A.I.R.E.: Registro de Residência no Exterior para quem tem Cidadania Italiana

Muitos brasileiros que possuem cidadania italiana tem dúvida com relação ao registro de residência exigido pelo governo para cidadãos que moram fora da Itália. A seguir confira como funciona o registro e para que serve.

Registro de Residência Italiano

Todos aqueles que possuem a cidadania italiana tiveram a necessidade de registrar a sua residência junto ao governo da Itália. Aqueles que realizam seu processo de cidadania na Itália, devem ter a residência em alguma cidade italiana, aqueles que fazem no Brasil, ficam registrados nos Consulados Italianos em território brasileiro e os que obtem a cidadania no Reino Unido, tem a sua residência na Inglaterra.

Toda vez que um cidadão italiano muda de cidade ou país, é necessário informar e atualizar os seus dados junto ao governo da Itália.  Isso é necessário porque se o portador da cidadania precisa obter a emissão ou renovação de documentos de identidade, através dos Consulados, ele só poderá ser atendido caso tenha a sua residência registrada naquele local.

QUER RECEBER MAIS CONTEÚDOS COMO ESSE POR E-MAIL?

Então junte-se a mais de 150 mil apaixonados pela terra da rainha que assim
como você querem visitar Londres seja para turistar, morar ou trabalhar. 

Se o portador do passaporte italiano mora no Reino Unido e precisa fazer um nova carta de identidade italiana ou renovar seu passaporte, ele só conseguirá fazer isso, caso tenha atualizado seus dados com o Consulado Italiano.

A.I.R.E.

Para os cidadãos italianos que não residem na Itália foi criado um sitema de cadastro específico, o A.I.R.E., que significa “anagrafe per gli italiani residenti all’estero”, ou em português, Registro para italianos residentes no exterior.

Dessa maneira, se você reside no Reino Unido e possui cidadania italiana, deve atualizar seu A.I.R.E. no Consulado para que possa ter acesso aos serviços e a assistência do governo da Itália. A  Inscrição no  A. I.R.E. é um direito e dever de cada cidadão italiano. O processo de mudança de registro de residência dura 6 meses.