Stratford

A escolha da área para morar em Londres é uma parte muito importante dos planos de quem pretende passar uma temporada mais longa na imponente capital inglesa. Londres é uma cidade enorme e possui uma grande variedade de bairros que oferecem diferentes condições de moradia, segurança, transporte e lazer. Por isso, você que vem morar aqui precisa se informar muito bem antes de escolher um imóvel para alugar ou comprar.

Como em toda metrópole, algumas áreas são mais recomendáveis do que outras. Meu post de hoje será sobre uma área que passou por uma grande transformação nos últimos anos: Stratford, na região leste da cidade.

A grande renovação de Stratford

Esta área do leste de Londres foi o centro do projeto de recuperação mais caro da última década. Como parte da região preparada para receber os Jogos Olímpicos de 2012, Stratford passou por uma notável transformação nos últimos anos. A antiga região decadente agora está cheia de novos edifícios, além do imenso shopping center Westfield e do Parque Olímpico Rainha Elizabeth.

O investimento em infraestrutura nessa que era considerada uma área esquecida da cidade foi fenomenal, principalmente no transporte público. Mais ainda: a vila olímpica que abrigou os atletas durante os Jogos foi reformada e transformada em novas residências para a população.

Como são as pessoas que moram em Stratford?

A população do bairro é predominantemente jovem. Pela proximidade e facilidade de acesso a Canary Wharf e à City, centros financeiros de Londres, a região se transformou em destino popular entre jovens executivos. A comunidade estudantil também cresceu muito, pois o principal campus da Universidade de East London também fica em Stratford. O principal edifício do campus, a University House, é um belo edifício histórico do séc XIX.

É grande a variedade étnica no bairro, pois há muitos imigrantes vivendo em Stratford em pequenos apartamentos de baixo padrão, principalmente em council houses, que são moradias sociais subsidiadas pelo conselho do município. A maioria dos imigrantes são originários de Bangladesh, Índia e Nigéria.

Boas opções de lazer

Os parques Stratford e West Ham são outras duas belas áreas verdes para atividades ao ar livre, além do belo Parque Olímpico Rainha Elizabeth.

Stratford já contava com charmosos pubs antigos e casas de bingo. Com a abertura do shopping center Westfield, as opções para beber e comer fora aumentaram bastante. O shopping oferece cerca de 60 opções de bares, restaurantes e cafés. Lá você encontra fast food no Burguer King, cozinha asiática no Wagamama, culinária portuguesa no Nando’s e até churrascaria brasileira para matar as saudades de casa. Se quer somente um café, vá ao Starbucks, ao Café Costa ou ao Nero.

WES-Stratford03

O shopping center Westfield vem se transformando no grande centro de lazer de Stratford: cinemas, eventos culturais, festivais de música, tudo acontece por lá. Mas o antigo Stratford Centre, também renovado na época dos Jogos Olímpicos, continua resistindo e oferecendo bons cafés e restaurantes.

Se você é fã da banda Iron Maiden, não deixe de conhecer o Cart & Horses, pub onde a banda começou a tocar no final da década de 1970.

O bairro é bem servido por transporte público

Na Stratford Station, você pega a linha Central (a vermelha) e chega rapidinho ao centro de Londres e à City. A linha Jubilee (a prateada) te leva a lugares como Canary Wharf e a London Bridge. Há também conexões com a DLR, que cobre a região de Docklands, parte do leste e sul, e com o trem de superfície (Overground) para outros bairros, como Dalston, Islington, Richmond e Clapham.

Como você vê, transporte não é problema em Stratford. E quer mais uma boa notícia? Recentemente, o mapa do metrô foi reestruturado e Stratford, antes zona 3, passou a compor a nova zona 2/3. Sabe o que isso significa? Economia com transporte, pois o preço da viagem varia de acordo com a zona percorrida. Agora você paga menos para ir de Stratford ao centro de Londres, pois estará partindo da zona 2 e não da 3, como era antes.

Outra boa notícia: em breve, Londres terá metrô noturno!Tanto a Central line quanto a Jubilee line, que servem Stratford, estarão funcionando à noite. Morar em Londres vai ficar ainda melhor.

Então, gostou de Stratford? Comente no post, quero saber sua opinião!

Encontrar casas em Londres é uma das etapas mais importantes para você se estabelecer na cidade onde você irá trilhar uma nova etapa da sua vida. Baseado nisso criamos o formulário abaixo para te ajudar!

Envie sua pergunta ou solicitação de orçamento sem compromisso para as agências brasileiras de acomodação em Londres preenchendo o formulário abaixo.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu Telefone

Assunto

Escreva abaixo exatamente o tipo de acomodação que você está procurando e informe o máximo de detalhes.