HALF TERM!!! O que fazer?

Por Jéssica Amaral

 
Quem tem filho em Londres, já sabe: é preciso se programar para não ter dor de cabeça com a chegada do Half Term. Se você tem, ou não, filhos, explico melhor. Aqui em Londres, a cada seis semanas as crianças entram em férias, variando de 1 ou 2 semanas. É um tempo bom para a criança poder descansar e se divertir. Mas e aí, como fica a vida da gente?
 
Quando a criança frequenta a escola, é um alívio para nós pais que temos trabalho em período integral. A rotina dos pequenos indo para um local que podemos confiar nos faz ter tranquilidade para trabalhar bem. E o horário ajuda. Isso porque a maioria das escolas tem o “Breakfast club”, a partir das 7h30. É um ‘clube’ onde a criança pode chegar mais cedo e tomar o café da manhã na escola, já ficando direto para a aula, que começa geralmente entre 8h30 e 9h.
 
Depois que as aulas terminam, entre às 15h15 e 15h30, existe também o “After School Club” que vai até às 18h. É um dia longo, claro, mas para os pais que não querem se estressar em procurar uma babá, essa é a melhor solução. Claro que esse conforto tem seu preço. Cada escola tem o seus preços para o Breakfast Club, começando por volta de £10 por semana. O “After School Club” é pago de 6 em 6 semanas e custa por volta de £70 – £150 por criança. 
 
Já para os pais que são solteiros, o governo oferece ajuda para pagar pelo menos 70% de alguma coisa que tem a ver com a educação da criança, o famoso “benefício”. Tem uma certa burocracia, mas é possível conseguir o auxílio.
 
Após essa “fugidinha” para falar das escolas, voltemos ao Half Term! Muitos pais procuram tirar férias no mesmo período em que as escolas estão paradas. Com isso, eles podem curtir mais tempo com seus filhos. Outros procuram babás ou até mesmo amigas (os) ou outras famílias que possam cuidar dos pequeninos enquanto trabalham.
 
A rotina muda um pouco, talvez por acordar mais cedo para levar a criança onde você vai deixa-la enquanto trabalha, e ir buscar ao final do expediente. Dependendo do que você planejar (se for mal planejado, no caso rs), seu dia pode ficar até mais cansativo.
 
Tirar férias junto com meus filhos
Isso é bom! Londres oferece vários lugares onde você pode ir passear com os pequenos; Museus, Cinemas, Parques, Zoológico, ver um Musical, enfim. Opções não faltam. Só é preciso conseguir tirar os dias de folga junto com as crianças. E claro, manter o olho sempre aberto para não tirar a criança da rotina (deixando dormir tarde, por exemplo). Isso muito provavelmente vai afetar o desempenho quando ela voltar a estudar. E muitos pais sofrem com isso: acordar cedo é uma batalha! rs