Londres é a capital de cocaína da Europa pelo segundo ano consecutivo. É o que revela um estudo do European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction. A capital da Inglaterra foi uma das poucas cidades do mundo a registrar aumento do consumo. A pesquisa também descobriu que o ecstasy está fazendo um retorno como a droga de escolha entre os jovens.

A análise mostrou que a concentração média diária de cocaína em águas residuais de Londres foi de 909mg por 1.000 pessoas no ano passado – acima de 737mg em 2014. O próximo nível mais próximo foi 642mg, anotado em Amsterdã. Quando contabilizados amostras apenas aos finais de semana, a concentração sobe para 1044mg.

De acordo com o relatório, houve um “quadro estável” do consumo de cocaína em todo o continente ao longo de cinco anos. “A maioria das cidades mostram tanto uma diminuição ou uma tendência estável entre 2011 e 2015, mas em alguns casos, em particular, Bruxelas e Londres, foi observado um aumento nas cargas estar neste período”, diz o texto.

A cocaína é a droga ilícita mais consumida na Europa, com um número estimado de 2,4 milhões de jovens adultos entre 15 e 34 anos tendo utilizado a substância no último ano.