O nome do novo prefeito de Londres deverá ser conhecido no final desta sexta-feira. A contagem dos votos será iniciada às oito da manhã. Sadiq Khan, do Partido Trabalhista segue como favorito para ocupar o cargo de Boris Johnson. Os 25 membros da Assembleia de Londres também deverão ser conhecidos por volta das 15h, de acordo com a imprensa local.

Este será apenas o terceiro prefeito eleito pela população, após decisão por referendo no ano 2000. E caso se confirme a eleição de Khan, esta será a primeira vez que um muçulmano ocupará o cargo. Em termos políticos, o prefeito tem atuação decisiva em algumas áreas, como segurança e transporte. Outras são administradas pelos councils, como a coleta de lixo.

Sadiq_Khan

Sadiq Khan é o favorito para vencer as eleições londrinas

A provável eleição de Khan, que antes da eleição aparecia com 12% de vantagem para o conservador Zac Goldsmith, é colocada como um grande desafio para o partido Trabalhista, liderado por  Jeremy Corbyn. O polêmico líder do partido é acusado de não conseguir unir os trabalhistas como o esperado após as eleições de setembro do ano passado. Corbyn é inimigo declarado das políticas de austeridade do Primeiro-Ministro David Cameron.

Com agências internacionais