Descubra os diplomas aceitos nas universidades do Reino Unido

MINI-CURSO GRÁTIS

7 Dicas Valiosas sobre Londres

Receba Grátis no seu email DICAS INDISPENSÁVEIS para sua estadia em Londres.

Com mais de 430.000 alunos internacionais por ano no Reino Unido, as universidades britânicas vem cada vez mais aceitando diferentes diplomas em suas aplicações. Se você pretende fazer um curso superior no Reino Unido, a escolha do método do ensino médio pode ser a chave para a entrada nessas universidades. Listamos abaixo os diplomas aceitos nas universidades do Reino Unido.

Nivel A (A levels)

O A levels é a principal qualificação de ensino médio no Reino Unido para alunos de 16 à 18 anos, reconhecido por universidades na Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales. Com duração de 2 anos, requer que o aluno escolha três matérias (geralmente já relacionados a área de interesse profissional do aluno). Para entrar no A levels, a maioria das escolas exigem um mínimo de nota equivalente a “B” nas matérias escolhidas. Algumas das matérias são: Anthropology, Geology, Music Technologies e Human Biology (lista completa).

International Baccalaureate Diploma Programme

O International Baccalaureate Diploma Programme (IB) é um programa de ensino médio internacional para alunos de 16 à 19 anos. Com duração de 2 anos, possibilita que o aluno escolha seis matérias nas áreas de language and literature, language acquisition, individuals and societies, sciences, mathematics e the arts. Exige também que o aluno faça atividades extracurriculares nas áreas de creativity, activity, service (CAS), aulas de theory of knowledge (TOK) e complete o extended essay.
Por ter um currículo desafiador, várias escolas exigem entrevistas e provas para a entrada no IB. É reconhecido pelas universidades mais renomadas do mundo e é um dos métodos mais usados na entrada de cursos superiores. Cada universidade tem exigências diferentes em relação as notas finais, e em alguns cursos, como medicina, requerem que o aluno tenha frequentado algumas aulas específicas. Atualmente no Brasil existem 23 escolas que possuem a licença para a aplicação o IB.

Scottish Higher

O Scottish Higher é o certificado oficial de ensino médio na Escócia e é uma das qualificações aceitas pelas universidades do Reino Unido. O certificado exige que o aluno frequente aulas obrigatórias e outras de sua escolha.

Validação do Certificado Brasileiro

De acordo com o site do UCAS (plataforma utilizada para fazer a aplicação para as universidades), o certificado de conclusão do Ensino Médio Brasileiro é considerado abaixo do nível dos cursos de admissão mencionados acima. Assim, ele só garantiria a entrada do estudante em Foundation Years (curso preparatório entre o ensino médio e a universidade, que tem como objetivo fortalecer os conhecimentos do aluno).

Outros diplomas/certificados de outros países podem também ser aceitos, mas isso depende das exigências de cada Universidade. As notas e as matérias escolhidas pelo aluno durante o ensino médio tem grande impacto na aplicação. Então, para aqueles que já sabem o que e onde querem estudar é importante verificar no site da instituição.

Um aspecto muito importante que se aplica aos três diplomas/certificados é o nível de inglês. Como são aulas específicas e aprofundadas, o aluno já precisa ter a fluência da língua para se comunicar de forma acadêmica, especialmente na parte escrita.

É importante lembrar que esses diplomas possuem abordagens de ensino diferentes. Então, é fundamental pesquisar para encontrar o diploma/certificado que mais combine com a sua personalidade e forma de aprendizado.

 

Texto de Nina Schmidt
Instagram, Twitter e Youtube – Les Choses De Nina

Foto de capa: Otalia Onta – @londonphototravel