Conceitos de padrão de beleza não são bem vindos pela prefeitura de Londres. Uma medida inusitada, mas aguardada por muitos, será tomada nos meios de transporte da capital inglesa a partir de julho de 2016: imagens que propagam padrões irreais de beleza terão sua veiculação vetada nos meios de transporte da cidade.

Essa proposta já vinha sendo apresentada na campanha do atual prefeito de Londres, Sadiq Khan. Segundo ele, o recado para a indústria de publicidade é: ninguém deve fazer pressão para outros se encaixarem nos perfis corporais estabelecidos pela moda atual. Para destacar sua empatia, o prefeito menciona que se coloca no lugar de suas filhas, e tenta imaginar como elas se sentem olhando para essas imagens, caso não estejam dentro do dito “padrão”.

 

O padrão de beleza e os fatores legais

Em 2015, uma grande polêmica se ergueu por causa do anúncio de uma loja de suplementos vitamínicos, que propagou a foto de padrão de beleza onde uma mulher usando biquíni perguntava: ‘Seu corpo já está pronto para a praia?’ Um abaixo assinado com mais de 70 mil assinaturas foi enviado à ASA (órgão que regulamenta o uso de propagandas), mas o anúncio continuou sendo veiculado. O prefeito decidiu, então, proibir a propagação de imagens apresentando um ‘padrão de beleza’.

Para efetivar o cumprimento dessa norma, o órgão que gerencia o transporte público de Londres, o TfL, foi instruído a monitorar mais de perto o trabalho das agências de publicidade. Os comentários feitos pelo diretor de desenvolvimento do TfL, Graeme Craig, mostram uma preocupação com a comunidade inglesa em geral. Ele disse que ‘uma prioridade que não deve ser desconsiderada é o respeito pelo cidadão, que precisa ser assegurada acima de qualquer interesse.’ Um comentário que expressa a preocupação mundial a respeito dessa ideia.

O que você acha da decisão sobre a propagação de imagens de padrão de beleza? Deixe seu comentário abaixo!

As informações foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.