir de £30

Boates – a partir de £5

Pint (copo de cerveja) – a partir de £3.50

 

Minhas dicas foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.