Londres em dezembro: o que fazer no Natal?

MINI-CURSO GRÁTIS

7 Dicas Valiosas sobre Londres

Receba Grátis no seu email DICAS INDISPENSÁVEIS para sua estadia em Londres.

O que esperar de Londres em dezembro? A capital inglesa é linda e agitada em todos os meses do ano, mas no Natal ganha um clima ainda mais especial. Para onde se olha há luzes, árvores decoradas, enfeites e pessoas se preparando para receber o velhinho Santa Claus. Se caírem alguns flocos de neve, não se assuste: isso não significa mais frio e ainda ajuda a compor o cenário de um jeito mais encantador. Então agora é hora de colocar gorro, luva e casaco para conferir como Londres fica ainda mais mágica nessa época do ano:

Clima e temperatura

Agasalhar-se bem é obrigatório. Lance mão de gorros, luvas, meias térmicas e casacos impermeáveis. A temperatura pode variar entre 2 e 8 graus ou até menos que zero, mas é bom se certificar em sites de previsão de tempo para não ser pego de surpresa, principalmente por causa da chuva e quedas ainda maiores de temperatura. Os dias têm luz do sol por um período de tempo bem menor — ele costuma se pôr por volta de 16h.

Natal em Londres

Como em qualquer lugar do mundo onde se comemora o Natal, as pessoas vão às compras, as lojas ficam cheias, as ruas lotadas e, como é normal em Londres, pode chover. Então esteja preparado para passear em meio a muita gente, sombrinhas e capas de chuva. A cidade fica ainda mais agitada por causa do frisson do Natal. Mas ainda assim é uma energia alegre e gostosa!

Comidas típicas de Natal

Pode apostar que você vai encontrar muitas Mince Pies por aí. Mas atualmente (apesar do nome) ela não leva carne e é preparada com um recheio de frutas, especiarias, brandy e castanhas. A receita é muito antiga e diz-se que é a iguaria que o Papai Noel mais gosta — é comum que as famílias coloquem algumas dessas tortinhas perto da lareira para agradar ao bom velhinho! Outra delícia típica de Natal é o Mulled Wine, um tipo de sangria em versão inverno. Leva vinho, especiarias e é servido quente.

Christmas Day

No dia 25 de dezembro você vai ver uma cidade vazia e famílias e amigos se reunindo dentro de casa. O transporte público não funciona e a maioria dos atrativos turísticos (como museus, galerias, London Eye, o Madame Toussaud, Torre de Londres, Castelos etc.) estarão fechados. Se for passear, vá a pé ou tente a sorte de procurar um cab (táxi) — mas não são muitos os que rodam no dia de Natal.

Boxing Day

Boxing day é como os ingleses se referem ao dia 26 de dezembro, o dia oficial de liquidação em Londres. A cada ano que passa, esse dia é mais esperado: as promoções são realmente boas. Mas prepare o espírito! Se você topa encarar multidões, pode sair com compras que valem a pena. E no dia seguinte ao Natal o transporte público retoma a normalidade.

O que fazer em Londres em dezembro?

Além das atrações que já acontecem o ano todo, Londres em dezembro consegue ficar ainda mais bonita e com uma programação de Natal pra encantar qualquer idade. Feiras, espetáculos temáticos (balés e corais), rinques de patinação no gelo, missas e decoração especial se espalham por toda a cidade. Uma boa pedida é visitar o Charles Dickens Museum, dedicado ao autor de “A Christmas Carol”. Nesse livro, o Dickens praticamente criou a forma com a qual comemoramos o Natal no Ocidente. O Museu fica especialmente decorado para o Natal e é uma ótima forma de conhecer um pouco mais da cultura inglesa natalina.

Outro programa bem bacana é patinar no gelo. Há vários rinques espalhados pela cidade, normalmente junto aos principais monumentos de Londres. Na Somerset House tem até sessões “night club”, com direito a iluminação e DJ. Vale conferir o Natal na Trafalgar Square — com uma linda árvore de mais de 20 metros que serve de cenário para vários corais se apresentarem, o Nutcracker (Quebra Nozes) na Royal Opera House com a English National Ballet e as missas e concertos na Westminster Abbey e na St Paul’s Cathedral.

E você, como comemora o Natal com os londrinos? Se ainda não foi, já escolheu seus programas imperdíveis? Conte pra mim aqui nos comentários!

Olá, muito legal esse seu post!
Tô chegando dia 24 de dezembro na minha cidade dos sonhos, e só saio de lá (a contra-gosto) dia 01º.
Já fiz um mooonte de programações, mas ainda tá difícil de escolher. O dia só tem 24h, as atrações são milhares e, infelizmente, tudo fecha muito cedo. Mas ainda não consegui achar/reservar um restaurante pra ceia do dia 24 nem pro almoço do dia 25.
Tô tentando já faz um tempo, comprar pelo site do Royal Albert All, ingressos para o show do Nutcracker, seguido de um jantar por lá mesmo (apesar de ter medo de não ser muito bom e caríssimo…), mas por algum motivo, não consigo comprar de jeito nenhum!

Ah! Uma dúvida! Comprei o London Pass para três dias. Eu tenho que usá-lo por três dias seguidos ou pode ser, por exemplo, quarta, quinta e sábado?

Obrigada,
Julia