Este final de semana é de festa para a monarquia britânica. Será comemorado oficialmente o aniversário de 90 anos da rainha Elizabeth II. Diversos eventos acontecerão por toda a cidade de Londres, começando na sexta-feira, dia 10, e terminando no domingo, dia 12. Apesar de ter completado seu nonagésimo ano de vida no dia 21 de abril, tradicionalmente a festa oficial acontece em junho, quando o clima é mais propício para as atividades ao ar livre. A tradicional missa, um desfile oficial e uma mega festa para 10 mil pessoas estão programados.

Tudo começa na sexta-feira, com uma celebração na igreja de St Paul’s. Membros da família real e políticos participam do ato, que também marca o aniversário de 95 do príncipe Philip. Após a cerimônia, todos seguem para o palácio de Buckingham, onde haverá um almoço.

No sábado pela manhã há o desfile Trooping the Colour. A rainha, acompanhada por Philip e outros membros da realeza, assiste ao desfile no Horse Guards Parade. Desde 1748 o desfile militar britânico também marca o aniversário do soberano. Em seguida, os membros da realeza retornam ao Buckingham Palace, onde assistem da sacada ao desfile dos aviões da Força Aérea Britânica.

No domingo, o final das comemorações oficiais será celebrado com um almoço no The Mall para 10 mil pessoas. Haverá desfiles durante o dia e a rainha Elizabeth II e o príncipe Philip estarão no Queen Victoria Memorial, em frente ao Palácio, para escutar alguns discursos e depois se juntar aos netos William e Harry para a sequência da programação do dia.

Haverá telões nas proximidades do Green Park e do Parque do St James para que o público possa assistir as festividades. A BBC também transmitirá os eventos. Ainda por conta das comemorações, nos dias 10 e 11 os pubs do Reino Unido fecharão à 1h, e não às 23h, como exige a lei.

E você, pretende acompanhar o aniversário da rainha? Deixe seu comentário abaixo.

Minhas dicas foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.