fbpx
Rainha Elizabeth II: A Rainha mais Longeva da História

Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre a vida e o reinado da Rainha Elizabeth II.

A monarca britânica permaneceu no trono por 70 anos e é considerada a segunda monarca com o reinado mais longo da história. 

Confira também sobre como funcionou o Protocolo de Funeral e a Ascensão do novo rei e 6 curiosidades sobre a Rainha britânica. Continue a leitura!

Elizabeth segunda

Como era a vida de Elizabeth antes do seu reinado?

A rainha Elizabeth foi a monarca britânica que permaneceu por mais tempo no trono. No dia 6 de fevereiro de 2022, ela completou 70 anos de reinado e comemorou o Jubileu de Platina. Confira sobre a vida, a infância e o seu casamento com Philip até a sua coroação. 

Infância e juventude

No dia 21 de abril de 1926, nascia em Mayfair, Elizabeth Alexandra Mary Windsor, a primeira filha de Albert Frederick Arthur George e Elizabeth Bowes-Lyonm conhecidos como Duque e Duquesa de York, que posteriormente seriam conhecidos como Rei George VI e Rainha Elizabeth (A Rainha Mãe).

No seu nascimento quem estava no poder era o seu avô, George V, o primeiro da dinastia de Windsor. Na linha sucessória, Elizabeth era a terceira, ficando atrás do seu tio Edward e seu pai George. 

Ela e sua única irmã, Margareth, nascida quatro anos depois, foram educadas em casa sob a supervisão da mãe da governanta, Marion Crawford, carinhosamente chamada de Crawfie.

A família a chamava de “Lilibet” e seu avô George V adorava as visitas de Elizabeth e em muitas bibliografias relataram que foi um dos fatores que a ajudaram a se recuperar de uma doença em 1929;

No entanto, em 1936, após a morte do seu avô, seu tio ascendeu ao trono como Rei Edward VIII, que abdicou do trono para se casar com uma norte-americana divorciada, levando ao trono o Rei George. Aos 10 anos, Elizabeth se torna a primeira na linha sucessória ao trono. 

Elizabeth foi educada em casa junto com a sua irmã, Margareth e começou a exercer funções públicas durante a Segunda Guerra Mundial, servindo ao Serviço Territorial Auxiliar.

Elizabeth e sua irmã Margareth. Fonte: Site Oficial da Família Real.

Participação na Segunda Guerra

Em 1939, o Reino Unido declarou guerra à Alemanha, após a Polônia ser invadida por tropas germânicas, e assim se iniciou a Segunda Guerra Mundial, que durou até 1945, e tornou-se um dos maiores conflitos da história, responsável pela grande destruição e mortes. 

Em 1940, Elizabeth II fez o primeiro pronunciamento, ao lado de sua irmã Margareth, aos 14 anos de idade, direcionada para as crianças das nações evacuadas durante a guerra. 

Durante os anos de Guerra, Elizabeth morou no Castelo de Windsor, no entanto no último ano do conflito, ela participou do Auxiliary Territorial Service, um grupo de mulheres voluntárias que ajudava ao exército britânico. Durante este período, ela foi treinada como motorista e mecânica. 

Ao final da guerra, ela saiu às ruas para comemorar a derrota dos nazistas, ao lado de sua irmã Margareth. Neste período, Elizabeth tinha apenas 19 anos.

Durante todo período da Segunda Guerra, Elizabeth trocava cartas com Philip, que posteriormente se tornaria seu marido.

Rainha Elizabeth na Segunda Guerra Mundial. Fonte: Site oficial da Família Real

O Casamento com Philip – o Príncipe Grego e Dinamarquês

Em 20 de novembro de 1947, Elizabeth se casa com Philip Mountbatten, filho do príncipe Andrew da Grécia, ex-príncipe da Grécia e Dinamarca e também primo distante que ela conheceu aos 13 anos de idade. 

O então Príncipe Grego e dinarmaquês, esteve ao lado da rainha Elizabeth II durante todo o reinado. Eles se conheceram pouco antes da Segunda Guerra Mundial, quando Philip estava na Marinha. 

Para se casarem, Philip renunciou ao título de príncipe grego e se tornou um cidadão britânico passando a usar a versão anglicana do sobrenome de sua mãe, Mountbatten.

Elizabeth e Philip. Fonte: Site Oficial da Família Real.

