Seguro de viagem para Inglaterra

Você está planejando seu intercâmbio pra Inglaterra? E dentre os itens a serem resolvidos você se deparou com a possível necessidade de adquirir um seguro-saúde internacional. Mas uma dúvida (muito comum, diga-se de passagem) surgiu na sua cabeça: “Preciso mesmo de um seguro de viagem para Inglaterra?” Para te ajudar nessa tarefa, abaixo vamos explicar a real importância de adquiri-lo.

Adquirir um seguro-saúde internacional é necessário para entrar na Inglaterra?
Primeiramente, como vocês já devem ter ouvido falar, para entrar na Inglaterra (assim como em todo Reino Unido) não é obrigatória a apresentação de um seguro-saúde internacional. Para poder residir em um dos países da rainha, é obrigatório que você mostre para a imigração documentos como, por exemplo, carta da escola em que você vai estudar, comprovante de residência (no país) e algum extrato bancário que possa mostrar que você tem condições de se manter por lá durante a sua estadia.

 

Mas há alguns poréns…
Apesar de não obrigatório, é aconselhável que, por segurança e comodidade, todo intercambista faça um seguro compatível ao tempo em que vai ficar fora de seu país de origem. É verdade que a saúde inglesa tem alta qualidade, porém, ela pode ser um pouco burocrática, e ter esse serviço particular garantido pode ajudar e muito em certos casos de urgência. Além disso, alguns procedimentos fora do país não são cobertos pela saúde pública e podem sair muito (mas muito) caros mesmo!

Além disso, ele pode ajudar nos trâmites da imigração. E você pode estar se perguntando: “Mas foi dito que o seguro não é obrigatório!”. Sim, e não é mesmo. Porém, a imigração do Reino Unido é sempre uma caixinha de surpresas e nunca se sabe o que eles vão cobrar na hora de passar para o lado de lá do balcão. E, por mais estranho que pareça, eles podem pedir para ver a apólice de seu seguro.

Um outro ponto em que ter um seguro pode se fazer importante é na hora de viajar pelo continente europeu. Você estará em Londres e passagens baratas (seja de ônibus, trem ou avião) para países vizinhos não vão faltar. Acontece que esses destinos europeus muitas vezes fazem parte do Tratado de Schengen, um acordo assinado entre países da Comunidade Europeia (Bélgica, Alemanha, Grécia, Dinamarca, França, Islândia, Itália, Holanda, Noruega, Áustria, Finlândia, Portugal, Espanha, Suécia e Luxemburgo) que estabelece a obrigatoriedade de que os turistas apresentem uma assistência com valor de, pelo menos, 30 mil euros.

O preço de se ter um seguro-saúde
O preço do seguro vai ser de acordo com o tempo que você vai ficar em intercâmbio e vai variar de acordo com a seguradora (em torno de R$ 1000 para o ano todo). Preço menor até que um plano particular no Brasil, não é mesmo?

Faça uma comparação online do seguro de viagem para Inglaterra abaixo:

Comparar

Leia mais sobre vistos e imigração no Reino Unido.