O que você deve aprender com um empreendedor de sucesso?

Depois de ler mais de 500 livros sobre empreendimentos e ouvir atentamente os mais de 3.000 proprietários de negócios na Vertice Services Contabilidade e Consultoria (www.vertice services.com), sinto-me confortável ao escrever sobre o tema: o porque alguns empreendedores são mais bem-sucedidas do que outros.

Gostaria de compartilhar com vocês os resultados de minha própria experiência prática. A premissa inicial é que só se deve ensinar às pessoas, o que você realmente aprendeu, e não o que copiou das experiências de outras pessoas.

Vamos compartilhar algumas das minhas descobertas:

Empreendedores bem-sucedidos não são questão de sorte

É muito fácil dizer que pessoas bem-sucedidas tiveram sorte. Estou afirmando que a sorte não é a principal causa para que um indivíduo seja bem-sucedido. Esqueçam este absurdo. Por que um consultor de negócios faz as pessoas acreditarem, que você deve ter sorte para ser um indivíduo bem-sucedido? Se este for o caso, você só deve escutar indivíduos de sorte, e estou certo de que este tipo de consultor não é um deles. A sorte é “uma força de propósito, imprevisível e incontrolável que molda eventos favoráveis ou desfavoráveis para um indivíduo”. O que o consultor está nos dizendo, proprietários de negócios, é que para se ter um empreendimento  bem-sucedido, você deve montar um que não tenha a finalidade e quaisquer objetivos de negócio, e não deve ter uma experiência de diretor para geri-lo. Vou explicar o que é sorte. Sorte é quando você gasta £ 1,00 em um bilhete de loteria e, em seguida, você ganha £ 30.000.000. A razão de ser sorte neste caso, é que você não fez nada para ganhar o prêmio, além de comprar o bilhete de loteria. Não se pode prever quais serão os números vencedores, portanto, ganhar é proveniente da sorte.

Outros acreditam que sorte, é estar no lugar certo e na hora certa. Está correto. Além disso, a fim de estar no lugar certo e na hora certa você tinha que estar no lugar certo e na hora certa. Tudo acontece por uma razão e quando é positivamente claro para o seu cérebro o que você deseja alcançar para ser um indivíduo bem-sucedido, o lugar e momento certo expõem vocês próprios. Não é uma coincidência. E quando o lugar certo e no tempo certo chegam, você deve estar pronto para não perder a oportunidade.

Pessoas que trabalham muito não fazem dinheiro

Tenho a certeza de que quem disse isso não trabalha pesado. Você realmente sabe por quais razões eles dizem essa bobagem? Eles são preguiçosos e não querem que você seja uma pessoa bem- sucedida. São o que chamamos de “vampiros de energia”. Eles querem sugar o sangue de seu corpo e tomá-lo durante o almoço. Riem e aplaudem emocionados quando você falha ao tentar fazer algo que ama.

Li muitos livros, incluindo o “4 horas trabalhadas por semana” que diz: “Se você está trabalhando mais de 4 horas por semana, você é um estúpido”. Tenha a certeza que o próprio escritor, trabalha mais do que 4 horas por semana. Talvez ele seja um muito bom escritor e orador público, porém ele não sabe como medir seu tempo, efetivamente. Tenho a certeza que ele gastou mais do que 4 horas por dia, apenas para encontrar uma editora para publicar seu livro.

Segundo a minha pesquisa, a maioria dos meus clientes bem-sucedidos com quem trabalhei e tenho dado consultoria empresarial, colocaram em média mais de 15 horas por dia em seus negócios. Alguns deles trabalham mesmo durante os fins de semana. O número de horas que você alocar para desenvolver e crescer o seu negócio, está direta e positivamente ligado ao sucesso do mesmo.

Outro fato é que algumas pessoas com empresas bem-sucedidas, depois de trabalharem 90 horas por semana durante 30 anos para terem sucesso, tomam a decisão de escrever um livro, relatando que trabalharam muito para terem todos os recursos que possuem. Qual seria a razão para estas pessoas mentirem assim?  Eu tenho um palpite: eles se sentem melhores em acreditar que ganharam tudo o que possuem sem trabalho pesado.

