Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres

Londres é uma capital que fascina turistas de mundo inteiro, afinal trata-se de uma cidade muito rica em história, com uma combinação harmoniosa entre o antigo e o moderno. 

Podemos dizer que há sempre um ótimo motivo para visitar a Terra da Rainha! Que tal incluir em sua lista de opções de passeios, lugares de destaque, que receberam o título de Patrimônio Mundial da UNESCO em Londres?

Antes de pontuarmos cada um deles, entenda a importância desse título e seu tamanho destaque.

De acordo com informações extraídas do site oficial da ‘World Heritage’, a UNESCO – ‘United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization’ (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura), promove atividades importantíssimas em diferentes segmentos, entre eles, programas de proteção dos patrimônios culturais e naturais, como parte de um tratado internacional denominado Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial Cultural e Natural, adotado pela UNESCO em 1972.

Na prática, são 911 lugares espalhados em 192 países, que passaram por critérios de avaliação, para obter o fundo do patrimônio mundial e então serem intitulados patrimônio mundial.

A UNESCO define patrimônio como “um legado do passado, o que vivemos hoje e o que transmitiremos as gerações futuras. Patrimônios culturais e naturais, são definidos como “fontes insubstituíveis de vida e inspiração”.

Já o Patrimônio Mundial, é definido pela UNESCO como excepcional, devido a sua universalidade, ou seja, “locais intitulados Patrimônio Mundial, como por exemplo, construções, monumentos, floresta, etc, pertencem a todos os povos do mundo, independentemente dos territórios onde estão situados”.

 

Ficou curioso para saber quais os países listados como Patrimônio da Humanidade, reconhecidos pela UNESCO?


Confira!

 

 Itália…………….. 51

 China……………. 50

 Espanha………… 45

 França…………… 42

 Alemanha………. 41

 Índia……………… 35

 México…………… 34  

8º  Reino Unido…… 30

 

Confira a lista completa clicando aqui.

 

Podemos considerar como espetacular, a coleção dos lugares declarados Patrimônio Mundial na cidade de Londres. Anote aí as opções! Trata-se de sugestões que certamente irão enriquecer seu roteiro de viagem.

1. Palácio de Westminster, Abadia de Westminster e Igreja St. Margaret

 

As três imponentes e históricas construções, situadas uma ao lado da outra, receberam o título de Patrimônio Mundial pela UNESCO. Confira cada uma delas!

 

Palácio de Westminster (The Palace of Westminster): O Palácio de Westminster, sede do Parlamento do Reino Unido (Houses of Parliament), esbanja uma arquitetura deslumbrante e chama atenção pelo estilo neogótico. O Palácio sofreu dois incêndios nos anos de 1529 e 1834; sendo reconstruído a partir de 1840. Localizado às margens do Rio Tâmisa, é um dos principais cartões postais e símbolo da capital inglesa. Trata-se de uma verdadeira referência aos turistas, já que a construção inclui o famoso ‘Big Ben’.

Abadia de Westminster (Westminster Abbey): A igreja Abadia certamente está no topo da lista de passeios turísticos, desejados e planejados por turistas do mundo inteiro. A construção foi fundada em 960. Considerada a igreja mais importante de Londres, a Westminster Abbey é o local onde aconteceram as coroações britânicas, incluindo a coroação da atual monarca, Sua Majestade, a Rainha Elizabeth II. A cerimônia de casamento do Príncipe William e Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge, em 2011, também  foi outro marco da Abadia.

Além das inesquecíveis cerimônias, a Abadia é o local de sepulturas e memoriais de muitas figuras históricas dos últimos mil anos, como por exemplo, o cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático – Sir Isaac Newton. Outra sepultura muito visitada pelos turistas dentro da Abadia, pertence à Charles Darwin, cientista britânico, responsável pela formulação da teoria da evolução das espécies.

Igreja St. Margaret (St. Maragret’s Church): Fundada no ano de 1523, a igreja anglicana St. Margaret, está situada bem ao lado da Abadia de Westminster, próximo ao Palácio de Westminster.

Assim como a Westminster Abbey, a Igreja St. Magaret também testemunhou eventos e cerimônias históricas e marcantes na Inglaterra, como por exemplo, o casamento do ex-primeiro-ministro britânico, Sir Winston Churchill.

 

2. Torre de Londres (Tower of London)

torre-de-londres

A Torre de Londres foi designada Patrimônio Mundial em 1988. A construção medieval é uma imponente fortaleza, com arquitetura militar. Trata-se de um palácio histórico, fundado em 1066 por William, o Conquistador, nomeado o primeiro rei da Inglaterra. O objetivo de construir a fortaleza era estabelecer o seu poder e proteger a cidade de Londres.

‘Tower of London’, cartão postal da cidade, está entre os roteiros de viagem preferidos dos turistas, afinal é o local onde estão as jóias, que pertencem às “Jóias da Coroa Britânica”, com grande destaque às mais deslumbrantes, ainda usadas pela Rainha Elizabeth II.

 

3. Maritime Greenwich

maritime-greenwich-londres

 

Greenwich Maritime corresponde à um complexo de edifícios situados no distrito de Greenwich, ao longo do Rio Tâmisa. O conjunto marítimo foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1997.

Confira os edifícios que fazem parte Greenwich Maritime.

Greenwich Park: O ‘Greenwich Park’ é o mais antigo de todos os parques reais. O parque, da época dos Romanos, esbanja muito charme em toda sua extensão, em plena harmonia com tamanha beleza e muita história. O local permite seus visitantes fugir da área central de Londres e deparar-se com uma vista privilegiada, e observar toda a cidade, bem do alto. Além disso, o parque é o local de acesso ao Observatório de Greenwich.

A competição olímpica na categoria hipismo, foi disputada no Greenwich Park, em 2012.

Old Royal Naval College: corresponde à um complexo construções deslumbrante em estilo barroco, projetada por Christopher Wren, um dos mais aclamados e renomados arquitetos da Inglaterra. O local foi construído em 1696 e serviu originalmente como Hospital Real para marinheiros. Posteriormente o Old Royal Naval College foi transformado em escola naval. O principal destaque da Old Royal Naval College é a Painted Hall, considerada uma das salas decorativas mais bonitas da Europa. O local surpreende visitantes do mundo inteiro pela indescritível beleza.

4. Kew Gardens (The Royal Botanic Gardens)

kew-gardens-londres

Kew Gardens foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2003 e corresponde ao Jardim Botânico mais famoso do mundo!

Localizado entre Kew e o bairro de Richmond upon Thames, certamente vale a pena incluir o Kew Gardens na lista dos lugares desejados para visitar em Londres e ter o privilégio de apreciar tamanha beleza natural, em plena harmonia com beleza e a diversidade.

O espaço esbanja impressionante exuberância em seus 121 hectares. O Jardim Botânico Real abriga 30 mil tipos diferentes de plantas, considerado a maior coleção de plantas vivas do mundo.

Um dos destaques de Kew Gardens é o herbário, considerado o maior do planeta, com 7 milhões de espécimes. O local é usado para estudos de taxonomia vegetal, ou seja, o Jardim Botânico de Londres também desenvolve estudos de classificação  de seres vivos (plantas) e da biodiversidade do planeta Terra.

Outro destaque do Jardim Botânico Real, é o Kew Palace.  Os jardins estão disponíveis para visitação e impressionam turistas do mundo inteiro.
Gostou do conteúdo?

Quer ter um passeio turístico super personalizado  pelos Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres?

Conheça a RP Londres Assessoria Turística, clicando aqui.

* Nomenclaturas específicas do texto, foram esclarecidas pelo Biólogo Brasileiro Rogério Mesquita, da cidade de Limeira – São Paulo.