Sendo uma das mais populosas e visitadas cidades europeias, Londres agora conta com novas instruções para maior segurança dos usuários de seu sistema de transporte mais famoso – o metrô. A ideia agora foi de reforçar o efetivo com funcionárias virtuais que, em gravações em vídeo, lembram aos usuários sobre um uso mais otimizado do elevador nas estações do metrô.

Maior segurança: priorizando o usuário

Quando uma pessoa passa pela escada rolante correndo ou muito apressada, o risco de acidente se torna maior. E isso também aumenta o congestionamento das estações, visto que um número exagerado de pessoas se concentra nas entradas dos vagões.

Foi com essa ideia em mente que a instrução dada por funcionárias holográficas, posicionadas nos acessos às escadas rolantes é: ‘Fique parado na escada rolante, usando os espaços marcados’. Para isso, existem marcas de pés para que os usuários se posicionem lado a lado nas escadas, bloqueando os ‘apressadinhos’ e permitindo um fluxo constante e ao mesmo tempo calmo.

Uma campanha em andamento

Essa campanha de conscientização do uso do metrô, que iniciou no mês de abril, vai durar 6 meses na estação de Holborn e tem por meta observar a reação da população.

O uso de holografia para orientar a população não é novo. Nos últimos 3 anos, o posicionamento de orientadores virtuais tem sido usado para o treinamento de novas diretivas ou normas na cidade. Infelizmente, no caso da orientação sobre o uso do metrô não foi bem recebida pela maioria, como revelam imagens internas do órgão que regulamenta o meio de transporte – o TfL. A maioria dos usuários ainda mantem o hábito de ‘dar a esquerda’ aos apressados. Resta ver o resultado final dessa ideia, criada para proteger os cidadãos de Londres.

O que você achou da ideia? Deixe sua opinião nos comentários!

As informações foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.