Cidades da Inglaterra: Liverpool

Com 800 anos de história, Liverpool é famosa pelo time de futebol Liverpool FC, por ser a cidade natal dos Beatles e por ter uma intensa vida cultural, com teatros, museus e galerias de arte. De acordo com o Centro Nacional de Estatísticas (órgão do Governo Inglês), Liverpool ocupa o 4º lugar no ranking das cidades mais visitadas em todo o Reino Unido em 2013. Para além disto, foi classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial e, assim como Londres, tem edifícios tombados.

 

Galerias de arte e museus
elondres-Albert_Dock

A Albert Dock é um dos pontos turísticos mais visitados na Grã-Bretanha e contempla o Beatles Story , Tate Liverpool (arte moderna) e o Merseyside Maritime Museum. Não deixe de vistar a Walker Art Gallery, que reúne obras de artistas famosos como Hockney, Degas, Turner e Rembrandt. E também o centro de artes Bluecoat, com 300 anos de idade. O FACT (Fundação de Arte e Tecnologia Criativa) é um dos mais famosos centro de multimídia do Reino Unido. Lá você vai estar diante de projetos artísticos inusitados e ver de perto como funcionam efeitos especiais e tecnologias de famosos filmes de Hollywood.

 

Cidade natal dos Beatles
elondres-beatles-liverpool

Os fãs dos Beatles vão adorar Liverpool, pois a cidade tem vários locais dedicados à banda inglesa. O Beatles Story, em Albert Dock, conta a história dos músicos, desde a formação da banda até as carreiras a solo, e também apresenta objetos e instrumentos do grupo. A cidade também tem o Museu dos Beatles. Não perca um show ao vivo no Cavern Club Liverpool (na foto), palco onde os Beatles tocaram pela primeira vez. E faça um passeio pela Mendips e 20 Forthlin Road, ruas onde viveram John Lennon e Paul McCartney.

 

Mais pontos musicais famosos
elondres-orchestra
Para além do Cavern Club Liverpool, a cidade tem outros pontos famosos dedicados à música, como o Liverpool Academy, o Bumper e o Magnet. Para quem aprecia música sinfônica, a Orquestra Sinfônica de Liverpool é uma das mais antigas do Reino Unido e se apresenta no Liverpool Philharmonic Hall.

 

Refeição no “Panoramic 34″ e em Chinatown
elondres-restaurant-panoramic

Localizado no 34º andar da West Tower, o Panoramic 34 é o restaurante mais alto do Reino Unido, com uma vista de 360º da cidade e arredores. Liverpool também tem uma grande comunidade chinesa e por isto, há bons restaurantes chineses em Chinatown.

Como chegar
A partir de Londres, a viagem pode durar de duas a cinco horas, dependendo do tipo de transporte que você escolher, podendo ser trem, ônibus, avião ou até mesmo alugar um carro.  Poderá ver passagens de trem no site www.virgintrains.co.uk ou no www.megatrain.com (que combina trem e ônibus). Para viagens de ônibus, poderá consultar o site da National Express.

Conheça mais Cidades da Inglaterra.