Os termômetros “ferveram”no Reino Unido nesta terça-feira. De acordo com o Met Office, foi registrada a temperatura mais alta para um dia do mês de setembro desde 1911. Em Gravesend, Kent, a temperatura chegou aos 34.4C às 14h18. Foi o dia mais quente do ano no país. Antes, em 24 de agosto, os termômetros chegaram aos 33.8C em Cavendish, Suffolk.

A última vez que a temperatura mais alta do ano havia sido registrada em setembro aconteceu no longínquo ano de 1911, quando Raunds, em Northamptonshire, anotou 34.6C. A temperatura mais alta já registrada no mês data de 1906, com 35.6C em Bawtry, South Yorkshire.

Em Londres, a onda de calor elevou a temperatura para 32.2C em Heathrow, no horário do almoço, superando os 31.6C anotados em Gatwick em 1961. A capital inglesa anotou temperaturas superiores a destinos tradicionais de calor, como Bangkok na Tailândia, Ibiza e Madri, na Espanha, Los Angeles, nos EUA e Marrakesh, no Marrocos.

Autoridades de saúde pública do Reino Unido pedem atenção redobrada com crianças e idosos, mais vulneráveis aos efeitos do calor. A dica é manter as casas com boa ventilação e ingerir bastante líquido, mantendo o corpo sempre hidratado.

A previsão para a quarta-feira ainda é de calor, mas com temperaturas variando entre 25 e 28 graus.

 

Com agências internacionais