O que esperar de Londres em dezembro? A capital inglesa é linda e agitada em todos os meses do ano, mas no Natal ganha um clima ainda mais especial. Para onde se olha há luzes, árvores decoradas, enfeites e pessoas se preparando para receber o velhinho Santa Claus. Se caírem alguns flocos de neve, não se assuste: isso não significa mais frio e ainda ajuda a compor o cenário de um jeito mais encantador. Então agora é hora de colocar gorro, luva e casaco para conferir como Londres fica ainda mais mágica nessa época do ano:

Clima e temperatura

O inverno europeu tem início oficialmente no dia 21 de dezembro e termina no dia 28 de março de 2017. Agasalhar-se bem é obrigatório. Lance mão de gorros, luvas, meias térmicas e casacos impermeáveis. A temperatura pode variar entre 2 e 8 graus ou até menos que zero, mas é bom se certificar em sites de previsão de tempo para não ser pego de surpresa, principalmente por causa da chuva e quedas ainda maiores de temperatura. Os dias têm luz do sol por um período de tempo bem menor — ele costuma se pôr por volta de 16h.

Natal em Londres

Como em qualquer lugar do mundo onde se comemora o Natal, as pessoas vão às compras, as lojas ficam cheias, as ruas lotadas e, como é normal em Londres, pode chover. Então esteja preparado para passear em meio a muita gente, sombrinhas e capas de chuva. A cidade fica ainda mais agitada por causa do frisson do Natal. Mas ainda assim é uma energia alegre e gostosa!

Comidas típicas de Natal

Pode apostar que você vai encontrar muitas Mince Pies por aí. Mas atualmente (apesar do nome) ela não leva carne e é preparada com um recheio de frutas, especiarias, brandy e castanhas. A receita é muito antiga e diz-se que é a iguaria que o Papai Noel mais gosta — é comum que as famílias coloquem algumas dessas tortinhas perto da lareira para agradar ao bom velhinho! Outra delícia típica de Natal é o Mulled Wine, um tipo de sangria em versão inverno. Leva vinho, especiarias e é servido quente.

Christmas Day

No dia 25 de dezembro você vai ver uma cidade vazia e famílias e amigos se reunindo dentro de casa. O transporte público não funciona e a maioria dos atrativos turísticos (como museus, galerias, London Eye, o Madame Toussaud, Torre de Londres, Castelos etc.) estarão fechados. Se for passear, vá a pé ou tente a sorte de procurar um cab (táxi) — mas não são muitos os que rodam no dia de Natal.

Boxing Day

Boxing day é como os ingleses se referem ao dia 26 de dezembro, o dia oficial de liquidação em Londres. A cada ano que passa, esse dia é mais esperado: as promoções são realmente boas. Mas prepare o espírito! Se você topa encarar multidões, pode sair com compras que valem a pena. E no dia seguinte ao Natal o transporte público retoma a normalidade.

O que fazer em Londres em dezembro?

Além das atrações que já acontecem o ano todo, Londres em dezembro consegue ficar ainda mais bonita e com uma programação de Natal pra encantar qualquer idade. Feiras, espetáculos temáticos (balés e corais), rinques de patinação no gelo, missas e decoração especial se espalham por toda a cidade. Uma boa pedida é visitar o Charles Dickens Museum, dedicado ao autor de “A Christmas Carol”. Nesse livro, o Dickens praticamente criou a forma com a qual comemoramos o Natal no Ocidente. O Museu fica especialmente decorado para o Natal e é uma ótima forma de conhecer um pouco mais da cultura inglesa natalina.

Outro programa bem bacana é patinar no gelo. Há vários rinques espalhados pela cidade, normalmente junto aos principais monumentos de Londres. Na Somerset House tem até sessões “night club”, com direito a iluminação e DJ. Vale conferir o Natal na Trafalgar Square — com uma linda árvore de mais de 20 metros que serve de cenário para vários corais se apresentarem, o Nutcracker (Quebra Nozes) na Royal Opera House com a English National Ballet e as missas e concertos na Westminster Abbey e na St Paul’s Cathedral.

E você, como comemora o Natal com os londrinos? Se ainda não foi, já escolheu seus programas imperdíveis? Conte pra mim aqui nos comentários!