O casamento foi realizado na Abadia de Westminster e depois de casados passaram a residir em Clarence House, em Londres. 

Os dois ficaram juntos até a morte do príncipe, em 2021. Philipe se tornou o consorte que passou mais tempo a servir o Reino Unido.

 

A coroação da Rainha Elizabeth II

Em 6 de fevereiro de 1952, com a morte de seu pai, Elizabeth, com 25 anos de idade, assume o trono e em 2 de junho de 1953, ela foi coroada na Abadia de Westminster. Foi a primeira coroação televisionada para o mundo, após o príncipe Philip sugerir a ideia para Elizabeth.

O príncipe Philip, manteve-se como consorte real e também se tornou o Duque de Edimburgo.

Ela então se tornou rainha reinante de sete países independentes dos Reinos da Comunidade de Nações: Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão e Ceilão, bem como chefe da Commonwealth.

O número dos seus reinos variou ao longo do tempo, à medida que alguns territórios conquistaram independência e se tornaram repúblicas.

Após a coroação, a Família Real passou a residir no Palácio de Buckinghan, localizado no centro de Londres. 

Em 1952, Elizabeth publicou uma declaração dizendo que a casa real manteria a Casa e Windsor, contrariando Philipe e a tradição que após o casamento a esposa assume o sobrenome do marido.

Philip reclamou ser o único homem no país a não poder dar o seu nome aos próprios filhos. Foi somente em 1960, depois da morte de Mary e a renúncia de Churchill que o sobrenome “Moutbatten-Windsor” foi adotado para os descendentes de linhagem masculina que não possuíam o título real.

Coroação da Rainha Elizabeth II e o Rei Consorte Philip. Fonte: Site oficial da Família Real

Os Filhos e Netos de Elizabeth e Philip

Ao todo o casal teve 4 filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward. 

Princesa Anne

Em novembro de 1973, a princesa Anne se casa com Mark Anthony e tem 2 filhos: Peter Philips (1977) e Zara Tindall (1981). Em 1987, Anne recebe o título de Princesa Real.  

Em 1992, a Princesa Anne se divorcia, e em dezembro do mesmo ano se casa com Timothy James.

Príncipe Charles

Em 1958, o príncipe Charles, o primeiro da lista de sucessão, recebeu o título de “Príncipe de Gales”. 

Em julho de 1981, Charles se casa com Lady Diana, que recebeu o título de Princesa de Gales e tem dois filhos: William (1982) e Henry (1984).

Em 1997, Diana morre em um acidente de carro em Paris e em abril de 2005, Charles se casa com Camila. 

O filho mais velho de Charles, William, se casou com Catherine Middleton em abril de 2011 e receberam o título de Duque e Duquesa de Cambridge.

Príncipe Andrew

Em 1986, o príncipe Andrew, o terceiro filho da rainha, se casa com Sarah Ferguson e recebe o título de Duque e Duquesa de York. Ele tem 2 filhos: Beatrice (1988) e Eugenie Victória (1990)

Príncipe Edward

Em 1999, Edward se casa com Sophie Rhys-Jones, e tem dois filhos: Louise (2003) e James (2007), conhecido como o Conde de Wessex. 

 

Elizabeth, Philip e seus Filhos: Charles, Anne, Andrew e Edward. Fonte: Site oficial da Família Real

O Reinado de sete décadas de Elizabeth II

Para relembrar os 70 anos do Reinado de Elizabeth, veja 9 marcos da sua história. Confira!

1) Primeira a retornar à Alemanha ocidental e a visitar a China continental

Como marco do retorno das relações entre o Reino Unido e a Alemanha, em 1965 a rainha Elizabeth II visitou a Alemanha Ocidental, com uma tarefa diplomática.  O país não recebia a visita de um monarca britânico desde 1913, um ano antes da Primeira Guerra.

Além disso, a monarca também visitou a China Continental em 1986 e também se tornou a primeira a abrir um ano parlamentar no Canadá.

2) Caminhada entre os plebeus

Antes do reinado de Elizabeth, os monarcas não tinham um contato com os civis do próprio país, apenas acenavam no carro em que estavam. 

Elizabeth II quebrou o protocolo e instituiu a “caminhada entre os plebeus”, durante uma visita à Austrália em 1970. Ela se aproximava das multidões e os cumprimentava.

