Stephen Hawking – O Legado do Cientista Britânico

Stephen Hawking Morreu - Stephen Hawking

Na madrugada do dia 14 de março de 2018 morreu o cientista britânico Stephen Hawking, um dos nomes mais importantes da ciência no século XX e que teve papel importante na popularização da física e da cosmologia.

Stephen, que era um dos nomes mais conhecidos da ciência recente, uniu-se a nomes como Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage como professor lucasiano emérito na Faculdade de Cambridge.

Stephen Hawking Morreu - Stephen Hawking
Stephen Hawking Cosmologia – Stephen Hawking

Além disso é um importante nome para a gravidade quântica e provou diversos teoremas de singularidade – isso tudo mesmo depois do avanço de sua doença degenerativa, a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Quer saber mais sobre este importante gênio do século XX, então continue a ler este artigo e saiba um pouco mais sobre a sua importância, descoberta e o seu legado de conhecimento.

Vamos nessa?

Stephen Hawking Biografia Breve

Biografia Breve Stephen Hawking - Stephen Hawking
Biografia Breve Stephen Hawking – Stephen Hawking

Stephen William Hawking nasceu na data de aniversário de 300 anos de morte de Galileu, em 8 de janeiro de 1942 em Cambridge.

Filho de um biólogo, Stephen sempre teve um interesse por ciência, mas, embora fosse um bom aluno, não era considerado excepcional.

Já na University College, Oxford, pretendia estudar matemática, mas, por não estar disponível na universidade, acabou estudando física, onde viria a se formar em 1962.

Seus principais estudos envolviam a termodinâmica, relatividade e a mecânica quântica. Em 1966 teria o seu doutorado e atuaria na área de pesquisa – e posteriormente como professor no Gonville and Caius College.

A sua doença, a Esclerose Lateral Amiotrófica fora detectada ainda aos 21 anos de idade, em 1963.

A doença não possui cura e é degenerativa, paralisando os músculos do corpo sem atingir as suas funções cerebrais.

Em 1985 Stephen Hawking teve de submeter-se a uma traqueostomia, após ter contraído uma pneumonia visitando o CERN na Suíça e, desde então passou a utilizar um sintetizador de voz para se comunicar.

Em 14 de março de 2018, aos 76 anos ele viria a falecer em decorrência de complicações de sua doença degenerativa.

Tendo casado duas vezes, uma em 1965 e separando-se em 1991, com Jane Hawking, viria a se casar com a sua enfermeira Elaine Mason em 1995, da qual se divorciou em 2006.

Era pai de 3 filhos e avô de três netos.

Links Úteis:

Teoria de Stephen Hawking

Stephen Hawking Doença - Stephen HawkingA obra de Stephen Hawking era no campo de pesquisa da cosmologia teórica e gravidade quântica. Em 1971 provou o primeiro de muitos teoremas de singularidade.

Esses teoremas fornecem um conjunto de condições suficientes para a existência de uma singularidade no espaço-tempo.

Em resumo, este trabalho demonstra que, longe de serem curiosidades matemáticas que aparecem apenas em casos especiais, singularidades são uma característica genérica da relatividade geral.

Também sugeriu que após o Big Bang, miniburacos negros foram formados, propondo, assim, as quatro leis da mecânica de buraco negro, fazendo uma analogia com a termodinâmica.

Calcularia que buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatômicas, conhecidas como “Radiação Hawking”.

Links Úteis:

Livro de Stephen Hawking

Além de tudo isso escreveu diversos livros, que ajudavam a divulgar complexas teorias cosmológicas em linguagem acessível – como por exemplo “Uma Breve História do Tempo” lançado em 1988.

O livro foi um sucesso e chegou a vender mais de 10 milhões de cópias.

Além deste, podemos incluir “Universo numa Casca de Noz” (2001), “Uma Nova História do Tempo (2005), além de ter escrito, em parceria com a sua filha Lucy, livros infantis.

Stephen Hawking: Filmes, Séries e Programas de Tv

Stephen Hawking era um nome muito comum ligado à cultura popular, tendo chegado a participar de diversos filmes, séries e programas de TV, como Star Trek: The Next Generation, The Simpsons, Futurama, O Laboratório de Dexter e a série The Big Bang Theory.

A Teoria de Tudo Stephen Hawking - Stephen Hawking Filme
A Teoria de Tudo Stephen Hawking – Stephen Hawking Filme

Além disso, o músico David Gilmore viria a samplear a sua voz numa música do álbum The Division Bell da banda Pink Floyd – o registro pode ser ouvido na faixa “Keep Talking”.

Sua vida já foi contada em dois filmes (Hawking, de 2004 e The Theory of Everything de 2014) e dois documentários (A Brief History of Time de 1991 e Hawking de 2013, narrado por ele próprio).

O cientista possui uma estátua de cera no museu Madame Tussauds em Londres.

Há ainda um asteroide com o seu nome, o asteroide 7626.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a história deste gênio do século XX, que tal conhecer mais a sua obra?

Seus livros são acessíveis apesar de tratar de temas complexos, recomendo “Breve História do Tempo”.

Boa leitura!

E ai, gostou do artigo acima?

Que tal deixar um comentário abaixo? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais e de marcar os seus amigos.

Fique de olho em mais novidades e até a próxima!

Saiba Mais: