Sol ou chuva? Saiba como se preparar para o clima em Londres

Com um céu cinzento em grande parte do tempo, o que muitas vezes é exatamente o que se busca, Londres é um destino encantador. Com diversos pontos turísticos, a cidade é um dos lugares preferidos pelos brasileiros para intercâmbio, oportunidades profissionais e lazer fora do Brasil. Mas será que o clima em Londres é sempre chuvoso?

Engana-se quem pensou que sim. Com um tempo imprevisível, a capital da inglesa pode surpreender a qualquer hora do dia, pois também tem sol e calor.

Para aproveitar Londres da melhor forma possível, preparamos esse post com algumas dicas que deixarão você sempre pronto para curtir o clima londrino. Confira!

Prepare-se para as variações ao longo do dia

Ao contrário do que muitos pensam, a chuva não cai todos os dias em Londres. Na verdade, chove cerca de 1/3 dos dias na cidade, segundo a média dos últimos anos. Acontece que o céu geralmente fica muito tempo encoberto, o que confere a Londres a fama de ser uma cidade sempre cinzenta.

Mas o clima na cidade muda rapidamente, independentemente da estação. Em um mesmo dia, pode fazer sol, calor e ter chuva e frio. Outra curiosidade é que, diferente das chuvas torrenciais que caem no Brasil, em Londres ela chega quase sempre de forma leve, semelhante a uma garoa. Dessa forma, é recomendável sair sempre com óculos escuros e um guarda-chuva.

Aproveite o verão para usar roupas leves

O verão londrino acontece entre junho e agosto, quando temos as temperaturas mais altas, que podem facilmente chegar aos 30º. Nesse período, as chuvas em geral são menos frequentes, e o sol aparece com mais facilidade.

É o momento ideal para usar roupas mais leves e curtas, além de aproveitar os passeios e até fazer piqueniques nos diversos parques e praças da cidade, como o Hyde Park e o Regent’s Park. Mas é importante ressaltar que também pode fazer frio em pleno verão, principalmente em dias de céu encoberto. Então, se ficar fora o dia inteiro, lembre-se de levar uma blusa mais agasalhada.

Esteja pronto para o clima ameno

De dezembro a fevereiro é quando faz mais frio em Londres, com temperaturas que variam geralmente entre 2º e 10º positivos. A neve até pode cair nessa época, mas é de forma bem menos agressiva do que no restante da Europa.

Com chuvas mais frequentes e termômetros que podem ficar abaixo de 0º em alguns momentos, o guarda-chuva, a touca, as luvas, cachecóis e blusas se tornam indispensáveis. Mas essa é a época ideal para aproveitar os bares, restaurantes e museus londrinos, que estão sempre bem quentinhos.

Curta todas as nuances do clima em Londres

A primavera e o outono em Londres costumam apresentar muitas variações no clima. São as épocas em que o tempo na cidade fica ainda mais imprevisível, podendo esquentar bastante e esfriar de forma brusca ao longo do dia. Mas não é nada que atrapalhe o charme e elegância da cidade.

Nessas épocas, o importante é usar sempre muitas camadas de roupas, para ir tirando ou vestindo no decorrer do dia. As chuvas mais fortes podem causar alguns problemas no transporte público, mas não é nada muito grave, apenas alguns atrasos que são brevemente solucionados.

Agora que rompemos com o mito de que Londres só chove o ano inteiro, aproveite o período em que você estiver na cidade para conhecer os principais pontos turísticos, a cultura, os lugares mais badalados e ter belas fotos junto ao Big Ben ou à Tower Bridge.

Aproveite para conhecer um pouco mais e leia sobre os melhores pubs. Viva todas as possibilidade do clima em Londres! Com certeza você terá experiências incríveis!