Você não precisa ser um especialista em sua empresa

Claro que você deve saber o maximo possível sobre o empreendimento que está executando. Como é possível vender algo em que não se tem conhecimento algum? Todos os empresários bem-sucedidos entendem muito bem do produto ou serviço que estão introduzindo no mercado. A única maneira de melhorar os processos de sua empresa é aprendendo em detalhes cada um deles. Entendo que às vezes você pode estar em uma posição de investidor, mas alguém, por exemplo, o seu parceiro ou alguém que trabalha em seu negócio, deve ser o especialista. Também é preciso ter cuidado, pois se eles saem da empresa, você terá que encontrar outro especialista para substituí-lo com a mesma qualidade, ou então terá que aprender sozinho, sendo que muitas vezes, não encontrará tempo para cumprir esta função.

Criatividade é importante

Você deve sempre se perguntar se a maneira como está executando suas ações está correta. Posso melhorar alguma coisa? Estou certo de que, caso faça este exercício, novas ideias entrarão em sua mente e a criatividade começará a fazer diferença. Empresários para mim são intimamente ligados com criatividade.

Experiência anterior é muito importante

Quando as pessoas me procuram para iniciar um negócio, no qual já tiveram alguma experiência anterior, poderia afirmar que as chances de sucesso quase triplicam. Tendo trabalhado em um empreendimento semelhante antes, significa que você vai saber quais recursos são necessários para desenvolver um negócio bem-sucedido. Você já sabe como evitar alguns erros que irão aumentar suas chances de sucesso. Também saberá com antecedência se o empreendimento escolhido é o tipo de negócio que você gostaria de ocupar o seu tempo e energia. Alguns consultores, não raro, aconselham os clientes a aprenderem enquanto estão em exercício no negócio. Por que não tentar publicar o seu livro antes de escrevê-lo? Missão impossível.

Arriscador ou apostador

Por que devemos chamar um indivíduo bem-sucedido de um apostador? Eles não são apostadores. Apostadores são pessoas que visitam um casino e apostam mais de £ 1.000 na roleta. Eles não têm controle. Empreendedorismo é o processo para começar um negócio. Um empresário bem-sucedido desenvolve um plano de negócios, adquire e contrata os recursos humanos necessários, e outros, e é totalmente responsável por seu sucesso ou fracasso. Eles fazem negócios com paixão e intuição. Sempre calculam a sua exposição ao risco. A maioria não arrisca tudo o que têm, e são apostadores muito bons, pois tentam evitar mover todas as suas fichas em uma só rodada.

O que motiva as pessoas evitarem investir em um negócio é o medo. Medo de perder o dinheiro que muito trabalharam para ganhar. Quando atingem a idade de aposentadoria, não estão 100% satisfeitos com eles próprios, pois pensam o porquê de não terem feito isso ou aquilo. O que faz com que essas pessoas sejam bem sucedidas é que elas não pensam sobre risco, quando iniciam seu próprio negócio, apenas viram uma oportunidade. São responsáveis pelo negócio se obtiverem sucesso, mas são ainda mais responsáveis se o negócio falhar.

Rede de Negócios

Todos os empresários bem sucedidos, têm uma boa rede de negócios. Eles entendem muito bem que o melhor método de marketing de vendas é conhecendo outros empresários, bem como o significado das palavras: referência e introdução. Eles também querem partilhar a sua experiência com outros empresários. É necessário esclarecer queNetworking não é beber cerveja com seus velhos amigos, assistindo a um jogo de futebol. Esta é a rede social. Estou falando de rede de negócios.

Certifique-se de compreender a diferença entre um e outro. Além disso, você não interage com as pessoas, se adicionar um post no facebook, em que você gostaria de compartilhar com outras pessoas a cor de sua banana, enquanto come uma banana split, a não ser que você tenha um negócio de alimentos.

Investir em seus funcionários

Pensar em si próprio antes que seus funcionários é o maior erro que pode fazer quando se está gerenciando um negócio. Seus funcionários são o ativo mais importante que a sua empresa tem. Eles podem ser seu tesouro no negócio. São as pessoas que irão representar sua empresa perante seus clientes. Você precisa ter certeza de oferecer-lhes o melhor ambiente de trabalho. Providenciar formação e treinamento é fundamental. Na Vertice Services, por exemplo, oferecemos treinamento de contabilidade aos nossos funcionários, pelo menos uma vez na semana, e ocupamos tempo e energia para nos certificar de que todos os nossos contabilistas estão totalmente qualificados. Este é o nosso objetivo.

