O bairro londrino de Notting Hill ficou mundialmente famoso depois do sucesso da comédia romântica “Um lugar chamado Notting Hill”.

Estrelada por Julia Roberts e Hugh Grant. Além de ser o cenário da história romântica, o bairro atrai milhares de turistas por ser uma região charmosa (considera por alguns a região mais charmosa de Londres). Cheia de construções vitorianas, casas coloridas e diversas lojas e antiquários cheios de itens para quem gosta de garimpar peças de design e roupas vintage.

Não é à toa que Notting Hill é um dos bairros mais badalados para quem quer morar em Londres. Por isso eu resolvi escrever esse post para mostrar tudo o que você precisa saber antes de visitar o local, seja a passeio ou para morar.

Após a década de 80, inúmeras modificações foram feitas na região, que até então possuía preços modestos, que começaram a atrair uma população mais jovem.

Hoje, a região de Notting Hill é predominantemente branca e que consegue pagar altos valores para morar no bairro.

Nesse artigo iremos abordar os seguintes assuntos:

  • História
  • Portobello Road e Portobello Market
  • Vida no Bairro
  • Custo de Vida
  • Comércio
  • Carnaval em Notting Hill
  • O Filme: “Um lugar chamado Notting Hill”
  • Arte

 

História

Apesar de hoje ser uma das queridinhas dos turistas, Notting Hill possui uma história bastante movimentada. Por mais que seja difícil de acreditar, ela nem sempre tão adorável assim.

Até a década de 50 as casas da região ( que anteriormente pertenciam a aristocracia) eram habitadas por diversas famílias que viviam em condições de bastante carência.

O cenário mudou logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Onde o local foi aos poucos sendo habito por vários imigrantes das Colônias do Caribe, as chamadas West Indies (Índias Ocidentais ou a Bacia do Caribe), além de outras pessoas que vinham da África.

Com uma numerosa população negra, Notting Hill foi palco dos primeiros conflitos radicais que ocorram em Londres, mais especificamente em agosto de 1958.

Nos anos seguintes estes imigrantes se organizaram e criaram a primeira edição do Notting Hill Carnival,  que atualmente é responsável pelo grande números de visitantes (cerca de 1 milhão) no último final de semana de agosto.

 

Portobello Road e Portobello Market

Notting Hill

Portobello Road

A rua Portobello Road é o principal eixo turístico e comercial do bairro, além de ser a porta de entrada de Notting Hill.

É nela que acontece a feira de antiguidade semanal Portobello Market, conhecida por ser uma atração imperdível. Principalmente para quem gosta de garimpar roupas e acessórios vintage, arte, livros e discos, além de muitas coisas diferentes e bonitas.

Sempre aos sábados de manhã, o Portobello Market é uma tradição londrina que atrai tanto turistas como moradores de várias regiões de Londres.

Os principais dias da feira são a sexta-feira e o sábado, embora um mercado menor ocorra de segunda-feira a quinta-feira.

Nos dias úteis, os moradores comprar frutas e legumes. Artigos de segunda mão estão incluídos na sexta-feira, mas sábado é o dia mais movimentado do mercado, quando todas as barracas de antiguidades estão abertas e os caçadores de pechinchas chegam.

Há também algumas barracas de roupas. Com quase um quilômetro de comprimento, este movimentado mercado de West London oferece uma infinita variedade de mercadorias – mergulhe e certamente encontrará uma lembrança única.

Vida no Bairro

Comércio em Notting Hill

Apesar de ser um bairro turístico, que fica bem cheio durante os meses de alta temporada, a vida em Notting Hill pode ser considerada tranquila. O bairro é extremamente seguro e possui casas espaçosas, com terraços, quintais e jardins, que lembram as pequenas casas dos subúrbios.

Dá para alugar uma bicicleta para circular na região; e não falta espaço para a família. Os amantes da literatura irão adorar garimpar novos títulos na Travel Bookshop (a mesma do filme)! Já para quem aprecia bons restaurantes, não faltam opções em Notting Hill.