3) A rainha visita o Brasil

O Brasil recebeu apenas uma única visita da rainha Elizabeth II. Em novembro de 1968, a monarca britânica desembarcou em Brasília e foi recebida em um banquete bem restrito sob o comando do presidente da ditadura militar, Arthur da Costa e Silva. 

Dias depois ela também foi para o Rio de Janeiro para cumprir um dos últimos compromissos. Em 10 de novembro, a Rainha conheceu o Pelé, que fez questão de agradecer a presença dela e de Philip, em uma partida de futebol no qual ele jogou. O encontro aconteceu no Maracanã após uma partida entre as seleções carioca e paulista. 

4) O Jubileu de Prata

Em 1977, a monarca britânica comemorou o Jubileu de Prata. As celebrações só mostraram o quanto a rainha é popular, e apesar de todos os acontecimentos e cobertura negativa devido a separação da princesa Margareth do seu marido. 

5) Tentativas de atentados à Rainha Elizabeth II

A Rainha Elizabeth II foi vítima de várias tentativas de assassinato, em 1981 dispararam seis vezes contra ela, durante uma cavalgada, mas os tiros eram de festim.  O responsável pelos disparos, tinha apenas 17 anos e foi condenado a cinco anos de prisão.

Outro incidente ocorreu durante a sua visita à Nova Zelândia, onde ela foi surpreendida por um garoto de 17 anos que apontou e disparou uma espingarda contra a rainha. A arma falhou e ele foi preso e solto novamente, mas voltou a planejar um novo ataque a monarca e acabou retornando à prisão.

Há também o caso de invasão em 1982, onde a rainha acordou com um intruso no quarto dela, no Palácio de Buckingham. Durante a invasão, a monarca permaneceu bastante calma e enquanto conversava com o invasor, apertou o botão de emergência do recinto. O homem foi preso e nada aconteceu com a rainha. Este fato inclusive foi retratado na Série “The Crown“.

6) Jubileu de Ouro

Em 2002 Elizabeth comemorou o Jubileu de Ouro. Havia muitas especulações na época, pois a sua irmã e mãe morreram em fevereiro e maio e muitos achavam que ou o jubileu seria um sucesso ou um total fracasso.

A monarca britânica realizou várias viagens pelos seus reinos, iniciando pela Jamaica, em fevereiro. Houve muitas festas nas ruas, eventos comemorativos e até mesmo monumentos nomeados em homenagem ao momento. 

Nesta época, a Elizabeth teve alguns problemas de saúde, e realizou a laparoscopia nos joelhos em 2003. Em 2006, a rainha não pode comparecer à abertura do Emirates Stadium, devido a dores musculares nas costas.

Já em 2007, foi reportado que a rainha ficou frustrada pelas políticas do primeiro-ministro Tony Blair e demonstrou preocupação pelas Forças Armadas do Reino Unido que estavam sobrecarregadas no Iraque e Afeganistão.

Em 2011, a rainha fez a primeira visita a República da Irlanda a convite da presidente Mary McAleese. Durante a visita, autoridades irlandesas desmantelaram um atentado à bomba que visava a vida de Elizabeth II.

7) Jubileu de Diamante

Em 2012, marcou os sessenta anos de sua ascensão ao trono, com celebrações que ocorriam pelo reino todo. Ao lado do Príncipe Philip ela realizou grandes viagens por todo o Reino Unido, enquanto os seus filhos e netos embarcavam em viagens reais pelos países da Commonwealth.

Em 2012 a Rainha abriu as Olimpíadas de Verão e as Paraolimpíadas em Londres, tornando- se a primeira chefe de Estado a abrir dois Jogos Olímpico em países diferentes. 

8) Jubileu de Safira

Em 2017 a monarca britânica celebrou os 65 anos de reinado, considerada a única rainha britânica a celebrar o Jubileu de Safira. A data também marca o dia da morte de seu pai. Neste dia, a rainha passou o dia em Sandringham House.

Durante as comemorações houve saudações reais no Green Park e também na Torre de Londres. A Casa da Moeda Real também emitiu oito novas moedas comemorativas em homenagem à rainha. 

Em 9 de abril de 2021, o seu marido, Philip Mountbatten, faleceu. O casal viveu junto durante 69 anos.

