Brasileiro comemora 10 anos com site informativo sobre Londres

site

No mês de Abril, o site brasileiro eLondres.com está completando 10 anos e, a exemplo da maioria de imigrantes brasileiros que vêm para a Ilha, a história de nosso site é plena de conquistas e desafios. Quer ver só?

Érico Maia deixou Fortaleza em 2004, trazendo na mala um background em marketing e publicidade. Chegando em Londres, seu objetivo era, desde o início, criar um site para brasileiros em Londres. Juntou-se a um sócio na época, registraram o domínio www.elondres.com e então começaram a cobrir os eventos culturais de brasileiros na terra da Rainha.

FEL_9783_ok
Érico Maia é o fundador do site lançado em 2004.

Movidos a determinação e entusiasmo, perceberam que o campo da mídia social ainda estava sendo construído. Nessa época, o Orkut estava na moda e logo os sócios notaram que a demanda dos imigrantes aqui não era apenas por informação de eventos culturais, mas também de auxílio para a comunidade, como oportunidades de emprego, assistência jurídica em imigração, informações sobre intercâmbio e estilo de vida em Londres, e assim fizeram, aumentando a gama de conteúdo do site.

Aconteceu o que ocorre à maioria dos brasileiros que vêm para cá com a cara e a coragem: inexperiência administrativa. O sócio, então, resolveu sair da sociedade e, por questões pessoais, Érico voltou ao Brasil dois anos depois. Mas mesmo em terras tupiniquins, o eLondres.com nunca saiu do ar. Érico alimentava a plataforma com uma série de artigos interessantes, cujas fontes eram a própria imprensa, além de textos enviados por vários colaboradores. Hoje há acumulado um arquivo enorme de clipping de notícias sobre Londres, que vez por outra ainda são postas ao ar.

Em 2008, porém, o site sofreu os danos de um ataque hacker e perdeu-se todo o conteúdo publicado até então. Pensam que Érico desanimou? Não! Ele criou novo layout, contatou colaboradores, contratou redatores, formou parcerias e deu continuidade ao seu projeto.

layout_site_elondres
Primeiro layout do site

Já de volta a Londres, em 2012, e a todo vapor, Érico reestruturou mais uma vez o formato da plataforma. Redesenhou o logotipo do site e lançou uma espécie de revista eletrônica, portanto diversificou seu conteúdo, ampliou seu time de colaboradores e redatores e, claro, se adaptou às novas mídia sociais, fazendo com que hoje sua página no facebook se tornasse a mais interativa sobre brasileiros em Londres.

Material de divulgação do site em 2004.
Material de divulgação do site em 2004.

No final de 2013 investiu na produção de vídeos em parceria com a FL Films, com o objetivo de mostrar, de uma forma descontraída, a vida de brasileiros em Londres, lançando assim a eLondresTV no YouTube.

Reestruturando a disponibilidade de tempo pessoal e as finanças para investir no site, Érico ampliou seus negócios e atraiu o patrocínio de algumas empresas.

Registro do site em 5 de Abril de 2004
Registro do site em 5 de Abril de 2004

Para a marca de 10 anos em 2014, o site quer se aventurar em novas frentes. Há vários planos para os próximos meses que ainda estão em fase de desenvolvimento e que serão lançados no verão londrino.

Gostou? Tem ideias para nos apresentar? Qual a sua necessidade como brasileiro(a) em Londres?
Preencha o formulário e fale conosco, clicando aqui.