Custo de vida

Ter essa qualidade de vida em Londres custa caro: o preço de aluguel dos apartamentos é em torno de 400 semanais por um flat de um quarto, 750 por dois quartos e 1200 por três quartos.

O aluguel das casas custa a partir de 2000 libras, dependendo do tamanho. A forma mais barata de morar em Notting Hill é dividir um flat ou um estúdio por duas pessoas, já que os apartamentos da região são mais espaçosos do que o restante de Londres.

Comércio

Notting Hill possui uma atividade comercial agitada e diversificada. Possui desde lojas de grifes e designers contemporâneos — como All Saints of Spitafields, The Kooples, Sandro e Make, na Westbourne Grove —, até as lojas de antiguidades, mapas, livros e brechós da Portobello Road.

Perto da estação de metrô Notting Hill Gate fica a loja de produtos de culinária do Jamie Oliver, Recipease. Além de ter vários ingredientes frescos e utensílios de cozinha também oferece um café cheio de receitas deliciosas e aulas de culinária de diversas especialidades.

Para saborear o famoso Brunch, é preciso reservar com antecedência. Já a Pembridge Road é a rua das lojas mais alternativas, com roupas diferentes e souvenirs que lembram Camden Market.

Carnaval em Notting Hill

Carnaval em Notting Hill

 

Em agosto, milhões de pessoas celebram o maior festival de rua da Europa – o Carnaval de Notting Hill . O Carnaval de Notting Hill tem um tema do festival do caribe que invade a Londres ocidental.

Um enorme desfile de carros alegóricos passam pela rota do Carnaval de Notting Hill, enchendo as ruas com trajes caracterizados, bandas marchando, música Calypso e uma variedade de comidas deliciosas.

Recomenda-se que você se prepare adequadamente para as festividades do Carnaval de Notting Hill. Pois como ele abrange uma vasta área, algumas estações são fechadas e algumas são interrompidas durante o fim de semana do carnaval. Por isso, é bom planejar bem adiantado as viagens.

Certifique-se de ter um mapa da rota do carnaval, além de informações sobre banheiros públicos, bares, sistemas de som e centros médicos.

Vale a pena conferir a previsão do tempo em Londres antes do carnaval também. Leve um par de óculos de sol, um guarda-chuva e uma garrafa de água.

O Filme: “Um lugar chamado Notting Hill”

Filme Notting Hill

O filme de Notting Hill, dirigido por Richard Curtis, foi lançado em 1999. A comédia romântica estrelado por Julia Roberts e Hugh Grant foi um sucesso de bilheteria. Notting Hill tornou-se um lugar popular para visitar, pois muito do filme foi filmado em torno da área .

Notting Hill tornou-se um dos 10 melhores locais de cinema em Londres para os fãs de cinema. Especialmente aqueles que querem recapturar a magia entre os personagens principais, William Thacker e Anna Scott.

Pegue a Notting Hill Film Tour e veja alguns dos locais famosos que foram parte integrante do filme, bem como aprender sobre a história da área.

Arte

O bairro transpira arte. Nos dias de feira não é raro encontrar artistas e músicos de rua, que dão um show à parte para entreter os turistas que circulam no Portobello Market.

Também é possível encontrar artistas plásticos expondo suas obras e comprar arte de variados estilos na feira de rua e nas lojinhas locais.

Seguro, cheio de opções culturais, comércio variado e bons lugares para comer. Notting Hill é um dos bairros mais atraentes para quem está pensando em se mudar para Londres. Conhece o bairro? Tem outras dicas de onde morar em Londres? Deixe um comentário!

Encontrar casas em Londres é uma das etapas mais importantes para você se estabelecer na cidade onde você irá morar. Baseado nisso criamos o formulário abaixo para te ajudar!

Envie sua pergunta ou solicitação de orçamento sem compromisso para as agências brasileiras de acomodação em Londres preenchendo o formulário abaixo.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Telefone

Assunto

Escreva abaixo exatamente o tipo de acomodação que você está procurando e informe o máximo de detalhes.