Cidades da Inglaterra: Liverpool e o legado dos Beatles

A maior banda de todos os tempos. Assim os Beatles são conhecidos. O quarteto é referência para a cidade de Liverpool. E não apenas no passado. Uma pesquisa divulgada pelo Liverpool City Council traz a importância da banda para a cidade nos dias de hoje. O legado acrescenta 82 milhões de libras anuais à cidade. E mais de duas mil pessoas estão empregadas diretamente em função da banda.

“Todo mundo sabe que os Beatles tiveram um grande impacto sobre o passado da cidade, mas agora nós sabemos exatamente o que é e o que podemos fazer, em conjunto com outras partes interessadas, para garantir o seu impacto sobre o futuro da cidade”, afirmou o prefeito Joe Anderson em entrevista à BBC. A cidade recebe anualmente cerca de 200 mil visitantes relacionados à banda.

O relatório, produzido pela Liverpool John Moores University e da Universidade de Liverpool, aponta que a economia relacionada com o Beatles cresce até 15% ao ano. Parte deste crescimento se deve à popularidade das canções em países como Brasil e China, além dos tradicionais fãs da Europa e Estados Unidos. Este foi o primeiro material trazendo em valores a importância atual da banda, que alcançou fama mundial na década de 1960.