Londres é, sem dúvidas, uma das capitais culturais mais importantes do mundo. Prova disso são seus museus e suas diversificadas coleções e temáticas que conseguem agradar os mais variados públicos. Hoje eu fiz uma seleção dos museus em Londres que valem uma visita.

Continue acompanhando e confira a minha lista!

1. Britsh Museum

Impossível fazer uma seleção de museus em Londres sem incluir aquele que possui um dos acervos mais importantes do mundo. Com seus 8 milhões de peças (nem todas expostas), o Britsh Museum apresenta 2 milhões de anos da história e cultura da humanidade.

Lá você vai ver de perto alguns dos objetos arqueológicos mais importantes da cultura ocidental, como a Pedra de Rosetta e esculturas gregas. Além disso, a própria arquitetura do prédio que abriga o British Museum é uma atração à parte. Não deixe de apreciar o teto de vidro no hall central. Ah, e a visita ao acervo permanente é gratuita!

Endereço: Great Russel Street, WC1B 3DG

Aberto diariamente das 10h às 17h30. E nas sextas-feiras ele funciona até às 20h30.

Mais informações no site.

2. Imperial War Museum

imperial-war

Fundado em 1917 este é o primeiro museu de guerra de Londres. Seu acervo mostra como era o cotidiano da população durante o período da 1ª e 2ª Guerras Mundiais. Ele também tem uma das maiores coleções do mundo dedicadas ao assunto e reúne arquivos, submarinos, tanques, armas e aviões.

Há também uma seção dedicada aos conflitos atuais. Pouco conhecido entre os brasileiros, o Imperial War Museum pode agradar as pessoas interessadas em história. Além de Londres existem outros dois Imperial War Museums em Manchester e Cambridgeshire, respectivamente.

Endereço: Lambeth Road, SE16HZ

Entrada gratuita.

Aberto diariamente das 10h às 18h.

Mais informações no site.

3. National Portrait Gallery

national-portrait-gallery

Quando estiver passeando pela Trafalgar Square, não deixe de visitar a National Portrait Gallery para conhecer a maior coleção de retratos do mundo. São mais de mil obras que contém retratos figuras ilustres da nobreza, literatura, música e filosofia pintados do século 16 até os dias de hoje.

Endereço: St Martin Place, WC2H 0HE (ao lado da National Gallery).

Entrada gratuita.

Aberto das 10h às 18h (segunda, terça, quarta, sábado e domingo). Às quintas e sextas, a National Portrait Gallery fica aberta até às 21h.

Mais informações no site.

4. Natural History Museum

Nat_hist_1250628c

Localizado em um dos prédios mais bonitos de Londres, o Natural History Museum é um passeio imperdível para toda a família. Se o acervo do Britsh Museum impressiona, o que dizer dos 80 milhões de exemplares da zoologia, botânica, entomologia, paleontologia e mineralogia do Natural History Museum?

O museu tem entrada gratuita e divide suas seções em cores: a Blue Zone é dos dinossauros; a Red Zone dos terremotos e vulcões; a Orange Zone das borboletas e insetos e a Green Zone, dos fósseis, pássaros e minerais.

No hall central, não deixe de admirar o esqueleto do dinossauro Diplodocus.

E se você decidir visitar o Natural History Museum durante o inverno, pode curtir a pista de patinação que é montada em frente ao edifício!

Endereço: Cromwell Road, SW7 5BD

Aberto diariamente das 10h às 17h30. Nas sextas e sábados o museus funciona até às 22 horas.

Mais informações no site.

5. Victoria & Albert Museum

The+Renaissance+City+1350+1600

Para os amantes de arte e design, o V&A, como é conhecido, é um passeio imperdível. Considerado o maior museu de design e artes decorativas do mundo, você encontra por lá peças de vestuário e tapeçaria, joias, fotografias, mobiliário, cerâmicas e ainda o caderno de anotações de Leonardo da Vinci. Como a entrada também é gratuita aproveite para curtir o café do museu que fica no jardim interno ou para comprar algo na loja do museu, localizado logo após o hall central. Ela é considerada uma das melhores lojas de museu de Londres.

Informações práticas

Endereço: Cromwell Road, SW7 2RL

Aberto diariamente, das 10h às 17h45. Na sexta o V&A fica aberto até às 22h.

Mais informações no site.

Gostou da minha seleção de museus em Londres que você precisa conhecer? Qual deles é o seu preferido? Conta pra mim aqui nos comentários!