A Inglaterra tem lindas costas praianas, montanhas e campos verdes de perder de vistas e também um mundo subterrâneo a ser explorado. Na vila Wookey Hole, na cidade de Somerset, há cavernas subterrâneas com rios que passam por baixo da terra, fontes de água e lendas antigas sobre bruxas e outras criaturas do submundo.

elondres-gough's cave

Na vila de Cheddar Gorge (foto acima), também em Somerset, existe a famosa gruta Cough, localizada a 90 metros da superfície, com uma extensão de 2.135 quilômetros e com várias formações rochosas, estalactites e estalagmites. Antes se chamava Sand Hole, mas ganhou o nome do escavador Richard Cox Gough, que desvendou várias partes desta gruta, deixando-a aberta para a visitação do público.  Em 1903, foi descoberto ali o mais antigo esqueleto humano da Grã-Bretanha, que se estima ter 9 mil anos.

elondres-gaping gill

A caverna Gaping Gill (na foto acima), em Ingleborough, já foi considerada a maior da Grã-Bretanha e hoje está atrás da caverna Titan, descoberta em  Derbyshire em 1999. A Gaping Gill tem 98 metros de profundida e continua a ter o record da mais alta cachoeira da Inglaterra e o da mais extensa câmara subterrânea com a abertura para a superfície.

Passeio pelos esgotos

elondres-esgotos
Outra opção subterrânea são os passeios pelos esgotos. E quem diria que isto iria virar roteiro turísticos? Pois é, mas visitar os esgotos antigos é uma prática turística em muitas cidades europeias. Em Brighton, existem passeios guiados pelos esgotos vitorianos da cidade. São quase 366 metros, começando no Palace Pier e voltando à superfície, bem no meio do Old Steine Gardens.

Veja outros artigos sobre Cidades da Inglaterra.

Minhas dicas foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.