O prefeito de Londres, Sadiq Khan, anunciou na segunda-feira (dia 5) que o transporte ficará mais barato para os usuários de ônibus. A partir do dia 12 de setembro, quem pagar pela viagem de ônibus poderá utilizar mais uma linha de forma gratuita quando a troca for feita num intervalo de até uma hora.

“As taxas em Londres cresceram seguidamente nos últimos oito anos. E para as pessoas que precisam trocar de ônibus para chegar ao trabalho esse sistema não é justo. Temos que assegurar que todos consigam pagar para se transportar dentro da cidade”, afirmou Khan.

De acordo com o comunicado divulgado pela prefeitura, estimadamente 30 milhões de viagens com o valor de £1.50 por passageiro se tornarão gratuitas todos os anos. Ainda de acordo com o prefeito, esta ação faz parte da estratégia de incentivar o uso do transporte público na capital inglesa, diminuindo o congestionamento e os índices de poluição.

 

download

Prefeitura afirma que Londres possui a maior frota de veículos híbridos da Europa

Como funciona?

O passageiro continuará precisando utilizar o Oyster ‘pay as you go’ ou um cartão contactless para efetuar a viagem. A partir do momento em que a pessoa toca o leitor, começa a valer o período de uma hora em que será possível utilizar mais uma linha sem que o valor seja debitado novamente.

Passageiros que utilizam metrô, Overground ou trem entre as viagens de ônibus não se beneficiarão do novo método. A partir de 2018, no entanto, isso será possível.