Na última quarta-feira (20/7), Theresa May e Angela Merkel se encontraram na capital alemã para discutir sobre a decisão do Reino Unido de sair da UE. Saiba um pouco mais sobre as opiniões de Merkel e May.

A primeira-ministra britânica ressaltou novamente que ativar o artigo 50 do Tratado de Lisboa é algo a ser feito apenas em 2017. A justificativa envolve o período de preparação que é necessário antes do Brexit ser efetivado. May disse que a saída só ocorrerá depois que houver um nítido esclarecimento sobre os objetivos dessa decisão.

A chanceler alemã mostrou empatia e paciência em suas ponderações. Mesmo dizendo que a saída do Reino Unido não pode desgastar a comunidade britânica, e nem a europeia, Angela Merkel fez a política da boa vizinhança. Após receber May com honrarias, ela disse que o Brexit deve se efetivar dentro de uma “atmosfera amigável e com base em muitas convicções comuns”. Ela acrescentou: “Uma boa preparação é importante para o bem da UE.”

Falando lado a lado com Merkel junto à imprensa, May declarou que entende a opinião do povo britânico sobre o Brexit como um pedido formal de limitação da imigração. Explicando suas motivações May disse: “Queremos levar a imigração para níveis sustentáveis”.

 

Merkel e May estão adotando posturas amigáveis quanto à transição que ocorrerá no Brexit

 

Merkel e May defendem boas relações na Europa

Mostrando respeito pelo bloco europeu, Theresa May disse que até a efetivação completa do Brexit, o Reino Unido levará em conta tanto os direitos como as obrigações da UE. E que, mesmo após isso ocorrer, a intenção britânica é manter um relacionamento ‘forte’ e ‘construtivo’ com os outros países.

Isso, segundo ela, ajudará o Reino Unido a continuar tendo sucesso na luta contra o terrorismo e vai alavancar a economia no período de adaptação que se seguirá. E May ainda afirmou que mesmo que o Brexit cause uma mudança no relacionamento com a Alemanha, o Reino Unido ainda fará o máximo para preservar essa relação em níveis bem intensos!

 

As informações foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.