Você também deve compreender que os indivíduos têm necessidades diferentes e, como diretor-gerente, deve se adaptar a fim de certificar que seus funcionários estarão sempre satisfeitos. À medida que a empresa cresce, é preciso ter certeza de que seus funcionários são sempre convidados a participar de qualquer oportunidade que surja.

Na Vertice Services, sempre falamos abertamente com os nossos colaboradores e se eles têm um objetivo diferente, tentamos o máximo que podemos para ajudá-los a alcançar esses objetivos. Outro conselho seria: experiência e qualificação são importantes, mas a confiança é ainda mais fundamental. Eu me decepcionei em dois casos diferentes: dois dos meus empregados tomaram a decisão de deixar a minha empresa e montar um negócio semelhante, contatando diretamente todos os clientes com quem costumavam lidar quando trabalharam para a nossa empresa. Para um deles, investimos muito dinheiro em uma filial da Vertice Services, situada no sul de Londres. Outro foi alguém que costumava trabalhar muito perto de mim.

Estas duas experiências ruins nunca me fizeram mudar a maneira de pensar. Eu não posso sacrificar todas as pessoas que eu amo trabalhar, por causa desses indivíduos. Se você tem ou teve a mesma experiência, não se preocupe. A única lição que deveria aprender é ter a certeza de que trabalha com pessoas honestas. E por favor, não pare de investir em seus funcionários por já ter sofrido com o mesmo tipo de experiência negativa.

Rápido para aprender

A maioria das pessoas bem-sucedidas que eu conheço são rápidas aprendizes. Gostam de encontrar respostas corretas para questões e, não as encontrando, se decepcionam. Geralmente aprendem um assunto tão rápido o quanto querem, leem informações o tempo todo e estão sempre aprendendo em contato com outras pessoas.

Persistência

Se você quer ser um indivíduo bem-sucedido, deve entender o significado da persistência no trabalho.

Persistência é firmeza ou obstinação constante, apesar da dificuldade ou oposição. O ponto no qual eu estou tentando chegar, é que não se pode desistir facilmente por sua empresa ter tido qualquer tipo de dificuldade. É de sua responsabilidade superar a barreira e continuar tentando. Por outro lado, deve ser inteligente o suficiente para parar de tentar quando é o bastante.

Há muitas forças externas e internas que afetam o seu negócio diariamente. Algumas dessas forças podem ser trabalhadas lado a lado e podemos usá-las em nossa vantagem nos negócios. Outras, por outro lado, são quase impossíveis de controlar. O mais difícil é o Governo. Alterações na política do governo podem afetar enormemente o seu negócio. Outra força sem controle é a força natural do planeta. Imagine se você tem um negócio em um lugar onde as catástrofes naturais acontecem com muita frequência. Lembro-me que quando montei um escritório há muitos anos em Christchurch na Nova Zelândia, e liguei para nossa recepcionista, procurando informações de um terremoto noticiado, descobri que ela havia falecido por conta do mesmo. Foi um momento muito chocante, mas algo que jamais poderíamos prever.

Tenha cuidado com o que, e de quem você ouve a informação/ideia/conselho. Indivíduos bem-sucedidos sempre ouvem a todos, mas eles sempre tomam as decisões. Não estou dizendo que não deva compartilhar suas ideias com outras pessoas. O que estou afirmando é que você deve se certificar de ouvir atentamente as ideias das outras pessoas, mas seguir o seu coração de forma intuitiva. É de sua responsabilidade tomar a decisão sozinho. Você sempre deve aprender muito bem a separar o conselho honesto do desonesto. Nem todos querem vê-lo feliz. A razão é que eles não são felizes e querem que você participe do seu seu círculo infeliz.

Às vezes precisamos mudar tentando 100 maneiras diferentes de fazer a mesma coisa, antes de obter o melhor resultado.

Aprender com os erros

Se fizer algo certo, terá 10 pessoas para celebrar a sua realização. Se fizer algo de errado, terá 100.

Indivíduos bem-sucedidos estão sempre aprendendo com erros anteriores. Às vezes, eles ganham, outras vezes, aprendem. Algumas pessoas acreditam que o fracasso é o oposto de sucesso. Não é verdade. Muitas falhas podem resultar em um grande sucesso. O fracasso não é um estado ou condição de não cumprir com um objetivo desejável. A falha é temporária. Sucesso é quando as metas e objetivos são alcançados e, muitas vezes, ocorrem falhas durante o caminho.