9) Jubileu de Platina

Em fevereiro de 2022, a Rainha completou 70 anos de reinado, comemorando o Jubileu de Platina. As celebrações aconteceram especialmente entre os dias 2 e 5 de junho, com a presença dos membros da Família Real e vários eventos como parada militar, corrida de cavalos, missa, shows e aviões da Força Aérea sobrevoaram o céu de Londres. 

Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II.Fonte: Site oficial da Família Real

A ponte de Londres caiu: O Falecimento da Rainha Elizabeth II

Em 8 de setembro de 2022, aos 96 anos, aconteceu o falecimento da Rainha Elizabeth II no Castelo Balmoral, localizado na Escócia. No anúncio oficial, foi mencionado que a rainha fez a passagem pacificamente.

O seu reinado teve 70 anos e sua longevidade levou a várias celebrações, por ser a monarca com o reinado de maior duração na história do Reino Unido. Ao longo do seu reinado, ela presenciou 16 primeiros-ministros no Reino Unido.

Com o falecimento do monarca, o seu filho mais velho, Charles se torna rei do Reino Unido, com 73 anos, e agora adota o nome de Charles III. A atual sucessão do trono britânico, segue a seguinte ordem:

  • Príncipe William, filho mais velho do rei Charles III;
  • Príncipe George, filho mais velho de William;
  • Princesa Charlotte, filha de William;
  • Príncipe Louis, filho de William.
Sucessão do trono do Reino Unido: Elizabeth, Charles, William e George. Fonte: Site oficial da Família Real

Com a morte da Rainha, um plano bastante detalhado para o seu funeral foi colocado em prática. Venha conferir!

O protocolo do funeral da Rainha Elizabeth II

A tão conhecida operação London Bridge foi substituído pela Operação Unicórnio, pois a rainha faleceu na Escócia e um novo protocolo foi estabelecido. No dia 10 de setembro, foi confirmado todo o protocolo do funeral da monarca e divulgado no site oficial da Família Real. Veja abaixo como aconteceu a despedida da Monarca Britânica:

11 de setembro de 2022- Chegada do caixão de Elizabeth II ao Palácio de Holyroodhouse- Edimburgo

O caixão de Elizabeth II foi levado do Castelo de Balmoral para o Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo- Escócia. Ali o caixão ficou por uns dias e durante 24 horas recebeu a entrada do público para velar a monarca.

12 de setembro de 2022- Cerimônia na Catedral de St. Giles

O corpo foi levado para a Catedral de St. Giles, onde a Família Real participou de uma procissão e também presenciou uma cerimônia na Catedral.

13 de setembro de 2022- Chegada ao Palácio de Buckingham

O caixão com o corpo da monarca britânica foi levado para o Palácio de Buckingham.

14 de setembro de 2022 – Despedida do público no Palácio de Westminster

Na parte da tarde o caixão da rainha foi levado de carruagem até o palácio de Westminster, onde ficou até a manhã do dia do funeral. Durante este período o público teve a oportunidade de se despedir da monarca.

19 de setembro de 2022- A despedida final da Rainha Elizabeth II

O funeral começou às 6h30, o Westminster Hall foi fechado para que o caixão fosse transportado para a Abadia de Westminster.

Ao todo foram mais de 300 mil pessoas que se despediram pessoalmente da rainha, formando filas extensas.  O evento reuniu várias autoridades globais, como os presidentes dos Estados Unidos, França e também do Brasil, entre outros 100 chefes de Estado, somando ao todo cerca de 2 mil convidados.

O caixão foi transportado do Salão de Westminster até a Abadia em uma carruagem, a mesma utilizada para o funeral do pai da rainha, George V, em 1952.

Durante o cortejo cerca de 140 marinheiros e 200 músicos tocaram a gaita de fole. O caixão com o corpo da rainha foi acompanhado pelos seus quatro filhos, levado para o interior da abadia para o início da cerimônia que contou com o hino nacional e um lamento tocado pelo gaiteiro da Rainha às 8h, o mesmo que acordava a Rainha todas as manhãs.

Depois o caixão foi levado até o Arco de Wellington com o Rei Charles III e alguns membros da família real, acompanhando a procissão a pé. O caixão fez a viagem de Londres até Windsor, na capela São Jorge, onde foi celebrado uma missa.

