Apesar da resistência de parte da população e da mídia britânica, a estação de Holborn vai testar durante seis meses um novo sistema nas escadas rolantes. Quem mora em Londres já está acostumado com pessoas estáticas do lado direito enquanto passageiros sobem as escadas pelo lado esquerdo. Na estação de Holborn, no entanto, a ‘correria’ deverá dar lugar à paciência, de acordo com o Transport for London.

A partir do dia 18 de abril, uma das quatro escadas da estação será utilizada apenas para o ‘standing only’. Em novembro do ano passado o teste já foi realizado por três semanas. O TfL solicitou aos cidadãos que utilizassem o serviço entre 8h30 e 9h30 para que não andassem nas escadas. À época, o órgão que comanda o transporte público de Londres afirmou que 30% mais passageiros utilizaram as escadas com todos permanecendo sem caminhar.

De acordo com o TfL, em estações com escadas rolantes muito longas como os de Holborn (23.4m) muitas pessoas optam por não andar. “O novo teste vai ajudar a verificar se é possível influenciar os passageiros a permanecer em ambos os lados”, afirmou Peter McNaught, diretor de operações.