A maioria dos indivíduos bem-sucedidos que conheço, cometeram muitos erros no passado. Eles até mesmo perderam tudo o que tinham e hoje são muito felizes. O fracasso é quando chegamos aos 85 anos de idade e pensamos no porquê não iniciamos um negócio quando éramos jovens. Não há regras sobre quantos anos você deve ter para ser uma pessoa bem-sucedida. Convém observar também que as estatísticas podem nos ajudar. A maioria das pessoas com negócios bem-sucedidos iniciam a sua viagem quando atingem 40 anos de idade, alguns deles começam sua viagem quando atingem os 70 anos, e outros, morrem tentando.

Tamanho realmente não importa

Tamanho refere-se ao conceito de coisas, geralmente objetos físicos. O seu sonho pode ser medido? Satisfação e felicidade não podem ter um tamanho. Não importa se você é independente ou se gerencia um negócio com 10, 20 ou 100 empregados. Enquanto estiver feliz com suas realizações, não tem mais com o que se preocupar. O problema aqui é que as pessoas, especialmente nos meios de comunicação, na maioria das vezes, mostram grandes empresas como sendo o exemplo do que significa sucesso. Eu realmente não concordo. Na minha experiência, tenho visto pessoas com pequenas empresas familiares, mais felizes do que aquelas que gerem empresas com 100 empregados.

Por favor, não compare o seu negócio com os outros. Talvez seus objetivos de negócio sejam diferentes de outras pessoas. Tenho visto muitos empresários insatisfeitos e que possuem mais de 100 empregados. Por outro lado, você precisa ter certeza de que pensa sobre seus objetivos de negócios a curto, médio e longo prazo, a fim de alcançá-los.

Ser proativo

Indivíduos bem-sucedidos são prevenidos, orientados à mudança e com iniciativa própria. Eles sempre tentam agir antes de acontecer uma situação futura. Querem tentar assumir o controle e fazer as coisas acontecerem, ao invés de apenas irem ajustando e esperando que algo aconteça. Estou muito orgulhoso de ter funcionários proativos, que trabalham sem que seja necessário lembrá-los de seus compromissos. Eles pedem aconselhamento e orientação e nunca ordens ou detalhes para fazerem algo.

Eles têm um objetivo e fazem negócios com um propósito

Todas as pessoas de negócios bem-sucedidos que eu conheço têm um objetivo. Eles fazem o que podem para atingi-lo. Além disso, entendem muito bem como fazer para alcançar o objetivo, sem prejudicar outros. Eles também sabem que, a fim de atingir seus objetivos, devem ajudar outras pessoas a alcançarem o mesmo. Se não fizerem isso, certamente serão indivíduos infelizes. Podem tentar usar uma máscara, comunicando a todos que estão felizes com o que conseguiram, mas não estão. Se você estiver envolvido em um negócio que ajuda outras pessoas, está na direção certa. A empresa precisa ter um propósito definido.

Ajude o ambiente e social

Se você quiser ajudar o meio ambiente, tenha certeza de que realmente quer, e não somente porque outras pessoas lhe disseram que é muito bom, para ser bem conhecido como um indivíduo que está preocupado com outras pessoas. As empresas devem se preocupar com o meio ambiente. Ambiente não significa apenas ambiente de natureza, mas também o ambiente social.

__
Para dúvidas ou comentários sobre o artigo acima, por favor, envie um e-mail para Rodolfo.b@verticeservices.com

Saiba mais sobre a empresa clicando aqui.

As informações foram úteis? Deixe nos comentários. Não esqueça de baixar gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.

COMPARTILHE
Artigo anteriorCity tour em Londres: dicas para conhecer a cidade da melhor forma
Próximo artigoLondon Eye: o melhor ponto de observação de Londres
Rodolfo Basílio
Rodolfo Basílio é fundador da Vertice Group que é uma empresa de contabilidade e consultoria empresarial com assessoria prática e estratégica. Oferece serviços como imposto de renda, declarações de imposto de renda, declaração de VAT, formação e registro de empresa, registro de empresa, registro de autônomo, entre outros serviços no Reino Unido.