O valor exato não foi revelado. Mas parte dos 170 mil reais já arrecadados pela campanha de crowdfunding #filltheseats foram doados pelo Príncipe Harry. É o que noticiam os meios de comunicação britânicos no dia da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A intenção da campanha “preencha os assentos” (em tradução livre), é levar pelo menos 10 mil crianças de comunidades cariocas para acompanhar os Jogos.

“É uma grande ideia abrir o evento para a comunidade enquanto ao mesmo tempo é possível ajudar a criar uma grande atmosfera e expectativa dentro dos estádios para estes incríveis competidores. O príncipe Harry está seguindo de perto os atletas que competirão no Rio e esta é uma das formas de mostrar seu apoio”, afirmou uma porta-voz do Palácio de Kensington.

A iniciativa foi criada pelo ex-diretor de marketing de Londres 2012, Greg Nugent, após a polêmica sobre o baixo número de ingressos vendidos. Em agosto, ainda durante os Jogos Olímpicos, os organizadores afirmaram que apenas 12% dos ingressos haviam sido vendidos para as Paralimpíadas. Na segunda-feira, antevéspera da abertura, no entanto, o comitê garantiu que, dos 2.5 milhões de ingressos disponíveis, 1.5 milhões haviam sido vendidos.

“Houve uma mudança importante no padrão de vendas. Primeiro vimos uma energia muito grande vinda dos Jogos Olímpicos e pessoas que simplesmente queriam estar no Parque Olímpico da Barra. Agora, vemos torcedores que estão buscando por atletas e partidas específicos. Ver que o esporte se tornou a principal razão pela qual os ingressos são comprados é muito animador”, disse Mario Andrada, diretor executivo do Rio 2016, em entrevista ao Globoesporte.com.

O envolvimento do príncipe Harry com o esporte paralímpico é conhecida. Em 2014 ele criou o Invictus Game, organização que abriga atletas feridos durante o período que prestaram serviço ao exército britânico.

Cerimônia de abertura no Reino Unido

Para quem mora no Reino Unido e quer acompanhar o que vai acontecer no Brasil, o Channel 4 vai fazer a cobertura da competição. A cerimônia de abertura será transmitida a partir das 21h (BST). Serão disputadas um total de 23 modalidades em 11 dias de evento. 528 provas valerão medalhas: 225 femininas, 265 masculinas e 38 mistas. As Paralimpíadas vão até o dia 18 de setembro. Não perca!