Contabilidade empresarial atrasada no Reino Unido – saiba os riscos

No post de hoje, iremos abordar os riscos associados com contabilidade empresarial atrasada e declarações de Imposto de Renda atrasados.

A maioria dos empreendedores constantemente tem ideias para abrir novos negócios. Nós da Vertice podemos ajudá-lo no registro de uma empresa, de forma tal que você possa estruturar legalmente suas respectivas atividades. Para tanto, durante nossa consulta inicial, sempre aconselhamos nossos clientes sobre os deveres que surgem quando você se torna o diretor de uma empresa.

Após 10 anos trabalhando como consultor empresarial e contador na Vertice Services, posso afirmar que alguns empreendedores vêm ao nosso escritório para registrar sua empresa, mas raramente retornam para atualizar a situação da mesma.

Como sabemos, o diretor de uma empresa limitada tem muitas obrigações.Você pode ser responsabilizado pessoalmente pelas dívidas da sua empresa, podendo ser multado, processado ou desqualificado como diretor, caso não cumpra as exigências legais.

Veja abaixo as 10 principais razões pelas quais você deve atualizar a sua atividade empresarial, ou até mesmo fechar a sua empresa, caso você não esteja mais com a firma aberta.

1.      Dever como diretor: responsável pela preparação, assinatura e apresentação das contas da sua empresa em tempo hábil. Você pode enfrentar um processo criminal caso não esteja em conformidade.

2.     Imagem como diretor: você parecerá pouco profissional caso esqueça, ou não preste suficiente tax return 3atenção, em uma das suas mais importantes responsabilidades do negócio. Por exemplo, imagine que você está procurando por um sócio para um novo negócio e descobre que um potencial candidato é bom, porém ele tem falhado com suas obrigações na apresentação de suas contas. Você teria que recusar esse potencial sócio por precaução. Não se torne a empresa que outros não confiariam porque você não lida com as contas da sua empresa corretamente.

3.     Histórico bancário ruim: Imagino que você já tenha aberto uma conta bancaria jurídica para a sua empresa. Caso esta conta bancária não esteja sendo utilizada há muito tempo, as correspondentes taxas bancárias podem estar acumuladas e a sua empresa precisará pagá-las para o banco.

4.     Companies House não mais elimina automaticamente o registro de uma empresa: no passado muitos diretores deixaram negligentemente a Companies House, entidade controladora do registro de empresas no Reino Unido, fechar as suas respectivas empresas no Registro de Empresas. Esta não é mais uma opção. O seu contador pode ajudá-lo a fechá-la. 

5.     Acúmulo de penalidades financeiras: se você não apresentou as contas da sua empresa, receberá uma multa, que aumentará de acordo com o atraso. Por exemplo, se você atrasar a apresentação destas contas em um mês , será multada em £150 e esse valor aumentará da seguinte maneira: de um a três meses £375, de três a seis meses £750, acima de seis meses £1,500.

6.     Apresentação da Declaração de imposto de renda do diretor: lembre-se de que você precisa preparar a sua própria declaração de imposto de renda como diretor. Caso contrário, acarretará em multas e cobranças pessoais.

7.     Agência de Cobrança de Dívidas: se a sua empresa tiver se comprometido a pagar qualquer conta, cujo pagamento ainda esteja pendente, um Cobrador pode procurá-lo para que o pagamento seja realizado, o que pode ser bastante estressante para você como diretor.

8.     Encerramento do negócio atual: se você quiser começar um novo negócio, o melhor caminho para esquecer seu negócio anterior é fechando-o.

9.     Multas: caso você não mantenha os registros das contas da sua empresa, deverá ser multado em £3,000 pela HMRC (Her Majesty’s Revenue and Customs).

10.  Medo: às vezes, algumas pessoas registram uma empresa limitada e ficam com medo de colocar tudo em ordem. Isso é comum acontecer com todos nós, porém, não fuja de suas responsabilidades. Isto não irá prejudicá-lo e seu contador pode ajudá-lo. Você pode ficar descansado durante todo o processo!

Quais as opções disponíveis para você?

Rodolfo Basilio responde:

“A melhor opção é ter as contas e a declaração de imposto de renda anual da sua empresa sempre atualizadas. Se a sua empresa é devedora, podemos atualizar sua situação fazendo que ela pague as dívidas em parcelas. A falência também é uma opção disponível para empresas que devem quantias significativas.”

 Leia também sobre Comprar um negócio já existente no Reino Unido