Novidade para os aeroportos de Londres. O governo do Reino Unido aprovou na terça-feira a construção de uma terceira pista no aeroporto de Heathrow. De acordo com o ministro dos Transportes britânico, Chris Grayling, o objetivo é ampliar a capacidade aeroportuária no país. O local vence ‘uma batalha’ contra o aeroporto de Gatwick, situado ao sul de Londres e mais longe do centro urbano, onde foi cogitada a construção de uma segunda pista.

A decisão também busca transmitir um sinal de abertura ao mundo, apesar do Brexit. De acordo com o ministro, a expansão de Heathrow com uma terceira pista e um sexto terminal, algo ao qual se opõem vários grupos de ambientalistas, políticos e moradores, “oferecerá emprego e oportunidades para a próxima década e além”.

O Parlamento ainda precisa aprovar a decisão no próximo ano, depois de uma etapa de consultas. A primeira-ministra Theresa May, que herdou este tema espinhoso, pretende, assim, acalmar as críticas agitadas de vários ministros, de associações ambientais e de moradores. Grayling lembrou que agora será aberto um período de consulta para que todas as partes interessadas exponham seus argumentos, o que é “de grande importância para as pessoas que vivem perto do aeroporto”.

“Deixamos claro que a expansão só será permitida se vier acompanha de um pacote de compensações e atenuantes de primeira classe, avaliado em até 2,6 bilhões de libras (US$ 3,17 bilhões), que inclua apoio à comunidade, isolamento e alívio do ruído, que equilibre os benefícios e o impacto da expansão”, comentou o ministro.

Uma vez confirmada a posição governamental, agora será iniciado um processo de consulta pública que fundamentará a decisão definitiva do Executivo, prevista para o ano que vem e que será submetida à votação parlamentar entre o fim de 2017 e o início de 2018.

Aeroporto de Heathrow

Heathrow é o principal aeroporto do Reino Unido e o mais movimentado da Europa em termos de trânsito de pessoas, sendo também o terceiro mais movimentado do mundo. É por ele que chega a maioria dos vôos de fora da Europa. Se você está vindo do Brasil em um vôo direto, provavelmente vai chegar por ele. Em 2014, cerca de 75 milhões de pessoas passaram pelo Heathrow.

São mais de 160 lojas e quase 50 restaurantes/cafés para você se entreter enquanto espera por seu vôo. Algumas pessoas não sabem, mas nenhum dos cinco terminais do aeroporto tem loja de fast-food. É bom que você saiba de antemão para evitar chegar lá na esperança de encontrar um Mc Donald’s ou Burger King. O wi-fi é gratuito nos primeiros 30 minutos. Se você quiser usar mais tempo, terá que pagar.

 

Com agências internacionais