O presidente do banco da Inglaterra concedeu entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira após a confirmação da saída do Reino Unido da União Europeia. A estabilidade financeira, tema complexo e que tem gerado tensão nos mercados financeiros foi abordado por Mark Carney (foto). Segundo o mandatário, a instituição conta com 250 bilhões de libras adicionais para assegurar a estabilidade monetária e financeira.

“O banco assumiu um abrangente plano de contingência e está trabalhando de perto com o Tesouro, outras autoridades domésticas e bancos centrais estrangeiros. O Banco da Inglaterra está monitorando de perto os desenvolvimentos”, afirmou.

Enquanto isso, as ações dos principais bancos operavam em queda de quase 30% no início desta sexta-feira na Bolsa de Londres. O índice FTSE 100 iniciou a sessão do dia com recuo de 7,7%, e por volta das 9h40 a bolsa britânica operava em queda em torno de 4,4%.

Brexit

Em uma decisão histórica, 51.9% da população optou por deixar o bloco econômico.  No total, 17.410.742 votaram pela saída do país do bloco, contra 16.141.241 que votaram pela permanência. Na capital Londres, um contraste: 60% da cidade votou pela permanência do país no bloco, contra 40%.

Leia também:

Reino Unido deixará UE.

David Cameron renuncia,

As informações foram úteis? Quer saber mais sobre Londres? Baixe gratuitamente o e-book “Como morar em Londres: 6 passos para o sucesso“.