Já na parte da tarde, aconteceu o funeral privado para a família real e por fim a rainha foi sepultada ao lado do príncipe Philip, o falecido marido e rei consorte, na Capela Memorial do Rei George VI, um anexo onde foram enterrados seus pais e as cinzas de sua irmã Margaret.

O gaiteiro tocou ao final de seu funeral, simbolizando o descanso da Rainha enquanto o caixão era abaixado na abóbada real sob a capela.

Confira o vídeo registrado da Despedida final da Rainha Elizabeth.

Funeral Rainha Elizabeth II. Fonte: G1, Globo.

Os próximos passos do Rei Charles III

Dois dias após a morte de sua mãe, Charles foi formalmente proclamado rei e fez o seu primeiro discurso no Parlamento Britânico no dia 12 de setembro e logo seguiu para os cortejos fúnebres.

Veja o primeiro pronunciamento do Rei Charles III.

O novo monarca deve adotar algumas pequenas reformas e garantirá a conexão com o mundo real e virtual, o próprio Charles já reiterou no primeiro dia, como soberano que o papel e valores da Instituição devem persistir.  A era da internet potencializa gestos, por menores que sejam.

Ele também é defensor da liberdade de religião, ciente das mudanças que o reino vem passando nas últimas sete décadas. Charles está longe de ter o carisma da mãe ou do filho mais velho, mas tem ganhado a confiança dos súditos nos últimos dias.

A cerimônia de coroação ainda não tem data marcada, mas se tem boas expectativas sobre o novo Rei.

Elizabeth segunda

06 curiosidades sobre o reinado de Rainha Elizabeth II

Agora que você já conheceu sobre a história e o reinado da Rainha britânica, conheças os principais fatos históricos sobre a vida da monarca:

1. O 2° reinado mais longo da história 

A Rainha Elizabeth II foi considerada a segunda monarca a ficar mais tempo no poder, ao todo foram 70 anos e 151 dias no comando do trono britânico. O primeiro rei a ficar mais tempo foi Rei Luís XIV da França, que ficou 72 anos no trono

2. Única mulher da família real a entrar para as forças armadas durante a 2ª Guerra Mundial

Antes de se tornar rainha, a monarca foi a primeira mulher a servir às Forças Armadas. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele se juntou ao Serviço Territorial Auxiliar da Divisão de Mulher do Exército Britânico e trabalhou como mecânica e motorista de caminhão

3. Durante o Reinado, conheceu cinco Papas 

Durante os 70 anos do seu reinado, desde que assumiu o trono, a rainha conheceu ao todo, cinco papas:

  • Papa Pio (1951)
  • Papa João XXIII (1961)
  • Papa João Paulo II (1980,1982 e 2000)
  • Papa Bento XVI (2010)
  • Papa Francisco (2014)

4. Durante a visita ao Brasil, a Rainha Elizabeth II inaugurou o MASP

Durante a sua primeira e única visita ao Brasil, a monarca britânica inaugurou o Museu de Arte da Cidade de São Paulo (MASP). Além disso ela também visitou o famoso Edifício Itália e também foi ao show ao lado de Elza Soares, Jair Rodrigues e Wilson Simonal.

5. Elizabeth II conheceu 4 presidentes brasileiros 

Elizabeth II durante o período da ditadura militar, conheceu:

  • General Arthur Costa e Silva
  • General Ernesto Geisel

Com a redemocratização ela conheceu quatro presidentes brasileiros:

  • José Sarney
  • Fernando Henrique Cardoso
  • Lula
  • Dilma Rousseff

6. A Elizabeth II foi uma das primeiras pessoas a usar a internet 

Em 1976, em uma visita ao Centro de Pesquisa de Telecomunicações, no Reino Unido, se encontrava a primeira rede de computadores do Planeta, a ARPANET, onde a soberana enviou um e-mail, e assim se tornou uma das primeiras pessoas a usar a internet.

E se você gostou do conteúdo, então compartilhe em suas redes sociais e continue acompanhando todas as informações sobre a Ascensão do Rei Charles III.

eBook Grátis: 7 Segredos sobre Morar em Londres, DESCUBRA agora!

eBook Grátis: 7 Segredos sobre Morar em Londres, DESCUBRA agora!

Faça como mais de 87.500 seguidores que descobriram o básico sobre Londres antes mesmo de chegar na terra da Rainha.