Londres tem grandes museus e galerias, dos mais variados temas e para todos os gostos. Nacional Gallery, Tate Modern, British Museum, Natural History Museum, Imperial War Museum, e por ai vai. O melhor de tudo é que a maioria deles é de graça! Um ótimo passeio em família, com os amigos ou mesmo sozinho (pra gosta muito de museu e perde horas observando tudo, como eu!).

Mas e quando o assunto é moda, tem museu para os fashion addicted? Tem sim! Hoje vou falar de dois museus para os profissionais e amantes da moda que estão de passagem por Londres!

V&A – Victoria and Albert Museum

O V&A Museum nasceu no ano de 1852 devido ao grande sucesso de uma exposição ocorrida no ano anterior.

Ele foi criado com o intuíto de levar cultura a toda a população gratuitamente, educar os trabalhadores e inspirar designers e fabricantes britânicos. Desde então seu acervo não para de crescer e é um dos maiores no segmento do design.
Salas com pé direito gigantesco abrigam esculturas impressionantes em perfeição e tamanho.

 

Harmonia da escultura modernista no Saguão do Prédio em estilo Victoriano

 

O acervo é imenso e com peças de cerâmica, pinturas, tapeçaria, fotografia, joalheria, móveis e objetos de decoração, quadros e objetos sacros além de itens diversos da arquitetura de países da Europa, Ásia e Ámerica. As peças mais antigas datam do século IV.

 


No piso térreo a esquerda fica a seção dedicada a moda. O acervo possui em torno de 100.000 itens, de botões a vestidos de baile! Começando no século XVIII e chegando aos dias de hoje podemos ver a evolução da indumentária até chegar a moda como a conhecemos hoje.

 

Mesmo para quem não é ligado no assunto, conhecer a história da moda ajuda a entender o comportamento dos dias de hoje, como os fatos foram se desenvolvendo ao longo do tempo. Impossível não se inspirar com a riqueza e perfeição de tecidos, costuras, detalhes, rendas e a delicadeza das estampas num período em que absolutamente tudo era artesanal.

Além deste espaço há também alguns trajes de época expostos junto a objetos de decoração e pinturas separados por datas e países, como é o caso dos trajes orientais expostos juntos a elementos de decoração da China e Japão.
Exposições temporárias por preços acessíveis também fazem parte do calendário do V&A.

 

O V&A funciona diariamente, das 10:00 as 5:45 e às sextas das 10:00 as 22:00.
A estação de metrô mais próxima é South Kensington e de ônibus partindo da Picadilly Circus pegue a linha 14 sentido Putney Heath e desça quase em frente ao museu. Endereço: Cromwell Road – London, SW7 2RL

Fashion and Textile Museum

Apesar de levar o nome de museu podemos considerar este espaço como uma galeria. Ele foi fundado e pertence a estilista britânica Zandra Rhodes e abriga exposições temporárias de moda, arquitetura, design e afins. Zandra foi estilista da princesa Daiana, de vários outros integrantes da família real e famosos, como Freddy Mercury.

A fachada do FTM

Logo na entrada a esquerda há uma sala com modelos que são ícones da carreira de Rhodes. Na parede um telão passa continuamente uma entrevista a respeito de cada modelo exposto ali. Realmente há muita história pra contar!
Além disso há também cursos livres de moda em diversos temas.

Ótimo para os adolescentes que estão pensando em seguir nas diversas profissões ligadas a moda, para estudantes que já estão na faculdade e também para os já formados que querem aprimorar seus conhecimentos.
Como de costume há uma lojinha repleta de livros dos mais variados temas, acessórios e objetos de decoração e papelaria.

 


O Fashion and Textile Museum fica próximo da London Bridge Station, na 83 Bermondsey Street, SE1 3XF, uma rua super charmosa com cafés e pequenas galerias de arte e decoração.
A entrada é paga e tem desconto para estudantes, mas os valores são bem acessíveis. Mais informações no site www.ftmlondon.org.

 

Texto de Taís Rolim
www.trend2.com.br
Visite o Facebook