Se você tem o costume de dirigir e usar o celular no Reino Unido, pense duas vezes antes de continuar a fazer isso. De acordo com as agências de notícias britânicas, motoristas que forem flagrados usando o celular ao volante por duas vezes deverão pagar multas de até mil libras, além de perder a carteira de motorista. O plano do governo britânico é introduzir as novas leis no ano que vem.

Atualmente, quem é pego usando o celular ao dirigir recebe três pontos na carteia e multa de 100 libras. A intenção do governo é subir para seis pontos na carteira de habilitação e no pagamento de multa de até 200 libras. Isso quer dizer que os novos motoristas, que podem perder apenas seis pontos nos dois primeiros anos de habilitação, podem ter a carteira cassada caso sejam pegos no celular ao dirigir. 

O Departamento de Transporte britânico diz esperar que as mudanças entrem em vigor já no primeiro semestre de 2017. Uma pesquisa do RAC aponta um aumento do uso ilegal de telefones celulares por motoristas, com quase um terço admitir ao uso de um dispositivo de mão, comparado com 8% em 2014.

Parte das 1.714 pessoas entrevistadas para o levantamento afirmou tirar fotos e fazer vídeos enquanto dirigia. O número de motoristas que disseram que enviar mensagens ou postado nas redes sociais subiu de 7 para 19%, enquanto 14% disseram que tiraram fotos ou gravaram vídeos durante a condução.

Segundo o Departamento de Transporte britânico, a distração dos motoristas ao usar o celular causou 492 acidentes no Reino Unido em 2014. Desse total, 21 foram fatais e 84 considerados graves.

“Pode parecer inofensivo quando você está respondendo a um texto, respondendo a uma chamada ou usando um aplicativo, mas a verdade é suas ações podem matar e causar um enorme sofrimento para os outros”, disse o secretário de Transporte do Reino Unido, Chris Grayling.

 

Com agências internacionais